Empuxo de Arquimedes

Um assunto importante para quem vai fazer específica de física é o empuxo de Arquimedes. Antes de aprender o empuxo propriamente dito, devemos ter noção do que é densidade.

Densidade

Porque quando colocamos certos objetos em água eles flutuam e os outros não? Certamente não é por causa de peso, já que uma pequena bolinha de chumbo, ela afunda e se colocarmos uma melancia ela não afunda. 

Isso está relacionado a densidade, quando um objeto é menos denso que o outro ele flutua, se ele for mais denso ele afunda. d = m / v (densidade = massa/volume). Isso quer dizer que mesmo se a massa de dois objetos for igual um pode afundar e o outro não, porque eles podem ter volumes diferentes, alterando assim sua densidade.

Empuxo de Arquimedes

Todo corpo mergulhado parcial ou totalmente num líquido em equilíbrio sofre ação de uma força vertical de baixo para cima, de intensidade igual ao peso do volume do líquido deslocado pelo corpo. Essa força com que o líquido atua sobre o corpo é chamada de empuxo (E).

Simplificando: Quando um corpo é mergulho em um líquido ele é empurrado para cima por esse líquido, a força que faz isso tem a intensidade igual a do peso do líquido que esse corpo está deslocando. Essa força que o líquido exerce sobre o corpo é chamada de empuxo (E).

Sabendo que o empuxo E tem intensidade igual ao peso do líquido deslocado PL, podemos relaciona-lo com a densidade DL do líquido. 

E = PL = mL . g
como mL = dL . VL
temos:
E = dL . VL . g

É importante saber que o Volume do líquido que é deslocado é igual ao volume do corpo nele submerso. Isso que dizer que se uma cilindro de volume 1 m³ é colocado em água, ele irá deslocar 1 m³ de água. 



COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Empuxo de Arquimedes"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica