Produto Interno Bruto (PIB)

Reuters

Confirmando as previsões de especialistas, o Brasil recebeu a confirmação no início de junho de que sua economia está em estado de recessão. Isso significa que, durante dois trimestres consecutivos, o valor do Produto Interno Bruto regrediu. Mas, afinal, como é calculado o PIB de uma nação? Desde quando essa medição é feita? Quem a inventou? Entenda essas e outras questões a seguir.

1. Qual o significado do PIB?

O Produto Interno Bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.


2. Como ele é medido?

A fórmula para o cálculo é a seguinte:

PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações

São medidas a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entram no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.


3. Quem faz essa medição no Brasil?

Exclusivamente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento.


4. Por que o cálculo fica apenas nas mãos do IBGE?

De acordo com Cláudia Dionísio, economista da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, muitos dados utilizados para a apuração do PIB brasileiro são sigilosos. Isso porque algumas empresas privadas não divulgam seus resultados e mandam os dados para o IBGE sob a garantia de sigilo. Dessa forma, outros analistas não teriam condições de determinar com precisão qual o valor correto, mas apenas realizar estimativas sobre o desempenho da economia.


5. Desde quando é feita a medição do PIB?

O medição foi aplicada no mundo e, consequentemente, no Brasil em 1948, ficando em seguida sob responsabilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI) – que tratou de espalhar seus conceitos às nações. No Brasil, a responsabilidade pelo cálculo já esteve a cargo da Faculdade Getúlio Vargas até 1990. Em seguida, o IBGE passou a fazer a medição.


6. Quem inventou esse conceito?

O método moderno de aferição do desempenho dos diversos setores da economia foi estabelecido pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). Ele formulou os princípios do cálculo na década de 1940. Stone foi imediatamente reconhecido, como fica claro pela adoção quase instantânea de seu método em quase todo o mundo. Outra forma de reconhecimento foi o Nobel de Economia, com o qual o economista foi agraciado em 1984.


7. A metodologia de medição do PIB sempre foi a mesma?

Não. O método foi modificado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no mundo diversas vezes – o mesmo ocorrendo no Brasil. Um exemplo: até 2000, algumas atividades econômicas ficavam de fora das estatísticas ou tinham peso menor no cálculo do que seu real valor na economia. É o caso da consultoria de software, processamento de dados, agências de notícias, atividades de cinema, rádio e TV, serviços de telefonia celular e serviços financeiros.


8. Qual a diferença entre PIB nominal e o PIB real?

O PIB nominal é valor calculado levando-se em conta os preços do ano corrente: ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final. Já o PIB real é medido com o preço fixado no ano anterior, tirando-se desse cálculo o efeito da inflação.


9. Como é calculado o PIB per capita?

Para se chegar a renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo. No caso do Brasil, teríamos o seguinte:

PIB (2,889 trilhões de reais*) / 190 milhões de habitantes** = 15.205 reais / habitante

Isso significa que, em um ano, cada brasileiro seria responsável em média pela produção de riquezas correspondentes a 15.205 reais.

* Dado relativo a 2008 (IBGE)
** Estimativa para junho de 2009 (IBGE)


10. Confira a seguir a comparação entre o valor do PIB do Brasil e de outras nações

DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Produto Interno Bruto (PIB)"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica