Segunda Guerra Mundial

Para entender a Segunda G.M, você tem que saber os motivos, e alguns deles vieram da 1ª GM, pode-se falar que a 2 GM e continuação da 1GM, um deles que eu julgo o mais importante foi o Tratado de Versalhes, mas vamos aos fatos.

Motivos

-Comportamento revanchista da 1ªGM (Tratado de Versalhes).
Como visto, a 1ªGM foi vencida pela França e Inglaterra, com isso eles fizeram um tratado, que na minha opinião, foi muito humilhante para a Alemanha (não sou à favor de Hitler), o Tratado de Versalhes.
Alguns pontos importantes do tratado são os que estipulavam a restituição de Alsácia e Lorena ao território da França, você deve ta pensando porque a Alemanha queria tanto essas terras, é o seguinte, era lá que tinha as maiores jazidas de carvão da Europa. A Alemanha também perdeu suas colônias, que foram distribuídas aos paises europeus.
Outro fato é o "corredor polonês", conhecido como território de Posen, é o seguinte, esse corredor era a saída da Polônia para o mar Báltico, mas antes da 1ªGM lá era território alemão, com a divisão política feita após a 1 GM, a Alemanha também perdeu a posse dessas terras.
Segundo o tratado, a Alemanha teve seu exército extremamente reduzido, eles só poderiam ter 100.000 soldados, e foi "totalmente" desarmado, não podia ter Marinha, artilharia pesada, tanques ou aviões, mas o alto comando do exercito (Generais, Coronéis...), ficou intacto.
Na minha opinião, essa foi a pior delas, porque a França e Inglaterra deixou e estipulou que a Alemanha produzisse armas, mas todas essas armas produzidas eram para França e Inglaterra. Vocês acham que a Alemanha e tão "trouxa",ela aceitou já visando o futuro, enquanto ela produzia 5000 armas, mandava 4000 para França e Alemanha e ficava com 1000, lá escondido. Ai ela juntou muitas armas, com seu alto escalão do exercito intacto resolveu.... vocês vão ver mais pra frente...
Pagamento de indenizações pela morte de soldados, destruição de cidades, etc...; era o montante de dinheiro dividido entre França(52%), Inglaterra(22%), Itália(10%)...

-Crise de 1929(graves conseqüências)
Com a crise, havia um grande número de desempregados, uma grande dificuldade financeira. Eles estipulam um projeto de perseguição aos estrangeiros, culpando-os da situação econômica do país.
Você deve ta pensando porque isso e uma grave conseqüência, é fácil saber, isso vai fazer com que os governos Nazi-fascistas se torne muito forte, -ainda não entendeu- é o seguinte; o cara ta lá desempregado, vagando pelas ruas, ai houve um louco gritando que a crise é culpa do governo (imposições das nações vencedoras da 1GM), e o desemprego é culpa disso e aquilo, ai ele pensa:
ohh, esse cara tem razão, vou seguir ele. E foi isso que fez a ascensão do Nazi-Fascismo.

- Princípios do Totalitarismo.(Situando mais o Nazismo)
--Supremacia do Estado, o estado estava acima de tudo e de todos, onde Hitler era o chefe maior.
--Devoção ao chefe político, somente Hitler mandava na Alemanha naquele momento, era o grande dono do poder, isto se vê em imagens da época, onde aparece Hitler sempre acima de todos dando à ele um grau de superioridade perante todos.
--Individuo e fragmento do Estado, o Estado manda no individuo, ele faz tudo que eles pedem.
--Eliminação da luta de classes, Hitler não favorecia classes sociais.
--Nacionalismo Exacerbado, Hitler cultuava exageradamente à sua nação, a Alemanha para ele era tudo, depois que ele viu sua nação saindo humilhada da 1GM, Hitler resolveu buscar o espaço vital, lutar pelos direito da Alemanha, e contra as imposições dos tratados de Paz.
--Inimigo Comum, eles eram os comunistas e os judeus, os escolas na época ensinavam como saber se o individuo era da raça ariana, aulas de ciência racial.
--Exaltação da Guerra, para eles somente com a guerra a Alemanha poderia retomar o que tinha perdido, Hitler fazia a cabeça da população para lutar pela Alemanha e pelo visto conseguiu. Usava grandes campanhas e propagandas incentivando a guerra.
--Partido Único.

Surgimento dos Governos Nazi-Fascistas.
Teve a ascensão que eu já falei...;
Teve incentivo dos paises capitalistas, é isso mesmo, um dos mais fortes eram os EUA, pois o Nazi-Fascismo eram perseguidores de Comunistas, e tem coisa pior pra capitalista do que comunista...
E a contestação dos Tratados de Paz regidos no termino da 1GM, que já falei ai pra cima. Mas só
que fica uma duvida: Se o tratada foi regido só para a Alemanha, onde a Itália entra nisso? E é isso que nos vamos ver agora...

--Fascismo na Itália.
Principais etapas da Formação:
-Os italianos se sentiram traídos no acordo de paz da 1GM, mas como, eles foram chamados à guerra e foi lhes prometido no fim desta algumas terras, mas isso não aconteceu, e houve uma incontestaçao muito grande.
-1919- E fundado o grupo do primeiro Partido Fascista, por Benito Mussolini.
-1920- Eles começam a quebrar sedes de partidos de esquerda e perseguiam os opositores. Tudo isso tinha apoio de comerciantes, proprietários de terras e industriais(por causa dos comunistas, ok?)
-Em 26 de outubro de 1922 acontece a Marcha sobre Roma, que foi a tomada do poder da Itália por via militar, Vitor Emmanuel, o rei, e pressionado pela burguesia, nao resistiu a pressão e colocou Mussolini como ministro. Depois os fascistas alcançaram a maioria das cadeiras do Parlamento, pela ascensão do povo.
-Em 3/1/1925 e 1936 foi adotado o sistema totalitário na Itália, que regia o seguinte: dissolviçao de partidos de oposição, fechamento de jornais e censura de imprensa, ele criou Duce(senhor único da Itália), passou a governar mediantes a decretos, fazendo o Estado ser interventor e autoritário.
-1929-Acordo de Latrão, um acordo entre o Papa e Mussolini
-1935-Invasão da Etiópia, Mussolini conquistou a Etiópia vingando-se da derrota sofrida em Ádua, cerca de 40 anos antes, ele ameaçava a estabilidade da região do rio Nilo, que era dominada pelos ingleses, ai houve bloqueio da Liga das Nações, declarando que a Itália era culpada pelo conflito A Liga das Nações foi criada no Tratado de Versalhes para evitar novas guerras,é como a ONU hoje, mas não tinha muita força.
-1936-Fortalecimento do poder de Mussolini(DUCE), com o totalitarismo.

--Nazismo na Alemanha.
-1918-Proclamação da República de Weimar. Após a derrubada do segundo Reich, os socialdemocrata aceitaram as condições do Tratado de Versalhes, que arrasou a economia de Alemanha.
-1919-Houve a tentativa de tomada do poder pelos Espartaquistas, eles eram comunistas alemães, e tentaram dar um golpe de estado em Berlim, queriam instalar a ditadura do proletariado mas fracassaram e teve seus lideres mortos por oficiais da direita.
-1920- O Partido Trabalhista Alemão, se torna Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães(NAZI), liderado por Adolf Hitler; o nome do partido nao mostra nada do que na verdade ele realmente é, pois, de socialista ele nao tem nada, mas e totalmente nacionalista, o termo: socialista, é mas para chamar atenção da sociedade, e da idéia de que eles eram bonzinhos.
-1923- Os Nacinais-Socialistas tentam dar um golpe na Baviera, e para se mostrar como o Nazismo nao era um partido muito organizado, eles nao conseguiram nada com isso e Hitler acaba sendo preso, e na cadeia escreve o livro "Mein Kampf"(Minha Luta),um dos livros mais vendidos do mundo. Quando saiu da cadeia, Hitler reorganizou o partido e por em pratica a tomada do poder.
-1924-Houve um financiamento por parte dos norte-americanos para a Alemanha amenizar suas dividas de guerra, com isso a população esqueceu um pouco do Partido Nazista, como se deu pra notar nas
eleições de 1925, onde o partido foi muito mal, e quando o ultraconservador Marechal Hindenburg foi escolhido para chefiar o Executivo. Ele conseguiu melhorar as relações diplomáticas com as demais potencias européias, e obteve o fim do controle sobre o desarmamento. Mas Hitler foi paciente e soube como ampliar seu partido, como falava muito bem para as multidões, Hitler promovia desfiles, concentrações de massas, carregadas de simbologia, usava uma propaganda de forte impacto que incentivavam o ingresso dos jovens(Juventude Hitherlista), criou também as milícias paramilitares chamadas SA- Divisão de Assalto, e as SS-Tropas de Proteção, essas promoviam o terrorismo e desestabilizar o regime e intimidar os partidos de esquerda. Os nazistas eram extremamente racista, e buscavam e raça ariana, uma mistura indo-europeu, e perseguiam os judeus -mas você deve esta perguntando porque eles perseguiam os judeus- e que Hitler culpou os judeus pela derrota da Alemanha na 1GM, e ele ficou mais revoltado ainda porque ele também estava lutando pelo seu pais na 1GM, Hitler era austríaco,
e depois de sua morte soube-se que ele tinha um pouco de sangue judeu. Mas eu nao sei porque ele
gostava tanto da Alemanha, dizem que a Áustria fazia parte da Alemanha, então deve ser porisso que a primeira coisa que Hitler faz quando chega ao poder e anexar a Áustria ao território alemão. Hitler queria também criar o terceiro Reich(império).
-1929-Com a crise mundial atingindo a Alemanha, o Nazismo estava em plena ascensão.
-1932-Hitler foi chamado por Hindenburg para ser chanceler, é quase um 1 ministro.
-1932-Os Nazistas conseguiram 44% dos votos na eleição devido ao apoio da população ao movimento nazista.
-1933-Os Nazistas(SS,SA) incendeiam o Reichstag(parlamento) e culpam os comunistas, isso faz desencadear uma grande perseguição dos sindicatos e membros dos partidos comunista e socialistas.
-1933-Inicio do Primeiro Plano Quadrienal, para conter o desemprego.
-1934-Morte de Hindenburg, e Hitler chega ao poder maior, à presidência da Alemanha, e se torna Führer, o supremo dirigente, que dissolve o parlamento, liquida o federalismo, e centraliza o poder.
-1935-E criada as Leis de Nuremberg, contra os judeus.
-1936-Segundo Plano Quadrienal, nesses planos, Hitler criou grandes obras publicas, fixou os salários, instituiu a Frente de Trabalho alemão, que reunia todas as categorias, e cuidava do lazer e educação. Tudo isso para fortalecer o Terceiro Reich. A Alemanha começa a busca do "espaço vital", isso se deu como; a França e Inglaterra estava preocupada com a URSS, e esqueceram de Hitler, que retomava seu exercito fortemente armado, e reconquistando os territórios perdidos durante a 1GM.

A guerra propriamente dita.

Hitler nao entrou na guerra de imediato, (perai, a guera nao tinha explodido ainda), ele foi para Espanha exercitar a tática de Guerra.
Em 1936 Mussolini parou um pouco com o fascismo e se aproximou de Hitler para formar o Eixo Roma-Berlim.
Em 1938 Hitler poe em pratica a sua política Expansionista e começa anexar terras que tinha perdido na 1GM. Inglaterra e França se omitem,
e deixam Hitler à vontade. Primeiro ele toma posse da Áustria, e França
e Inglaterra nada fizeram. Logo depois ele queria a região de Sudetos,
na Tchecoslováquia, porque era uma região onde havia alemães, mas ele
era muito esperto e anexou a Tchecoslováquia também, e as duas lá nao
queriam nem saber.
Hitler como nao e trouxa,em 1939, assina um tratado com a URSS, para nao haver agressão a ela, porque o exercito da URSS era muito forte.
AGORA SIM, COMEÇA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,
Com a invasão da Polônia, França e Espanha se ligam e falam, "agora chega, esse cara já foi longe de mais, vamos acabar com isso" ai se da
o inicio da guerra...
Em 1940 a Alemanha inicia a guerra com a frente oeste, pois ao seu leste estava a URSS, e eles tinham fechado um acordo de paz(momentânea) eles invadem a Bélgica, Holanda e França e dominam esses paises. A Inglaterra fica sozinha no momento e bombardeada constantemente , dia e noite, durante 8 semanas.
A Alemanha faz um acordo de paz(armistício) com a França, e começa a guerra na frente leste, e desagrada os soviéticos. Logo se forma um pacto Berlim-Roma-Toquio. Em 1941 eles invadem a Iugoslávia e a Grécia.
Hitler começa a invadir a URSS, mas e surpreendendo pelo inverno rigoroso, (igual aquele que surpreendeu o exercito de Napoleão).
Em 1941 os Americanos são atacados em Pear Harbour pelos japoneses, os Japa tinham interesses imperialistas e comerciais. os EUA nao queriam entrar na guerra, mas Hitler estava chegando perto de mais das
suas terras, e se a URSS ganhasse a guerra os EUA perderia seu mercado capitalista, pois esse se tornaria todo socialista.
-As Resistências
Grécia, Polônia e França começam e resistir as invasões. Em 1942 a Alemanha perde sua 1 batalha, em Stalingrado. Em 1944 um contra ataque russo retoma a Romênia, Hungria, Bulgária e Finlândia. Nesta época começam a ser descobertos os campos de concentração feitos por Hitler, milhares de judeus mortos, os comunistas foram mais espertos alguns deles foram para a Espanha. Em 1945 na Itália, a invasão pela Sicília permite a desarticulação de Mussolini. Em 1944 a Alemanha começa a ser muito pressionada, surge uma frente de invasão americana, francesa e inglesa, a invasão foi pela Normandia, no norte da França.
Esse dia ficou conhecido como o
DIA "D"(6/6/1944).
Em 1945 a Alemanha e invadida por todas as partes, os soviéticos entram em Berlim, e Hitler suicida com sua mulher Eva Braum....
A Alemanha ficou dividida entre Alemanha Oriental(socialista) e Ocidental(capitalista) por exatamente esse episodio, as invasões de URSS e EUA.
Em 45 ainda os Japoneses continuam as lutas no oriente, para indicar os rumos da guerra Fria, os americanos jogam as bombas atômicas em Nagasaki e Hiroshima, e o Japão não agüenta mais ...
:-) FIM.


Ao meu modo de ver, foi assim a 2GM. ass: Leonardo César Fraga de Sousa.DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Segunda Guerra Mundial"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica