Introdução à Biologia: Hipóteses e experimentos sobre a origem da vida e a terra primitiva.

 A terra formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos. Sua superfície inicialmente era constituída por magma quente. As superfícies teriam se formado a seguir, com o resfriamento da surpefície do nosso planeta. As rochas mais antigas de que se tem conhecimento datam de 3,9 bilhões de anos e nelas não se encontraram registros de vida.
 Os primeiros indícios da existência de seres vivos em eras geológicas passadas datam de 3,5 bilhões de anos.
 Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente apartir da matéria bruta.
 Essa interpretação sobre a origem dos seres vivos ficou conhecida como hipótese da geração espontânea ou abiogênese.
 Pesquisadores passaram, então, a contestar apresentando argumentos favoráveis à outra hipotése, a da biogênese, segundo a qual todos os seres vivos originaram-se de outros seres vivos preexistentes.

 - Mais como surgiu o primeiro?

   3 Possibilidades:

• Origem estraterrestre -> Não é muito esclarecedora.
• Origem por criação divina -> Mais antiga.
• Origem por evolução química -> Mais aceita.

 As bactérias foram os primeiros seres vivos, procarióticas, elas apresentavam parede celular, que é uma estrutura externa à menbrana plasmática.
 Apartir destes, surgiram também os eucariontes, que possuem estrutura celular mais complexa.

Os experimentos com vermes de Francisco Redi, e os experimentos com a fervura de frascos  contendo substâncias nutritivas, de John T. Needham e Lazzaro Spallanzani, não comprovaram a origem dos seres vivos. Mais somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por Louis Pasteur, conseguiu-se comprovar definitivamente que os microorganismos  surgem a partir de outros preexistentes.
 Os experimentos de Pasteur estão descritos e esquematizados na figura abaixo:


A ausência de microorganismos nos frascos de tipo "pescoço de cisne" mantidos intactos e a presença deles nos frascos cujo "pescoço" havia sido quebrado mostram que o ar contém microrganismos e que estes, ao entrarem em contato com o líquido nutritivo e estéril do balão, desenvolvem-se. No balão intacto, esses microrganismos não conseguem chegar até o líquido nutritivo e estéril, pois ficam retidos no "filtro" formado pelas gotículas de água surgidas no pescoço do balão durante o resfriamente. Já nos frascos em que o pescoço é quebrado, esse "filtro" deixa de existir, e os micróbios presentes no ar podem entrar em contato com o líquido nutritivo, onde encontram condições adequadas para seu desenvolvimento e proliferam.
 A hipótese da biogênese passou, a partir de então, a ser aceita universalmente pelos cientistas.



Fonte: Biologia - Volume único/ Sônia Lopes, Sergio Rosso. - 1 ed. - São Paulo: Saraiva, 2005.



COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Introdução à Biologia: Hipóteses e experimentos sobre a origem da vida e a terra primitiva."

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica