Anencefalia

O que é ?

A anencefalia é uma má-formação congênita que atinge acerca de 1 em cada 1000 bebês. A palavra anencefalia significa “sem cérebro”, mas não está totalmente correto. Faltam ao bebê atingido partes do cérebro, mas o cérebro-tronco está presente. Quando um bebê anencéfalo sobrevive após o parto, terá apenas algumas horas ou alguns dias de vida.

A má-formação geralmente é reconhecida durante o pré-natal. Após o diagnóstico os pais se deparam com a difícil decisão entre vida e morte.

Apesar de a gravidez poder ser levada adiante normalmente (pois a saúde da mãe não corre risco maior do que em uma gravidez de um bebê saudável), muitas vezes as mães são aconselhadas a interromper a gravidez.

www.anencephalie-info.org


No Brasil a interrupção era crime, pois o aborto só era permitido legalmente em duas condições: quando a gravidez resultou de um estupro ou quando a vida da mãe está em risco. Ainda assim, poderia se conseguir uma liminar com um juiz, pedindo a antecipação de parto. Isto era feito com acompanhamento médico, porém o Supremo Tribunal Federal recentemente decidiu permitir a interrupção da gravidez em casos de anencefalia.



Aborto em caso de anencefalia deixa de ser crime

Em uma decisão por ampla maioria, com 8 votos a favor e 2 contra, o Supremo Tribunal Federal decidiu permitir a interrupção da gravidez em casos de anencefalia - quando não acontece a formação do cérebro no feto.

Os discursos dos ministros abordaram questões como a definição do início da vida - já que nem a Constituição nem o Código Penal estabelecem quando acontece esse momento. Alguns também argumentaram que o aborto de anencéfalos estaria contemplado no Código Penal se na década de 1940 - quando ele foi estabelecido - houvessem exames capazes de mostrar essa condição. Muitos ressaltaram o sofrimento da mãe. Também foi destacada a legislação em outros países - 94 permitem o aborto nesses casos.

Fonte: estadao.com.br



COMPARTILHAR:

+1

6 Responses to "Anencefalia"

  1. beleza ISSO VAI ME AJUDAR..

    ResponderExcluir
  2. Não entendi! O texto da anencephalie-info.org está se contradizendo com a imagem postada. No texto é afirmado que a a mãe pode prosseguir com a gestação normalmente, pois a saúde da mãe não corre risco maior do que em uma gravidez de um bebê saudável. Já a imagem, afirma que é uma gestação de alto risco. Alguém pode explicar qual seria o correto?

    ResponderExcluir
  3. A imagem afirmou que a gestação é de alto risco para o bebê que irá sofrer os problemas citados no texto... mas os riscos que a gestante de uma criança com anencefalia poderá apresentar no pré-natal, não são maiores do que aqueles observados em gestações onde doenças maternas prévias ou desencadeadas pela própria gravidez, colocam a mulher em um risco de óbito muito maior, inclusive podendo ter, nesses casos, que se interromper a gestação para evitar a morte da mãe, ainda que as crianças estejam em perfeito estado de desenvolvimento biológico.
    As opiniões divergem muito em relação a anencefalia...

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Meus Parabéns. Ficou muito boa a explicação, Obrigado.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica