PORTUGUÊS
Leia o texto a seguir para responder às questões 41 a 43.
Sob a ótica do senso comum, conhecimento tem a ver com familiaridade. O conhecido, diz a
linguagem comum, é o familiar. Se você está acostumado com alguma coisa, se você lida e se
relaciona habitualmente com ela, então você pode dizer que a conhece. O desconhecido, por
oposição, é o estranho. O grau de conhecimento, nessa perspectiva, é função do grau de
familiaridade: quanto mais familiar, mais conhecido. Daí a fórmula: “eu sei = estou
familiarizado com isso como algo certo”. Mas se o objeto revela alguma anormalidade, se ele ganha um aspecto distinto ou se comporta de modo diferente daquele a que estou habituado, perco a segurança que tinha e percebo que não o conhecia tão bem quanto imaginava. Urge domá-lo, reapaziguar a imaginação. Ao reajustar minha expectativa e ao familiarizar-me com o novo aspecto ou o novo comportamento, recupero a sensação de conhecê-lo.Sob a ótica da abordagem científica, contudo, a familiaridade é não só falha como critério de conhecimento como ela é inimiga do esforço de conhecer. A sensação subjetiva de conhecimento associada à familiaridade é ilusória e inibidora da curiosidade interrogante de onde brota o saber. O
familiar não tem o dom de se tornar conhecido só porque estamos habituados a ele. Aquilo a que estamos acostumados, ao contrário, revela-se com frequência o mais difícil de conhecer
verdadeiramente.
(Eduardo Giannetti, Auto-engano, p. 72.)
41. Segundo o autor do texto:
(A) Quanto mais familiar o que estudamos, mais fácil é conhecê-lo.
(B) A imaginação é importante para entender o que conhecemos.
(C) Aquilo que é habitual leva ao verdadeiro conhecimento.
(D) Em ciência, deve-se desconfiar daquilo que é familiar.
(E) Não há reciprocidade entre conhecimento e a sensação de paz.
42. Segundo Giannetti, o senso comum:
(A) É prejudicial à ótica da abordagem científica.
(B) Deve ser levado em conta em situações familiares.
(C) É o inverso daquilo que é familiar e nãocientífico.
(D) Define que algo é certo, em termos de ciência.
(E) Tem a função de domar e inverter a realidade.
43. Assinale a alternativa que mantém o sentido e a construção sintática do trecho: “se ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.”
(A) Embora ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
(B) Mas ele ganha um aspecto distinto, aí perco a segurança que tinha.
(C) Ele ganha, contudo, um aspecto distinto, e perco a segurança que tinha.
(D) À medida que ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
(E) Uma vez que ele ganhe um aspecto distinto, perco a segurança que tinha.
44. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente, segundo a
nova ortografia da língua portuguesa:
(A) Bússola, império, platéia, cajú, Panamá.
(B) Bússola, império, plateia, caju, Panamá.
(C) Bussola, imperio, plateia, caju, Panama.
(D) Bússola, imperio, plateia, caju, Panamá.
(E) Bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá.
45. Assinale a alternativa CORRETA quanto à concordância verbal:
(A) Fazem quatro anos que não viajo.
(B) Batem quatro horas o relógio da matriz.
(C) Existem fatos que ainda não foram revelados.
(D) Sobra-lhe motivos para poder considerar-se uma pessoa feliz.
(E) Partirá amanhã tu, Ramiro e as crianças.
46. Leia as estrofes de Manuel Bandeira (1886-1968) extraídas do poema “Tempo-será”, da obra Belo Belo, para responder às questões:
A Eternidade está longe
(menos longe que o estrião
Que existe entre o meu desejo
E a palma de minha mão)
Um dia serei feliz?
Sim, mas não há de ser já:
A Eternidade está longe,
Brinca de tempo-será.
Na reflexão de cunho existencial que se tem no poema, percebe-se que, para o eu-lírico, a
eternidade:
(A) Fica não muito distante, praticamente na palma de sua mão.
(B) Fica mais perto que a distância entre seu desejo e a palma de sua mão.
(C) Não é coisa que deve ser levada a sério, porque brinca de tempo-será.
(D) Está mais perto que a esperança de satisfação de seus desejos.
(E) Não existe, porque o importante é ser feliz e gozar o dia presente.
47. O modernismo no Brasil teve seu início com a Semana de Arte Moderna em 1922, que alcançou, além da literatura, a pintura, a música e a escultura. Como principais figuras do movimento, podemos citar Mário de Andrade e Oswald de Andrade na literatura, Anitta Malfatti e Di Cavalcanti na pintura, Villa-Lobos como o jovem maestro e Vitor Brecheret representando a
escultura. O movimento e seus participantes foram considerados inovadores, pois romperam com o cenário artístico brasileiro visto até então. Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta apenas propostas e características próprias desse movimento:
(A) Caráter filosófico e democratização da literatura
(B) Linguagem coloquial e quebra dos gêneros literários.
(C) Ataque à tradição literária e mergulho no inconsciente
(D) Uso de versos livres e análise psicológica
(E) Perfeição formal e humor
Inglês
48. Assinale a alternativa que preencha o espaço em branco corretamente:
She is _____________ girl in town.
(A) more beautiful
(B) beautiful
(C) ugly
(D) tree
(E) the most beautiful
49. Assinale a alternativa que melhor preencha o espaço em branco:
He is __________ hard now.
(A) working
(B) work
(C) to work
(D) was work
(E) worked
50. Assinale a alternativa que contenha somente verbos irregulares:
(A) Play, cry, get, do
(B) Study, play, read, go
(C) Get, read, meet, go
(D) Pay, put, love, see
(E) Cry, play, read, lov
Gabarito
41 D
42 A
43 E
44 B
45 C
46 D
47 B
48 E
49 A
50 C
Comento sim' Como eu vo saber que eu respondi certo?
ResponderExcluir:S
To meio em duvida..
Milena'
O gabarito está no final do post Milena.
ResponderExcluirque burra da zero pra ela kkkkk
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