Oriente Médio - Origem dos Conflitos


São ÁRABES (etnia) e ISLÂMICOS (religião)
X
Israel.:

- israelense (não-judeu)

- israelita (judeu)



Muitos conflitos ideológicos (religiosos, portanto), de longa data.



Os judeus formavam um povo sem nação (possuíam etnia, mas não terras). Conhecidos por possuírem dinheiro, por terem fácil acesso ao ouro. Na 2ª Guerra Mundial, os judeus foram mortos para que o Hitler pudesse roubar esse dinheiro deles. Tinham, então, um grande valor econômico. Com isso, após a Segunda Guerra, foi gerado um sentimento mundial de comoção, e então surgiu a ideia da ONU (ONU = EUA) de criar Israel, uma terra só para eles. Então, Israel é um Estado dentro do país Palestina. Porém, os povos do Israel e da Palestina são inimigos, uma vez que os palestinos eram islâmicos! Então você pensa: "mas que erro grave da ONU ter colocado Israel bem dentro das terras de um povo inimigo!". Não! Foi tudo jogada! Já que os EUA estão por trás da ONU, eles vendem armamento e treinam militarmente Israel. Com isso, adquirem muito dinheiro, transformando Israel em uma grande potência em armamento.  Aí tudo começou! A Palestina se revolta com Israel e invade esse território dos judeus. O povo de Israel pensou, então, em transformar o Estado em um país, para acabar de vez com essa guerra. Mas a ONU não autorizou, porque, para que ela autorize algo, os cinco países vencedores da Segunda Guerra (conselho de segurança) precisam autorizar também, mas é claro que os EUA, ou seja, a ONU, não quer deixar de ganhar dinheiro com a venda de armamento pra Israel! 

Em 1967 ocorre a Guerra dos Sete Dias, em que Israel toma posse (domina) a Palestina. O Estado tomou conta de todo o país, tamanho o seu poder bélico! Com isso, a Palestina pertence a Israel.

Após a morte do profeta Maomé, o Islamismo se viu dividido entre:
Xiitas -> Religião = política. Corão interpretado como única verdade, e de forma literal. 

Irã (maior parte dos países xiitas)

Tairã (nome do regime político xiita no Irã)



Sunitas -> Religião diferente de política. Corão interpretado de maneira figurada. (Aceitam a Suna, também, como verdade, e não só o Corão, como os Xiitas). São mais liberais, pacíficos, sendo grande parte dos muçulmanos.



Mas também há os:

Curdos -> Religião diferente de política. Corão também interpretado de maneira figurada, havendo abertura para influência do judaísmo e do catolicismo (pela época das Cruzadas, em que havia o contato com diferentes religiões). Não são vistos pelos islâmicos como islâmicos de verdade, uma vez que aceitam a influência de outras religiões que não o Islã. Sofrendo preconceito por conta disso, os Curdos pediram para a ONU a criação de um Estado para eles, mais ou menos como o de Israel, mas a ONU negou o pedido.






Só lembrando a vocês: qualquer duvida que vocês tiverem,sugestão ou critica poste um comentario!!
Abraços galera!! :)
COMPARTILHAR:

+1

1 Response to "Oriente Médio - Origem dos Conflitos"

  1. muito bom o seu ponto de vista penso igual! obrigada pela matéria

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica