Gene do otimismo

Somos otimistas por causa dos nossos genes ou por que vivemos no país do sol, praia e samba?

Recentemente a revista VEJA fez uma longa reportagem dizendo que genética não é destino. Por outro lado, uma nova pesquisa que acaba de ser publicada na Inglaterra, pela equipe da doutora Elaine Fox, na revistaProceedings of the Royal Society, me chamou a atenção. O estudo conduzido por esses pesquisadores, no Reino Unido, sugere  que uma variante no gene transportador de serotonina estaria relacionada com a tendência individual de processar de modo diferencial informações positivas e negativas. Isto é, segundo eles, de ser mais otimista ou mais pessimista.

O gene transportador da serotonina 

Se analisarmos esse gene na população normal, veremos que existe uma variante - ou alelo - um longo (L) e um alelo curto (C). Isto é, dependendo do alelo que herdaram de pai e mãe,  as pessoas podem ser: LL (longo-longo), LC (longo-curto) e CC (curto-curto).  Estudos anteriores já haviam  sugerido que as pessoas CC tinham maior risco de depressão e tentativas de suicídio quando expostas a eventos traumáticos. Isso foi observado também em macacos CC, que reagiam mais negativamente quando expostos a ambientes de stress. Mas o que a pesquisa da doutora Cox mostrou pela primeira vez foi o comportamento do grupo LL. Quando expostas a figuras positivas (por exemplo, um chocolate) ou negativas (por exemplo, um animal ameaçador) as pessoas do grupo LL diferiam dos outros dois grupos evitando as figuras negativas e fixando-se preferencialmente nas positivas. Isto é, seriam geneticamente mais propensas a evitar situações negativas e valorizar as positivas.

Pessoas com o gene LL teriam maior tendência para serem otimistas?

Sabemos que o comportamento humano depende de uma interação entre os genes e o ambiente, mas de acordo com essa pesquisa, além do aspecto sociocultural poderia haver uma explicação biológica para uma atitude otimista ou pessimista. Isto é, quando expostas a situações adversas os otimistas tentariam enxergar uma saída, enquanto para os pessimistas o horizonte se apresentaria sempre negro. É a famosa situação do copo de água pela metade, visto como quase cheio, pelo otimista, e como quase vazio, pelo pessimista.

De acordo com os dados do estudo britânico recém publicado, entre 97 pessoas testadas só 16 eram LL, ou seja, seriam "geneticamente" propensas a ver o mundo mais cor de rosa, enquanto 36 eram CC, ou seja, geneticamente inclinadas a antever um futuro negro. Isto é, a porcentagem de pessoas geneticamente "positivas" nessa amostra de britânicos seria pequena, apenas 16%.

Como seriam os brasileiros? Somos bem humorados graças aos nossos genes? Ou ao ambiente?

Como a nossa população é considerada otimista, fiquei curiosa em saber como seria esse gene aqui no Brasil. Somos mais alegres por causa do sol, da música e do calor humano ou existiria uma razão biológica para esse comportamento? Não foi necessário fazer um novo estudo. Já havíamos pesquisado o gene transportador de serotonina, na nossa população, há alguns anos. Os resultados, levantando agora uma nova questão a partir do estudo britânico, vão ser publicados na prestigiosa revista Molecular Psychiatry.

Testamos 197 brasileiros sem doenças psiquiátricas. E vejam que interessante. Dentre essas 197 pessoas,  78 (quase 40%) são LL enquanto só 32 ( 16%) são CC. Isto é, temos 2,5 vezes mais pessoas com os genes "otimistas" do que a população britânica. O Darwin já dizia que os brasileiros são bem-humorados. Devemos isso, pelo menos em parte,  a nossos genes? Ou nada a ver........

Será que isso vai nos tornar mais tolerantes?

Esses estudos precisam ser confirmados em diferentes populações mas me deixaram cismada. Todos nós entendemos que pessoas com diabetes precisam tomar insulina, mas não temos nenhuma compreensão ou simpatia para aquelas que vivem de mau humor, chutando o balde, reclamando do mundo. Será que elas têm a variante "pessimista" no gene transportador da serotonina? Fiquei com vontade de testar todo mundo. E se realmente houver uma associação entre o pessimismo e mau humor com o gene transportador da serotonina? Vamos ser mais tolerantes com os geneticamente "infelizes"?

E você, caro leitor, acredita que os nossos genes influenciam no nosso otimismo, pessimismo ou tolerancia? Ou o nosso "deixa para lá" e  a nossa maneira de antever o futuro só dependem de fatores socioculturais ? 

DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Gene do otimismo"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica