Exercícios Pré Colonização


01. (PUC–RS) Responder à questão sobre o período pré-colonial brasileiro, com base no texto a seguir:

“... Da primeira vez que viestes aqui, vós o
fizestes somente para traficar. (...) Não recusáveis
tomar nossas filhas e nós nos julgávamos
felizes quando elas tinham filhos.
Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar.
Apenas vos contentáveis com visitar-nos
uma vez por ano, permanecendo, entre nós,
somente durante quatro ou cinco luas
[meses]. Regressáveis então ao vosso país,
levando os nossos gêneros para trocá-los
com aquilo que carecíamos.”

(MAESTRI, Mário. “Terra do Brasil: a conquista lusitana e o genocídio tupinambá”. São Paulo:
Moderna, 1993, p.86)
O texto anterior faz alusão ao comércio que marcou o período pré-colonial brasileiro conhecido por:

a) Mita..
b) Escambo.
c) Encomienda.
d) Mercantilismo
e) Corvéia.

02. Levando em conta que o monopólio comercial constituía um dos elementos motivadores
da expansão marítima portuguesa, podemos considerar como acontecimento
do período da pré-colonização do Brasil (1501-1530):

a) A instalação dos primeiros engenhos de açúcar no litoral brasileiro.
b) O envio pela Coroa portuguesa de algumas expedições exploradoras ao litoral brasileiro,
para combater os corsários franceses que estavam contrabandeando pau-brasil.
c) O envio ao sertão brasileiro dos bandeirantes em busca dos índios e dos metais preciosos.
d) O arrendamento da exploração do pau-brasil a grupos privados.
e) A invasão holandesa ao nordeste brasileiro para controlar os centros produtores de açúcar.

03. A colonização do Brasil se fez sob forte impulso da economia européia, então em ritmo
acelerado de expansão. Sob esse prisma, a economia açucareira:

a) permitiu o início da ocupação efetiva do Brasil e gerou lucros para a metrópole, que passou
a colocar o produto brasileiro em larga escala nos mercados europeus;
b) veio retardar o desenvolvimento da economia portuguesa interessada exclusivamente no
comércio proveniente das feitorias asiáticas;
c) foi um momento inicial da exploração colonial, logo abandonado pela mineração aurífera descoberta
no sertão centro-sul do Brasil;
d) nunca rendeu a Portugal o que a metrópole desejava, por ter sido o litoral brasileiro invadido
por holandeses durante grande parte do período colonial;
e) iniciou-se no Sul criando uma sociedade baseada em duas classes.

04. Assinale a afirmativa que sintetiza a lógica dos empreendimentos coloniais em
relação ao trabalho:

a) A mão-de-obra indígena era mais facilmente obtida por ser menos dispendiosa e pela
grande quantidade de índios disponíveis na própria Colônia.
b) A necessidade de grandes contingentes de trabalhadores levou os portugueses a
recorrerem ao trabalho indígena.
c) A questão da mão-de-obra foi um problema constante no período, conduzindo à escravização
de índios e africanos.
d) A escravização do gentio constitui-se numa questão polêmica que contrapôs, freqüentemente,
lavradores e missionários.
e) O trabalho compulsório mostrou-se o mais adequado ante as diretrizes mercantilistas
de ocupação e exploração coloniais.

05. Estima-se que entre 1700 e 1760 aportaram em nosso litoral, vindas de Portugal
e das ilhas do Atlântico, cerca de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil.
Sobre essa corrente imigratória, é correto afirmar que:

a) continuava a despejar, como nos dois séculos anteriores, pessoas das classes subalternas,
interessadas em fazer fortuna na América portuguesa.
b) era constituída, em sua maioria, e pela primeira vez, de negros trazidos para alimentar
a voracidade por mão-de-obra escrava nas mais variadas atividades.
c) tratava-se de gente da mais variada condição social, atraída principalmente pela possibilidade
de enriquecer na região das Minas.
d) representava uma ruptura com a fase anterior, pelo fato de agora ser atraída visando
satisfazer a retomada do ciclo açucareiro e o início do algodoeiro.
e) caracterizava-se pelo grande número de cristãos-novos e pequenos proprietários
rurais, atraídos pelas lucrativas atividades de abastecer o mercado interno.

06. O Tratado de Methuen, firmado em 1703 entre Portugal e Inglaterra, estabelecia:

a) livre entrada de tecidos e outros manufaturados ingleses;
b) empréstimos ingleses, de longo prazo, para serem aplicados em um esforço de industrialização;
c) igualdade tarifária para os vinhos portugueses e franceses;
d) permissão de entradas de capitais ingleses no Brasil;
e) prioridade às mercadorias portuguesas no comércio com a Inglaterra.

07. Durante a época Moderna, o sistema de plantation:

a) Propagou-se pela Europa Ocidental e caracterizou-se pela pequena exploração
agrícola, pelo trabalho assalariado e pela produção em pequena escala de
gêneros alimentícios.
b) Disseminou-se pelo continente africano e caracterizava-se pela prática do escambo entre os conquistadores europeus e as tribos nativas.
c) Instalou-se no continente americano e tinha como características o latifúndio, a escravidão e a produção em larga escala de matérias-primas e gêneros tropicais.
d) Foi uma particularidade da América de colonização ibérica e caracterizava-se pela grande propriedade agrícola, escravidão e produção de manufaturados.
e) Foi uma especificidade da América anglo- saxã e tinha como características a pequena propriedade, o trabalho familiar e o desenvolvimento do mercado interno
colonial.

08. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o período açucareiro.

a) Utilização da mão-de-obra escrava que garantiu o desenvolvimento de uma sociedade aristocrática.
b) A organização social brasileira assentava- se na produção do açúcar, produzido em grande escala, porém em pequenas propriedades.
c) O trabalho nesse período foi predominantemente escravo, mas também se utilizou a mão-de-obra livre.
d) Além de patriarcal e aristocrática, a sociedade colonial brasileira estava marcada pelo seu caráter rural.

Gabarito
COMPARTILHAR:

+1

12 Responses to "Exercícios Pré Colonização"

  1. Respostas
    1. vai estudar! se você estudar não precisará de gabarito

      Excluir
  2. EU NÃO SEI NADA DE HISTÓRIA, ESTOU DESESPERADA!! ALGUÉM SABE, POR FAVOR, ME DIZER COMO COMEÇO A PENSAR HISTORICAMENTE, POR QUE ESSE É O MEU PROBLEMA. POSSO ESTUDAR HISTÓRIA 5 HORAS SEGUIDAS, MAS QUANDO CHEGO E ME DEPARO COM UMA QUESTÃO COMO ESSAS, NÃO SEI RESOLVER. AS QUESTÕES PODEM SER FACEIS PARA ALGUNS, MAS A MEU PONTO DE VISTA TODAS AS ALTERNATIVAS SÃO VERDADEIRA. QUEM PODER ME AJUDAR, SEREI ETERNAMENTE GRATA!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Bem... creio que o seu problema é que não estás estudando História de uma maneira correta, por isso não consegue fixar os conteúdos e ir bem nos exercícios. Tenta fazer resumos, se tiver aula anota as partes importantes da aula e o mais importante é que quando for estudar, se concentra muito! Ninguem aprende História só passando o olho ou tendo uma leitura dispersa, tens que está concentrada, muitas vezes apenas com uma boa leitura você já consegue aprender o conteúdo. É muito importante aprender também, porque não adianta nada ler pra decorar, pois depois vais esquecer! Espero que tenha ajudado.

    Equipe Pré Vestibular

    ResponderExcluir
  4. CARA VALEU VC ME AJUDOU MUITO NA PROVA DE HISTORIA

    ResponderExcluir
  5. Estamos aqui pra isso! Nós que agradecemos.

    Equipe Pré Vestibular.

    ResponderExcluir
  6. Cara a terceira questão é letra A e não E '-'

    ResponderExcluir
  7. Quero o gabarito pf pf pf pf pf pf pf....éé URGENTEEE....Preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  8. Mas eu vi o gabarito e creio que ele está errado...Não tenho certeza!

    ResponderExcluir
  9. quem sabe me fala cada resposta desta questoes aew

    ResponderExcluir
  10. ESTÁ COM VÍRUS ESSE SITE ! NÃO TENTEM CLICAR NA PALAVRA HISTÓRIA E CURSO PRÉ-VESTIBULAR ONLINE ABAIXO !

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica