Enem está mais próximo do que se imagina!

Os estudantes conscientes já começaram seus estudos. Neste artigo prosseguiremos dando dicas e tirando dúvidas sobre as provas do ENEM. Nosso objetivo é que, ao final deste texto, a pessoa esteja por dentro dos calendário e datas do ENEM 2012.
Depois de passar por mudanças, a partir de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio começou a substituir os vestibulares e se tornar o método de seleção para vários institutos e universidades, públicos e privados, de todo país. Diferente dos vestibulares, o ENEM 2012 continuará cobrando mais interpretação e compreensão dos textos das questões. Vocês podem esperar um número enorme de perguntas envolvendo raciocínio e lógica, ao invés do puro conhecimento objetivo.
O novo Exame preza, principalmente, pela avaliação do indivíduo sobre a compreensão, percepção e entendimento de assuntos cotidianos. É claro que existem questões que cobram o conhecimento adquirido dentro de sala de aula baseadas nos parâmetros curriculares tradicionais do ensino médio, mas essa cobrança tenta abordar o programa escolar de maneira mais analítica. O foco maior nesse aspecto é linguagens, códigos e suas tecnologias, que definem o caráter interpretativo da prova.
As questões do ENEM 2012 apresentarão charges, publicidades, recortes de notícias, obras de arte e trechos literários, tudo isso cobrando interpretação. Perguntas de língua estrangeira sempre estão relacionadas a publicidades, trechos de revistas e matérias da internet. Em matemática são cobradas execuções de contas simples, além de geometria, plano cartesiano e probabilidade. Questões de humanas envolvem temas contemporâneos, como cidadania, ética, educação e democracia. História da república, ditadura militar, revoltas do período regencial, política do café-com-leite, são cobradas com frequência. Assuntos ambientais que envolvem poluição, aquecimento global, lixões, sempre figuram, além de questões sobre a agricultura brasileira, seres vivos e ecossistemas. Perguntas sobre mecânica, eletrostática, termodinâmica, envolvem temas da física, enquanto da química são estequiometria, mols, ligações e funções orgânicas.
A matriz de referência do ENEM 2012 está disponível aqui . Nela contém todo o conteúdo programático que será cobrado nas provas.
Quanto a data do Enem 2012, as provas foram definidas pelo MEC – Ministério da Educação – para os dias 3 e 4 de novembro de 2012. Portanto grave estas datas desde já em seu calendário, programe seus estudos de forma a garantir o máximo de apreensão de conhecimentos até o dia das provas.
Estar atento às matérias que caem no ENEM 2012, estudar desde cedo e se manter informado sobre os assuntos da atualidade cotidiana, formam a combinação perfeita para aqueles que querem mandar bem nos dias das provas. Continue ligado nas atualizações do Site do Enem e bons estudos!
Fonte: http://www.sitedoenem.org/category/enem-2012
COMPARTILHAR:

+1

2 Responses to "Enem está mais próximo do que se imagina!"

  1. muito bom! adorei a matéria,acabei meio que caindo em mim que preciso já começar a estudar!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica