Conceitos fundamentais em Genética

1 - CARÁTER ( Característica ) : Termo usado na genética para designar qualquer particularidade de um indivíduo. Assim, por exemplo, a cor dos olhos, a cor da pele, o número de dedos, a altura, o tipo de cabelo, o tipo de sangue, se a pessoa é normal ou daltônica, etc... são caracteres de um organismo. É importante chamar a atenção de que nem sempre as características são visíveis, sendo necessário às vezes, exames especiais para serem detectadas.O tipo de sangue ( sistema ABO ) e o fator Rh se enquadram nesse caso.

TIPOS DE CARACTERES

A - Adquirido : É aquele resultante da ação do meio sobre o indivíduo após o seu nascimento. Não é transmitido para as gerações seguintes.

B - Congênito :É aquele adquirido durante a vida intra-uterina e com o qual o indivíduo já nasce. Geralmente resultante de traumatismo, medicamentos, drogas, doenças infecto-contagiosas (sífilis, rubéola), etc.

C - Hereditário* : É determinado pela ação dos gens, que são transmitidos dos pais para os filhos, através dos gametas.
*Alguns autores consideram o caráter hereditário, também como congênito.

2 - GEN OU GENE : É um segmento da molécula do DNA (exceto em alguns tipos de virus* ) que é responsável pela manifestação final de um caráter hereditário. É a unidade fundamental das características hereditárias. Geralmente, nos cruzamentos, utilizamos letras para representá-los.
* O
material genético de alguns vírus é o RNA

Normalmente, um gene é responsável, apenas por um caráter. porém, existem alguns genes que podem influenciar ao mesmo tempo várias características hereditárias. É o fenômeno chamado de pleiotropia . Como exemplo, podemos citar o albinismo , onde a presença de um único gene defeituoso, altera a cor dos olhos, a cor da pele, dos cabelos, etc.

3 - CROMOSSOMO OU CROMOSSOMA : Os cromossomos são estruturas observadas no núcleo das células, durante a divisão celular, constituídos por DNA e proteínas. Ao longo do cromossomo ficam localizados os genes. Cada gene ocupa um local específico no cromossomo denominado locus (loci = plural ). Quanto à função os cromossomos podem ser de dois tipos :

A - CROMOSSOMO AUTOSSÔMICO : Todo aquele que não é sexual. O cromossomo autossômico , via de regra, não possui fatores (genes) relacionados com a determinção do sexo do indivíduo.

B - CROMOSSOMO SEXUAL ( Heterocromossomo ou alossomo ) : O cromossomo sexual é aquele que apresenta na sua constituição, além de outros genes, os que respondem pela determinação do sexo do organismo.

# Quando um caráter é condicionado por gens que não estão localizados nos cromossomos sexuais, ele é chamado de caráter autossômico #

Tipos de células quanto ao nº de cromossomos

A - CÉLULA DIPLÓIDE ( 2n ) : Tem o dobro do número de cromossomos típicos dos gametas normais. Apresenta seus cromossomos "formando pares" de homólogos. Nos indivíduos de reprodução sexuada, é representada , genericamente, pelas células somáticas.

B - CÉLULA HAPLÓIDE (n) ou MONOPLÓIDE : Aquela que só possui um cromossomo de cada par de homólogos, ou seja, ela tem apenas um lote cromossômico que é representado pela letra n. A essa quantidade de cromossomos dá-se o nome de genoma. Na maioria dos seres de reprodução sexuada, somente os gametas são haplóides.

Genoma: conjunto cromossômico característico de uma espécie. uma célula haplóide tem um genoma; a diplóide tem dois. Hoje em dia, há uma corrente de autores, que defendem a ampliação do conceito de genoma,passando o mesmo a designar o material genético de uma célula,independentemente de ser n, 2n, 3n ... etc.

4 -GENS ALELOS (Allos = outro ) : Os alelos são formas alternativas de um locus gênico situados em cromossomos homólogos. Eles sempre atuam sobre uma mesma característica, podendo ou não condicionar o mesmo aspecto. Quando o indivíduo recebe os dois alelos iguais , ele é chamado de homozigoto ou puro. Se os alelos são diferentes, será denominado de heterozigoto ou "híbrido".

Se um caráter possui três ou mais formas alternativas de genes alelos, falamos que é um caso de polialelia . O Sistema ABO dos grupos sangüíneos, é um exemplo típico , onde iremos "trabalhar" com os alelos IA , IB e i.

5- GENÓTIPO : É a constituição genética do indivíduo. O genótipo não é visível, porém pode ser deduzido através do processo indireto de cruzamentos. O genótipo é determinado no momento da fecundação e não se altera, salvo alguma mutação, durante toda a vida do organismo.

6- FENÓTIPO : É a "aparência" do indivíduo, ou seja, tudo aquilo que é visível ou detectável de alguma forma e que está associado às características morfológicas, fisiológicas, bioquímicas ou comportamentais do organismo. As características fenotípicas podem se alterar com o passar do tempo.

Várias características fenotípicas não são visíveis, mas apenas detectáveis. Ninguém vê o tipo de sangue de uma pessoa, mas ele é "descoberto" por meio de exames laboratoriais. O mesmo ocorre com o indivíduo diabético, daltônico, hemofílico e numerosos outros caracteres, cujos fenótipos não são vistos, apenas detectadas.

Na maioria dos casos, as manifestações fenotípicas dependem das relações entre o genótipo e o meio. Os filhos herdam dos pais um certo genótipo, que tem a potencialidade de expressar vários fenótipos, dependendo de sua interação com o ambiente. O conjunto dos diferentes fenótipos que podem ser originados por essa interação, constitui a norma ou amplitude de reação de um genótipo. Resumidamente:

FENÓTIPO = GENÓTIPO + AMBIENTE

A- FENÓTIPO SELVAGEM ( tipo selvagem ) : É aquele que existe, regra geral, em maior freqüência na natureza. É o "tipo- padrão" do modelo estudado. Geralmente é a variedade dominante.

B- FENÓTIPO MUTANTE : É toda característica que se "afasta" do modelo-padrão, originado por algum "erro" genético.

7- FENOCÓPIA : É quando o organismo, geralmente em função de fatores ambientais, apresenta seu fenótipo imitando a ação de um gen em particular, mesmo sem ter esta informação no seu genótipo.Assim sendo, a fenocópia não se transmite hereditariamente. Como exemplos clássicos, podemos citar a pintura dos cabelos, a pele bronzeada , ... etc.

8- HETEROSE OU " VIGOR HÍBRIDO " : Heterose é o aperfeiçoamento ou melhoria de uma determinada espécie animal ou vegetal resultante do cruzamento de duas linhagens ou raças diferentes. Na agricultura e pecuária, esse processo é muito empregado originando variedades de organismos mais resistentes, mais vigorosos , mais férteis ... que os tipos homozigotos e, conseqüentemente, economicamente mais interessantes para o ser humano.

COMPARTILHAR:

+1

16 Responses to "Conceitos fundamentais em Genética"

  1. Obrigada!
    Não é tão pré-vestibular não, rsrs.
    Estou fazendo bio na USP e estava precisando de uma boa definição desses conceitos.. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Estudo na UFAL e estava Precisando de uma revisada sobre esse assunto. E nesse blog você compreende com uma facilidade só... Você está de parabéns!


    Francyne Pedrosa

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos o reconhecimento, que bom que gostaram!

    Equipe Pre Vestibular.

    ResponderExcluir
  4. Muuito bom o blog, continuem assim. e mt obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  5. explicação clara dos conceitos, muito legal

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito bom, genética pra mim sempre foi meu ponto fraco!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada mesmo!! Estava precisando muito disso ^^' tinha algumas dúvidas que graças a este blog não estão mais comigo ^^ Vou estudar que ainda tenho coisas para esclarecer =D

    ResponderExcluir
  9. obrigado ajudou mas não é tao resumido assim

    ResponderExcluir
  10. ameei o conteúdo, obrigada mesmo. Não sabia nem por onde começar o tema de bio e vcs me salvaram. Valeu

    ResponderExcluir
  11. Muito Bom! >_< Pena que não encontrei essa página antes, não teria passado tanto tempo pesquisando.

    ResponderExcluir
  12. Algo que ainda não entendi qual é a diferença de caráter e fenótipo? Não são as mesmas coisas?

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, gostei especialmente dos exemplos, ajudam imenso.
    Do que entendi a diferença entre carácter e fenótipo é que carácter pode ser qualquer particularidade visível (ex: cor dos olhos) ou não visível (ex: tipo de sangue), mas o fenótipo são sempre características observáveis/visíveis. O que dá a entender que uma mesma coisa pode ser fenótipo e carácter ao mesmo tempo (p.ex: cor dos olhos). Correcto?

    Não sei se a frase acima está correta ou se deu um erro:
    "Várias características [fenotípicas] não são visíveis mas apenas detectáveis." Não deveria nessa frase tirar-se a palavra "fenotípicas", já que se as características não são visíveis/observáveis, então, não são por definição fenótipicas...? Acho que é isso que está a causar confusão.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica