Gabarito Pré Vestibular Online Nivel 7


1) B 2) A 3) E 4) D 5) A 6) c

Exercícios Sobre o Livro o Cortiço

1)A 2)D 3)E 4)A 5)E 6)A 7)D 8)D 9)E 10)B

Exercícios Interpretação MaCkenzie 2011

01-D 02-D 03-B 04-C 05-B
01-E 02-B 03-D 04-A 05-E 06-A 07-C
01-C 02-D 03-B 04-A 05-D 06-C 07-B

1 –C 2 –E 3 –C 4 –C 5 –A 6 –D 7 –A 8 –D 9 –D 10 –C 11–D 12– D 13– D 14 -C

Exercícios Briófitas e Pteridófitas

1- Assim como os anfíbios, estas plantas dependem de água para fecundação. Vivem, na maioria das vezes, na água doce e ambiente terrestre úmido sombreado.Anfíbios, como os sapos, pererecas e rãs necessitam viver próximo da água devido a sua respiração cutânea. Assim como as briófitas também vivem em locais úmidos devido o fato de não possuírem vasos condutores de seiva.

2- a) Essas plantas são as briófitas.

b) O fator limitante do seu tamanho é a ausência de vasos condutores de seiva.c) A fase transitória do ciclo das briófitas é o esporófito.

3- O sistema ausente nos musgos reais e presentes nos gigantes é o sistema condutor de seiva (xilema e floema). Sem o sistema de vasos condutores o transporte tem de ser feito por difusão de célula para célula, um processo lento e incapaz de levar os nutrientes com velocidade suficiente para atender às células distantes do solo.

4- As briófitas são avasculares e a água se desloca no organismo por difusão de célula para célula. As pteridófitas são vasculares e a água se desloca através de um conjunto de vasos condutores de seiva.

5- a) Briófitas e pteridófitas são plantas terrestres de ambientes úmidos e dependentes do fator água para o encontro dos gametas.

b) As briófitas são avasculares e as pteridófitas, vasculares ou traqueófitas.

6- Nas Briófitas não há vasos condutores de seivas limitando o tamanho desses vegetais. As Pteridófitas são vasculares e podem atingir grande porte.

7- a) Os celenterados ou cnidários, as briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias) reproduzem-se por metagênese.

b) Alternância de gerações, ou seja, alterna reprodução sexuada com assexuada no ciclo de vida desses seres.

8- Sabemos que o gametófito é uma estrutura haplóide, portanto o número diplóide de cromossomos dessa briófita é sessenta. Os esporos, o gametófito, os órgãos sexuais (anterídio e arquegônio) e os gametas (anterozóide e oosfera) são estruturas haplóides, portanto têm trinta cromossomos. O esporófito (planta adulta) formado por haste, cápsula e esporângios são estruturas diplóides, portanto têm sessenta cromossomos.

9- Nos musgos (briófitas) o esporófito é a fase menos evoluída e passageira. Nas briófitas o esporófito é parasita do gametófito. Nas samambaias (pteridófitas) o esporófito é a fase mais evoluída. É a fase ornamental das pteridófitas.

10-a) Nas samambaias a fase esporofítica é duradoura e constituída por um vegetal completo, com raiz, caule e folhas. O caule pode ser subterrâneo (rizoma) e as folhas compostas são formadas por folíolos que, quando férteis, apresentam soros em sua face ventral.

A fase gametofítica (prótalo) é transitória e representada por um vegetal verde, de pequeno porte e achatado. Esta fase laminar possui rizóides e órgãos produtores de gametas - arquegônios (feminino) e anterídios (masculino).

b) A célula A é o esporo e a célula B é o zigoto resultante da fecundação dos gametas.

11-Esporófito de samambaia: vegetal verde, perene, vascular e capaz de produzir esporos por meiose. Constituído por raiz, caule do tipo rizoma e folhas.

Esporófito de musgo: é a fase transitória da planta, parasita do gametófito feminino, avascular e capaz de produzir esporos por meiose. Constituído por uma haste na extremidade da qual se localiza o esporângio.

12- a) Ausência de tubo polínico.


b) Musgos são vegetais avasculares e, por isso, de pequeno porte. O transporte de água e nutrientes se faz de célula a célula, por difusão. Samambaias são plantas vasculares de porte médio. Nessas plantas o transporte de água e nutrientes é realizado através de um sistema condutor representado pelos vasos lenhosos (lenho ou xilema) e vasos liberianos (líber ou floema).

13- a) Briófitas são vegetais de pequeno porte, cujo transporte de líquidos em seu interior ocorre por difusão. As pteridófitas são vegetais de maior porte, sendo que o transporte de seiva é realizado por meio de vasos condutores.


b) Briófitas são vegetais que atuam como um dos grupos de organismos pioneiros no processo de sucessão ecológica em ambientes úmidos, possibilitando:
- aumento da umidade local;
- instalação e sobrevivência de plantas herbáceas;
- maior disponibilidade de matéria orgânica (alterações ambientais);
- estabelecimento (gradativo) de outras espécies vegetais e animais.

14- a) A estrutura um é o gametófito - fase duradoura e verde que produz gametas por mitose. A estrutura dois são os rizóides, estrutura com função de absorção de água e sais minerais. O esporófito está representado nas figuras C e D.


b) A estrutura apontada pela seta oito é um esporo, estrutura produzida por meiose na reprodução assexuada de briófitas e pteridófitas. Os esporos são estruturas haplóides. Sendo o número 2n de cromossomos da espécie igual a sessenta, assim os esporos possuem trinta cromossomos. Os esporos são formados por meiose.

c) A seta três indica os gametângios, estruturas produtoras de gametas de uma Marchantia(briófitas). A e B indicam exemplos de briófitas - vegetais que precisam de umidade e sombra para se desenvolver satisfatoriamente.
01-E 02-B 03-A 04-D 05-E 06-C 07-B 08-A 09-A 10-A
COMPARTILHAR:

+1

4 Responses to "Gabarito Pré Vestibular Online Nivel 7"

  1. Adorei, o blog... Está de parabens, esta me ajudando muito com meus estudos. Vou passar em qualquer universidade me dedicando e visitando esse blog toodos os dias. Um grande abraço *-* lindos :*

    ResponderExcluir
  2. Quem dera se todos os desocupados ocupassem seu tempo ajudando aos outros!!!!

    Muito bom seu blog! Recomendo.

    Boa ocupação pra você!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada! Ajudou muito. Espero que todas as respostas estejam realmente corretas

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica