Português: cinco temas para priorizar e se dar bem

Todos os vestibulandos precisam estar especialmente atentos à prova de Português. Independentemente do curso desejado, nas grandes universidades o peso da nossa língua materna conta muito para a média final.

Thiago Godoy, professor de Língua Portuguesa do Oficina do Estudante, de Campinas, lembra que as grandes universidades não estão mais tão interessadas em alunos que possuam um conhecimento "enciclopédico e estanque". "São mais atraentes aqueles que, com conhecimentos adquiridos nos anos de escola, saibam processar e internalizar informações novas.

Por isso, não basta saber mecanicamente conjugar verbos irregulares e anômalos, inclusive na 'temida' segunda pessoa do plural, sem entender seus usos pragmáticos, as diferenças de registro de linguagem, variação linguística etc.", analisa.

Confira cinco dicas do professor para a prova de Português.

- Concordância nominal e verbal: o aluno tem de estar atento às flexões verbais impostas pela modificação dos núcleos nominais, principalmente sujeitos compostos, e às substituições possíveis para cada coletivo, pronome relativo, expressões numéricas e partitivas. Inadequações decorrentes da permutação dos verbos ¿haver¿ e ¿existir¿, singular e plural, sempre são alvos de questões, assim como a concordância do verbo ¿ser¿.

- Regência nominal e verbal: os examinadores costumam testar os candidatos em questões que mesclam regências de nomes e verbos. Procure habituar-se às preposições regidas e enfocar as mudanças de sentido que verbos de mais uma regência apresentam. Este conteúdo também é campo frutífero para perguntas referentes ao uso da crase.

- Coerência e Coesão:
as antigas questões de análise sintática, em sua maioria, foram substituídas por exercícios que testam a capacidade do aluno em reestruturar enunciados, alterando seu conteúdo, por meio de conjunções e locuções conjuntivas. A prática constante das paráfrases é uma tarefa importante para o domínio deste tipo de habilidade.

- Interpretação de texto: as provas de interpretação não mais utilizam apenas o "formato tradicional" de texto. Diversos vestibulares, principalmente os dissertativos, exploram propagandas, tirinhas e outros formatos, até mesmo em outros suportes, como material para os testes de leitura. O aluno deve concentrar-se em regionalismos, gírias, jargões e outras mudanças de registro.

- Figuras de Linguagem: este conteúdo aproxima bastante as disciplinas de Gramática e Literatura. Procure, nos próprios textos literários, conhecer e reconhecer as figuras mais exploradas pelos autores: Metáfora, Metonímia, Antítese, Paradoxo, Anáfora, Aliteração, Assonância, Polissíndeto, Sinestesia, Ironia etc.

Redação Terra

Vale o Click
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Português: cinco temas para priorizar e se dar bem"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica