Questão do dia

(Enem/2009) A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra. O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período, e o número de mortes ocorridas nessas lutas.




Brasil — Vítimas fatais de conflitos ocorridos no campo 1985-1996 Fonte: Comissão Pastoral da Terra — CPT 

OLIVEIRA, A. U.A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e reforma agrária. Revista Estudos Avançados. Vol. 15 n. 43, São Paulo, set./dez. 2001.





Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região
A) conhecida historicamente como das Missões Jesuíticas é a de maior violência.
B) do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos.
C) conhecida como oeste baiano tem o maior número de mortes.
D) do norte do Mato Grosso, área de expansão da agricultura mecanizada, é a mais violenta do país.
E) da Zona da Mata mineira teve o maior registro de mortes.

Resolução:
A análise do mapa nos revela que a maior incidência de mortes ocorreu entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins, região conhecida como Bico do Papagaio. Nesta região, o avanço da agricultura (e até da pecuária) vem provocando a derrubada da floresta e intensificando as disputas entre posseiros e grileiros, que se aproveitam da abundância de terras. 
Resp.: B
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Questão do dia"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica