Entre os temas estudados em literatura no Brasil, pelos menos cinco têm presença quase certa nos testes (veja abaixo) e merecem uma atenção especial nos estudos, segundo o professor Vanderlei Vicente, dos cursos Unificado e PV Sinos.
O professor lembra que o aluno pode se valer de resumos de obras literárias, desde que obtidos em livros ou sites de confiança. Também aconselha a leitura de livros (ou sínteses) que não figuram entre as leituras obrigatórias. "É comum a presença de questões que exigem o conhecimento de um resumo básico de inúmeros romances", afirma.
Outra sugestão de Vicente é anotar elementos marcantes ao ler uma obra, como passagens ("fulano disse isso sobre tal acontecimento"), atos ("fulano fez isso quando soube daquilo"), espaço ("tal fato aconteceu em determinado lugar") e contexto histórico-social ("tal revolução acontece paralelamente aos fatos narrados").
"Isso dá trabalho, mas ajuda o vestibulando a não esquecer passagens marcantes que, caso não sejam anotadas e retomadas, podem cair no esquecimento", lembra o professor. Cinco temas que não podem faltar na prova de literatura:
- Romantismo:
Vale a pena lembrar as diferentes possibilidades que a poesia romântica apresenta, partindo da temática indianista (Gonçalves Dias), passando pelo tédio (Álvares de Azevedo), indo às questões sociais, como a escravidão (Castro Alves).
- Machado de Assis:
Não esqueça que as obras de maior destaque do autor surgem a partir da década de 1880, momento em que ele aprofunda a análise psicológica de seus personagens e apresenta inovações estruturais (Memórias Póstumas de Brás Cubas é o melhor exemplo) tanto nos romances como nos contos.
- Pré-Modernismo:
Vários autores do início do século XX não se enquadravam nas escolas vigentes, sendo chamados de "pré-modernos" (termo surgido bem mais tarde para defini-los). Deste momento, é preciso uma atenção especial às obras de Lima Barreto, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha.
- Romance de 30:
Fique atento ao fato de que a literatura dessa época apresenta uma visão voltada para as questões sociais; tendo destaque as obras de Graciliano Ramos (principalmente com os romances São Bernardo e Vidas Secas) e Jorge Amado (que tem romances marcantes, como Terras do Sem Fim e Dona Flor e Seus Dois Maridos).
- Poesia Moderna:
Tenha em mente os principais temas explorados e tente analisar previamente alguns poemas cruciais de poetas como Carlos Drummond de Andrade (Poema de sete faces e Áporo, por exemplo), Vinicius de Moraes (Soneto de Fidelidade e Soneto de Separação) e Manuel Bandeira (Pneumotórax e Vou-me Embora pra Pasárgada).
Redação Terra
Vale o Click
0 Response to "Veja cinco temas obrigatórios da prova de Literatura"
Postar um comentário