Exercícios Pré Colonização


01. (PUC–RS) Responder à questão sobre o período pré-colonial brasileiro, com base no texto a seguir:

“... Da primeira vez que viestes aqui, vós o
fizestes somente para traficar. (...) Não recusáveis
tomar nossas filhas e nós nos julgávamos
felizes quando elas tinham filhos.
Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar.
Apenas vos contentáveis com visitar-nos
uma vez por ano, permanecendo, entre nós,
somente durante quatro ou cinco luas
[meses]. Regressáveis então ao vosso país,
levando os nossos gêneros para trocá-los
com aquilo que carecíamos.”

(MAESTRI, Mário. “Terra do Brasil: a conquista lusitana e o genocídio tupinambá”. São Paulo:
Moderna, 1993, p.86)
O texto anterior faz alusão ao comércio que marcou o período pré-colonial brasileiro conhecido por:

a) Mita..
b) Escambo.
c) Encomienda.
d) Mercantilismo
e) Corvéia.

02. Levando em conta que o monopólio comercial constituía um dos elementos motivadores
da expansão marítima portuguesa, podemos considerar como acontecimento
do período da pré-colonização do Brasil (1501-1530):

a) A instalação dos primeiros engenhos de açúcar no litoral brasileiro.
b) O envio pela Coroa portuguesa de algumas expedições exploradoras ao litoral brasileiro,
para combater os corsários franceses que estavam contrabandeando pau-brasil.
c) O envio ao sertão brasileiro dos bandeirantes em busca dos índios e dos metais preciosos.
d) O arrendamento da exploração do pau-brasil a grupos privados.
e) A invasão holandesa ao nordeste brasileiro para controlar os centros produtores de açúcar.

03. A colonização do Brasil se fez sob forte impulso da economia européia, então em ritmo
acelerado de expansão. Sob esse prisma, a economia açucareira:

a) permitiu o início da ocupação efetiva do Brasil e gerou lucros para a metrópole, que passou
a colocar o produto brasileiro em larga escala nos mercados europeus;
b) veio retardar o desenvolvimento da economia portuguesa interessada exclusivamente no
comércio proveniente das feitorias asiáticas;
c) foi um momento inicial da exploração colonial, logo abandonado pela mineração aurífera descoberta
no sertão centro-sul do Brasil;
d) nunca rendeu a Portugal o que a metrópole desejava, por ter sido o litoral brasileiro invadido
por holandeses durante grande parte do período colonial;
e) iniciou-se no Sul criando uma sociedade baseada em duas classes.

04. Assinale a afirmativa que sintetiza a lógica dos empreendimentos coloniais em
relação ao trabalho:

a) A mão-de-obra indígena era mais facilmente obtida por ser menos dispendiosa e pela
grande quantidade de índios disponíveis na própria Colônia.
b) A necessidade de grandes contingentes de trabalhadores levou os portugueses a
recorrerem ao trabalho indígena.
c) A questão da mão-de-obra foi um problema constante no período, conduzindo à escravização
de índios e africanos.
d) A escravização do gentio constitui-se numa questão polêmica que contrapôs, freqüentemente,
lavradores e missionários.
e) O trabalho compulsório mostrou-se o mais adequado ante as diretrizes mercantilistas
de ocupação e exploração coloniais.

05. Estima-se que entre 1700 e 1760 aportaram em nosso litoral, vindas de Portugal
e das ilhas do Atlântico, cerca de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil.
Sobre essa corrente imigratória, é correto afirmar que:

a) continuava a despejar, como nos dois séculos anteriores, pessoas das classes subalternas,
interessadas em fazer fortuna na América portuguesa.
b) era constituída, em sua maioria, e pela primeira vez, de negros trazidos para alimentar
a voracidade por mão-de-obra escrava nas mais variadas atividades.
c) tratava-se de gente da mais variada condição social, atraída principalmente pela possibilidade
de enriquecer na região das Minas.
d) representava uma ruptura com a fase anterior, pelo fato de agora ser atraída visando
satisfazer a retomada do ciclo açucareiro e o início do algodoeiro.
e) caracterizava-se pelo grande número de cristãos-novos e pequenos proprietários
rurais, atraídos pelas lucrativas atividades de abastecer o mercado interno.

06. O Tratado de Methuen, firmado em 1703 entre Portugal e Inglaterra, estabelecia:

a) livre entrada de tecidos e outros manufaturados ingleses;
b) empréstimos ingleses, de longo prazo, para serem aplicados em um esforço de industrialização;
c) igualdade tarifária para os vinhos portugueses e franceses;
d) permissão de entradas de capitais ingleses no Brasil;
e) prioridade às mercadorias portuguesas no comércio com a Inglaterra.

07. Durante a época Moderna, o sistema de plantation:

a) Propagou-se pela Europa Ocidental e caracterizou-se pela pequena exploração
agrícola, pelo trabalho assalariado e pela produção em pequena escala de
gêneros alimentícios.
b) Disseminou-se pelo continente africano e caracterizava-se pela prática do escambo entre os conquistadores europeus e as tribos nativas.
c) Instalou-se no continente americano e tinha como características o latifúndio, a escravidão e a produção em larga escala de matérias-primas e gêneros tropicais.
d) Foi uma particularidade da América de colonização ibérica e caracterizava-se pela grande propriedade agrícola, escravidão e produção de manufaturados.
e) Foi uma especificidade da América anglo- saxã e tinha como características a pequena propriedade, o trabalho familiar e o desenvolvimento do mercado interno
colonial.

08. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o período açucareiro.

a) Utilização da mão-de-obra escrava que garantiu o desenvolvimento de uma sociedade aristocrática.
b) A organização social brasileira assentava- se na produção do açúcar, produzido em grande escala, porém em pequenas propriedades.
c) O trabalho nesse período foi predominantemente escravo, mas também se utilizou a mão-de-obra livre.
d) Além de patriarcal e aristocrática, a sociedade colonial brasileira estava marcada pelo seu caráter rural.

Gabarito
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13 Responses to "Exercícios Pré Colonização"

  1. Respostas
    1. vai estudar! se você estudar não precisará de gabarito

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  2. EU NÃO SEI NADA DE HISTÓRIA, ESTOU DESESPERADA!! ALGUÉM SABE, POR FAVOR, ME DIZER COMO COMEÇO A PENSAR HISTORICAMENTE, POR QUE ESSE É O MEU PROBLEMA. POSSO ESTUDAR HISTÓRIA 5 HORAS SEGUIDAS, MAS QUANDO CHEGO E ME DEPARO COM UMA QUESTÃO COMO ESSAS, NÃO SEI RESOLVER. AS QUESTÕES PODEM SER FACEIS PARA ALGUNS, MAS A MEU PONTO DE VISTA TODAS AS ALTERNATIVAS SÃO VERDADEIRA. QUEM PODER ME AJUDAR, SEREI ETERNAMENTE GRATA!
    BEIJOS

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  3. Bem... creio que o seu problema é que não estás estudando História de uma maneira correta, por isso não consegue fixar os conteúdos e ir bem nos exercícios. Tenta fazer resumos, se tiver aula anota as partes importantes da aula e o mais importante é que quando for estudar, se concentra muito! Ninguem aprende História só passando o olho ou tendo uma leitura dispersa, tens que está concentrada, muitas vezes apenas com uma boa leitura você já consegue aprender o conteúdo. É muito importante aprender também, porque não adianta nada ler pra decorar, pois depois vais esquecer! Espero que tenha ajudado.

    Equipe Pré Vestibular

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  4. CARA VALEU VC ME AJUDOU MUITO NA PROVA DE HISTORIA

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  5. Estamos aqui pra isso! Nós que agradecemos.

    Equipe Pré Vestibular.

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  6. Cara a terceira questão é letra A e não E '-'

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  7. Quero o gabarito pf pf pf pf pf pf pf....éé URGENTEEE....Preciso de ajuda

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  8. Mas eu vi o gabarito e creio que ele está errado...Não tenho certeza!

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  9. quem sabe me fala cada resposta desta questoes aew

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  10. ESTÁ COM VÍRUS ESSE SITE ! NÃO TENTEM CLICAR NA PALAVRA HISTÓRIA E CURSO PRÉ-VESTIBULAR ONLINE ABAIXO !

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