Exercícios 1º Lei de Mendel

1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd

b) DD x dd

c) Dd x Dd

d) DD x Dd

e) DD x DD

2) Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc

b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc

c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC

d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc

e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc

3) De um cruzamento de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de 50 % de indivíduos com flores róseas e 50 % com flores vermelhas. Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VV x BB

b) VB x VB

c) VB x VV

d) VB x BB

e) BB x BB

4) (PUCSP-83) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?

a) 1/2

b) 1/4

e) 1

c) 1/8

d) 1/3

e) 1

5) (UFC-CE-83) Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:

a) 25%

b) 50%

c) 0%

d) 100%

e) 75%

6) (FEEQ-CE-79) O heredograma representado abaixo refere-se a uma família com casos de albinismo (anomalia que se caracteriza por total ausência do pigmento melanina na pele).

Baseando-se na genealogia, podemos afirmar:

a) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos homozigotos.

b) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos heterozigotos.

c) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos de números 2 e 6 ( no gráfico ) heterozigotos.

d) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos normais todos heterozigotos.

e) O albinismo é um caráter dominante porque o indivíduo de número 4 é albino e filho de pais normais.

7) (UFPR-83) Um retrocruzamento sempre significa:

a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1.

b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração P.

c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1.

d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P.

e) cruzamento de dois indivíduos de F2.

8) Podemos dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por suas características:

a) unicamente morfológicas.

b) morfológicas e fisiológicas apenas.

c) estruturais, funcionais e comportamentais.

d) herdáveis e não herdáveis.

e) hereditárias

9) (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos

b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos

c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos

d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos

e) apenas amarelos

10) A 1ª lei de Mendel considera que:

a) os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose.

b) na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.

c) os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado.

d) o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.

e) a determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

11) Um homem de aspecto exterior normal, casado com uma mulher normal, tem 11 filhos, todos normais. O seu irmão gêmeo, univitelino, tem 6 filhos normais e dois albinos. Qual o genótipo dos dois irmãos e das duas mulheres?

a) irmãos (Aa), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)

b) irmãos (AA e Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (Aa ou aa)

c) irmãos (AA), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)

d) irmãos (AA), 1ª mulher (AA ou Aa) e 2ª mulher (Aa)

e) irmãos (Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (AA)

12) Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos, dizemos que houve:

a) mutação reversa

b) não-dominância ou co-dominância

c) recessividade

d) dominância

e) polialelia

13) Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.

a) cor dos cabelos.

b) conformação dos olhos, nariz e boca.

c) cor dos olhos.

d) deformidade física acidental.

e) hemofilia.

14) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.

b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.

c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.

d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.

e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.

15) O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se ( a ) embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um genitor albino; ( b ) o homem é um albino, a mulher é normal mas o pai dela é albino; ( c ) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são:

a) 50%; 50%; 100%

b) 25%; 50%; 0%

c) 100%; 50%; 0%

d) 0%; 25%; 100%

e) 25%; 100%; 10%

16) (UFBA) No heredograma a seguir, os símbolos em preto representam indivíduos afetados pela polidactilia e os símbolos em branco, indivíduos normais. Conclui-se, desse heredograma, que, em relação à polidactilia:



a) os indivíduos afetados sempre são homozigotos.

b) os indivíduos normais sempre são heterozigotos.

c) os indivíduos heterozigotos são apenas de um dos dois sexos.

d) pais normais originam indivíduos homozigotos recessivos.

e) pais normais originam individuos heterozigotos.

17) (PUC-SP) A determinação da cor do caju (vermelha ou amarela) é devida a um par de genes alelos. O gene dominante determina cor vermelha. Um cajueiro proveniente de semente heterozigota deverá produzir:

a) cajus vermelhos, vermelho-amarelados e amarelos, na proporção de 1:2:1.

b) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 3:1.

c) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 1:1.

d) apenas cajus amarelos.

e) apenas cajus vermelhos.

18) (F. OBJETIVO-SP-83) A genealogia anexa refere-se a uma família com casos de alcaptonúria, anomalia provocada por um gene recessivo.



Nesta genelalogia os genótipos que não podem ser determinados são os dos indivíduos:

a) 1, 2 e 5

b) 1, 3 e 6

c) 3, 5 e 6

d) 3, 8 e 10

e) 7, 8 e 10

19) (FUCMT-MS-83) Nos coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o número de heterozigotos provavelmente é:

a) zero

b) 90

c) 180

d) 270

e) 360

20) No monohibridismo com dominância intermediária (semidominância ou co-dominância), as proporções genotípicas e fenotípicas, em F2 , serão, respectivamente:

a) 3:1 e 1:2:1

b) 3:1 e 3:1

c) 1:2:1 e 3:1

d) 1:2:1 e 1:2:1

e) 1:3:1 e 3:2

21) (UECE) Um grupo de coelhos de mesmo genótipo foi mantido junto em uma gaiola e produziu 27 animais de coloração escura para 9 de coloração clara. Admitindo-se para C o gene dominante e c para o gene recessivo, qual o genótipo dos animais, respectivamente para machos e fêmeas?

a) CC x cc

b) Cc x CC

c) cc x cc

d) CC x CC

e) Cc x Cc

22) (UFSCAR) Que é fenótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.

b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.

c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.

d) É o conjunto de características de um indivíduo.

e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.

23) (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

CRUZAMENTO

RESULTADO

I x aa

100% púrpura

II x aa

50% púrpura; 50% amarela

III x aa

100% amarela

IV x Aa

75% púrpura; 25% amarela

Apresentam genótipo Aa as linhagens:

a) I e II b) II e III c) II e IV

d) I e IV e) III e IV

24) (MED. SANTO AMARO) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram dois ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram então feitas várias suposições a respeito da transmissão da herança desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta.

a) Cauda média é dominante sobre cauda longa.

b) Ambos os pais são homozigotos.

c) Ambos os pais são heterozigotos.

d) Cauda longa é dominante sobre cauda média.

e) As suposições a e c são aceitáveis.

Confira Aqui o Gabarito


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72 Responses to "Exercícios 1º Lei de Mendel"

  1. adorei as questões!!

    porem,e o gabarito??

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  2. Gostei das questões, mas achei que tem umas meio repetidas, por exemplo sobre fenótipo tem 2 ou 3 que perguntam basicamente a mesma coisa so que com outras palavras...

    To imprimindo para estudar, tenho prova quarta feira. :)

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  3. Ainda bem que tem desocupados que fazem coisas boas, aliás, muito boas....
    Parabens, continue ocupando seu tempo com algo que ainda pode ajudar outras pessoas

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  4. voces poderiam por os exercicios resolvidos nao e? pra quem nao conseguisesse fazer alguma questao!

    beijos,estao de parabens!

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  5. Por que a resposta da questao 17 é a E???

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    1. De fato o gabarito está errado, pois, tendo um cruzamento entre heterozigotos Aa X Aa temos uma proporção 3:1, isto é o cajueiro deverá produzir caju vermelho e amarelo.

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    2. Na verdade na questão fala que este cajueiro provém de uma semente heterozigotica ou seja produzirá cajus com o gene Aa que nesse caso a cor vermelha é dominante

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Gabarito???

    Os exercicios sao mto bons..mas pra quem quer aprender..nao sabe se está correto ou nao!
    Pode passar o gabarito

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  8. Maravilhoso!
    Pude estudar bastante para minha prova de amanhã!!

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  9. Nossa eu gostei de mais das questões, espero me dar bem na prova de amanhã :D

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  10. fika tranquila que naum é letra e a 17

    a correta é 3:1 letra b

    individuos heterozigotos sempre estão nesta proporção de 3:1

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  11. Ótimas perguntas! Parece que só vem estudar quem tem prova no dia seguinte, porque eu também tenho! UHASUSAHUAS.

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  12. Um erro deixar pra estudar em cima da hora pois o aprendizado deve ser continuo, só a pratica conduz a perfeição.Obrigado a todos pelos cometários!

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  13. acertei 20 de 24 tabom gente??????

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  14. muito boas as perguntas, porém ainda to estudando dps tento responder espero me dar bem, tenho prova daqui a dois dias ... =)
    estão todos de parabéns, continuem práticando! :*

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  15. Parabéns!
    venho estudando para o vestibular e matérias simples como essa devem estar na ponta do lápis. Com esses exercícios pude ficar afiada!
    valeu!!

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  16. Legal as questoes sao muito boas e possuem gabarito agorae so por em pratica ! e arregaçar as mangas e maos as obras ^^

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  17. muito interresante mesmo gostei!

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  18. o gabarito da 9 esta errado, a resposta é letra b, pois não conta o AA já que ele morre antes de nascer!!

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  19. O gabarito consta a letra B caro leitor! Deves ter lido errado!

    Equipe Pré Vestibular.

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  20. A numero 10 está com a resposta errada no gabarito, é letra D e não C

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  21. O gabarito tem em outro site com as mesmas questões
    http://biosimara.blogspot.com.br/2008/10/exerccios-gentica-reviso-1-lei-mendel.html

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  22. achei muito legal tirei as duvidas que eu tinha

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  23. Muito bom esse exercício.
    me ajudou muito espero que tire nota boa na prova de Biologia vlw...

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  24. Blog massa, adorando, vou prestar vestibular para medicina, se puder postar dicas, e macetes agradeço. estudando ..bjs

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  25. Nossa manoo um mote de perguntaa dessa ai caiu na minha prova kkk... se eu soubesse

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  26. muito bom ! uma questão me ajudo muito pra um trabalho de escola, só acho que poderia ao invés de colocar só o gabarito, comenta a resolução do exercício (:

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  27. muitos bons esse ezerciço

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  28. QUESTÃO 9 ESTÁ ERRADA E O GABARITO DA 10 ESTÁ ERRADO

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  29. A 5 ESTÁ ERRADA, POIS PEDE SE: "A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de" CONTANDO QUE FILHO DO SEXO MASCULINO TEM SE QUE MULTIPLICAR 1/2 . 1/2 DOS OLHOS AZUIS, PORTANTO SERÁ 25%

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  30. em relação a 1 questão como saber o resultado?

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  31. Fiz a 17 e deu como resultado a letra A , Queria que alguém pudesse me explicar direitinho como resolve-la , alguém ai pode me ajudar?

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  32. os exercicios sao mto bons
    porem ha uma pequena falha no heredograma do exs 16
    diferente eh recessivo
    sendo assim nao tem como dois humanos recessivos gerar uma pessoa normal
    pela genética isso eh impossivel
    so deus pode mudar isso

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  33. Adorei descobrir este site.
    Muito obrigada,me ajudou muito mesmo!!

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  34. exercício 2 não é de primeira lei!

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  35. 17 ficou a dúvida. é a ''A'' ou a ''B''?sO SEI QUE NÃO DEU EM NENHUM DOS CRUZAMENTOS A LETRA ''E''

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  36. NO MEU RACIOCÍNIO DEU LETRA "B", NA 17
    A QUESTÃO 9 NÃO TEM PROBLEMA NENHUM,
    E CREIO QUE A 10 ESTEJE ERRADA

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  37. muito boas as questoes
    adorei a iniciativa
    so tive duvida quanto a questao dez mas vou rever
    obrigada me ajudou muito para a minha prova de depois de amanha valeuuu..

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  38. Os professores falam tanto do copia e cola...mas eu essas perguntas são iguaizinhas as que ele deu! ele copiou de onde? kkkkkk
    brincadeira...muito bom esse blog!

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  39. Olá acessem: www.shoppingcompras2012.blogspot.com.br

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  40. Muito legal sua postagem.

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  41. na pergunta numero 23 a resposta nao seria letra A???

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  42. a resposta da 17 e a letra E, pois não a cruzamento a semente ja foi plantada sendo heterozigota (Aa)= a vermelha e amarela (aa) se ela ja foi plantada assim so pode dar caju vermelho. letra E

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  43. o gabarito tá todo errado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  44. sinceramente odiei pois tirei ZERO no meu trabalho porra vai postar uma coisa bllz mas que possa ajudar nos aulos não atrapalhar agora e correr contra o tempo e alcançar uma nota muito boa na prova

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  45. Nossa, adorei as perguntas *-* , vão me ajudar bastante no teste que tenho semana que vem :D ... Porém, o gabarito de algumas perguntas está errado. :\

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  46. o gabarito tem varias questoes erradas!!

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  47. Questoes muito antigas, nao avaliam ninguem...

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  48. Gente, fiz algum desses exercicios, e no gabarito, algumas estão erradas...

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  49. MUITAS QUESTOES ERRADAS !! ARRUMA ISSO AE PO.RRA

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  50. Estou cursando Fisioterapia,e tenho a disciplina de genética. Meu professor se acha o máximo, só por que tem doutorado pela USP. No entanto, não tem competência para criar atividades. Passou 100 questões para respondermos. E agora navegando em sites sobre genética encontrei estas questões que ele copiou e colou para nos. VERGONHA!

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  51. Por que a questão 6 não poderia ter como resposta a letra D ?

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  52. Pessoal, as questões estão muito boas para serem exercitados os conceitos de Mendel, porém vocês, estudantes que ainda não apresentam muito domínio sobre genética, tenham cuidado, pois diversas questões apresentam gabarito incoerente.

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  53. Pessoal, a questão 9 a letra B e D são iguais, vamos corrigir isso ae...

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  54. Pra mim a 22 é a letra A!!

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  55. 1) Dd x Dd
    DD Dd
    Dd Dd
    3/1 = 89/x
    x = 29

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  56. 2) Cc x Cc
    CC Cc
    Cc Cc
    Como são 16 descendentes cada vale 4
    4CC 8Cc 4cc

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  57. 3) VV = vermelho
    BB = branca
    VB = Cor de rosa ( róseas)
    VB x VV
    VV VV
    VB VB
    50% VV e 50% VB

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  58. Alguém poderia me mandar o gabarito,não estou conseguindo visualizar e nesta página tem todas as questões do meu trabalho.Gostaria de conferir as respostas

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