A segunda lei de Mendel ou também enunciada por diibridismo, refere-se à segregação independente dos fatores, isto é, a separação de dois ou mais pares de genes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, para formação dos gametas.
O princípio para essa segregação tem suporte na anáfase I da divisão meiótica, instante em que ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos (duplicados), paralelamente dispostos ao longo do fuso meiótico celular.
Dessa forma, a proposição da segunda lei de Mendel, tem como fundamento a análise dos resultados decorrentes às possibilidades que envolvem não mais o estudo de uma característica isolada (Primeira Lei de Mendel), mas o comportamento fenotípico envolvendo duas ou mais características, em conseqüência da probabilidade (combinação) de agrupamentos distintos quanto à separação dos fatores (genes alelos / genótipo) na formação dos gametas.
Segue abaixo um exemplo prático da Segunda lei de Mendel:
Do cruzamento de ervilhas com características puras, em homozigose dominante e recessiva respectivamente para a cor da semente (amarela e verde) e para a textura da semente (lisa e rugosa), temos a seguinte representação para a geração parental e seus gametas:
RRVV (semente lisa e amarela) x rrvv (semente rugosa e verde)
Gameta → RV Gameta → rv
Desse cruzamento são originados exemplares vegetais de ervilha 100% heterozigóticas RrVv, com característica essencialmente lisa e amarela (geração F1 – primeira geração filial).
A partir do cruzamento entre organismos da geração F1, são formados tipos diferentes de gametas e combinações diversas para constituição dos indivíduos que irão surgir após a fecundação (geração F2).
Tipos de gametas da geração F1 → RV, Rv, rV e rv
Prováveis combinações entre os gametas:
Proporção fenotípica obtida:
9/16 → ervilhas com característica lisa e amarela;
3/16 → ervilhas com característica lisa e verde;
3/16 → ervilhas com característica rugosa e amarela;
1/16 → ervilhas com característica rugosa e verde.
Mendel concluiu que as características analisadas não dependiam uma das outras, portanto, são consideradas características independentes.
nao gosto de estudar rsrsrsrsrs
ResponderExcluirMuito massa!! :D
ResponderExcluirbiologia é um saco.
ResponderExcluirFelipe Camargo- Se Biologia é um saco o que faz aqui então?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ muito dificil estudar biologia, estou muito tempo parada e tenho que ficar voltando no google pra ver o que é cada coisa. Se fosse na época de terceiro ano seria mais fácil.
ResponderExcluirAproveitem o tempo de jovens para estudar mesmo, o tempo passa, agente nem vê depois quer estudar e tem que comessar praticamente tudo de novo. #ficadica#