Proposta de Redação Módulo 12

PROPOSTA DE REDAÇÃO
Leia atentamente os textos a seguir:
TEXTO 1

Ninguém = Ninguém
Há tantos quadros na parede
Há tantas formas de se ver o mesmo quadro
Há tanta gente pelas ruas
Há tantas ruas e nenhuma é igual a outra
(ninguém = ninguém)
Me espanta que tanta gente sinta
(se é que sente) a mesma indiferença
Há tantos quadros na parede
Há tantas formas de se ver o mesmo quadro
Há palavras que nunca são ditas
Há muitas vozes repetindo a mesma frase:
(ninguém = ninguém)
Me espanta que tanta gente minta
(descaradamente) a mesma mentira
Todos iguais
Todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros
(...)
(Engenheiros do Hawaii)

TEXTO 2

Todos os homens são iguaisSão uns iguais aos outros, são uns iguais aos outros. A cultura adquire formas diversas atravésdo tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica é para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
(UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural.)


TEXTO 3

Considerando os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: O desafio de se conviver com a diferença. Seu texto deve ser escrito segundo as normas da variedade culta da língua portuguesa, possuir no mínimo 10 (dez) linhas e apresentar título.Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.

Deixe nos comentários sua redação assim que possível será corrigida cada uma.
COMPARTILHAR:

+1

10 Responses to "Proposta de Redação Módulo 12"

  1. Bem,eu tenho uma sugestão para que o site tenha,digamos que melhores olhares olhares ...
    seria ótimo se todas as pessoas que estão estudando por esse site,e depois fazem o enem ou fuvest...coloque que estudou nesse site gratuito pela internet e passou na usp,ou passou no enem com ótima colocação...
    aumentaria a popularidade ,e iria garantir a afecacia...
    César Drummond.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica César Drummond!

    Equipe Pré Vestibular.

    ResponderExcluir
  3. Vou publicar aqui minha redação.
    Todos iguais e ao mesmo tempo tão diferentes
    Muito antes da globalização e da difusão cultural, as pessoas de um determinado local convivian entre si, sendo ligadas por relações historicas ou culturais. Por fatores distintos passaram ocupar o mesmo espaço. Ocorrendo na maioria das vezes choques culturais.
    Cada grupo traz consigo suas pularidades e singularidades, possuindo assim sua propria identidade. É bastante comum, ver nos meios de comunicação, a lamentável falta de respeito com o proximo. Os costumes, a língua, a religião, opção sexual, raça e deficiencia fisica são um dos fatores relevantes para não aceitação do individuos na sociedade.
    Nesse contexto, surge a xenofóbia, processo em que sua seus habitos e tradições é a correta, tornando-se superiores aos demais. Por essa falta de conscientização, ocorreram e ocorrem, por exemplo, tantas tentativas de limpeza etnica no oriente.
    A discriminação racial e a falta de respeito aos deficientes fisicos é algo tão mesquinho e antagonico,a uma sociedade que se julga tão aberta a conhecer novos mundos.
    Enfim, as diferenças existem e estão presentes no nosso cotidiano cabe a cada um respeitá-las. So assim, proporcionará um convivio mais harmonico. Pois, o mundo só é mundo as suas diversidades, atribuindo um ar heterogenico a sua existência.

    ResponderExcluir
  4. Oi, gostaria de saber se as redações poderiam ser postadas em outro lugar, e não nos comentários, sinto muita vergonha por expor assim, se tiver um Email ficaria muito agradecida ((:

    ResponderExcluir
  5. Sim, se você preferir podes enviar para nosso e-mail: prevestonline@gmail.com

    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É um bom texto você conseguiu passar a mensagem, porém:
    Tome cuidado com as ideias, elas estão ''meio vagas'', tente organizá-las.
    Sugerimos que também você explore mais o tema O desafio de se conviver com a diferença.
    O parágrafo em que você faz referencia a xenofobia poderia ser melhor, não conseguiste desenvolvê-lo bem, ficou confuso...
    Faça o uso de conectivos para evitar as vírgulas e enriquecer sua redação! Vale a pena conferir esse link: http://julcirocha.wordpress.com/2007/11/27/conectivos-alguns-exemplos/

    Uma dica: quando a proposta não pedir um título, não coloque. Um título ''morno'' pode tirar pontos de sua redação, já se você não colocá-lo não corre nenhum risco.

    Equipe Pré-Vestibular

    ResponderExcluir
  8. boa noite,
    gostaria de saber se ainda é possível enviar as redações para este email:prevestonline@gmail.com.
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  9. O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA:

    As pessoas em seu dia-a-dia convive com seus estilos,padroes diferentes,cada um tem suas escolhas,é certo dizer que ninguém é igual,mais todos se tornam da mesma maneira,pessoas com a mesma idéia de ter cada um seu pensamento,o fato de conviverem com a diferença,o ser humano se torna mais sociavel na maioria das vezes,chegando aceitar as diferenças dos outros,ou seja,a religiao,os gostos de musicas,o estilo de vida,se tornando uma harmonia em alguns lugares,ou uma guerra em outros,ainda existem pessoas que não aceitam a diferença de ninguém,e se torna um desafio para o próprio.

    ResponderExcluir
  10. Diversidade Humana

    Há inúmeras diferenças entre os seres humanos, ninguém é igual ao outro, nem mesmo irmãos gêmeos, cada um possui sua particularidade. Possuimos tanto diferenças físicas quanto diferenças culturais, sociais, entre outras.
    Esse mar de diferanças se torna um desafio de convivência, pois é necessario o respeito e à aceitação de que há uma diversidade infinita de personalidades no mundo inteiro.
    O desafio de conviver com pessoas diferentes, pensamentos distintos, cultura diversificada, religião oposta, enfim, a cada dia se torna mais fácil, pois o mundo está em alta globalização, essas diferenças estão se tornando comuns e com isso mais aceintáveis do que antes.
    Contudo, sabemos que o respeito e a educação se torna a chave mestra para a convivência harmonioza da humanidade.

    Letícia Fernandes

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica