Thiago Godoy, professor de Língua Portuguesa do Oficina do Estudante, de Campinas, lembra que as grandes universidades não estão mais tão interessadas em alunos que possuam um conhecimento "enciclopédico e estanque". "São mais atraentes aqueles que, com conhecimentos adquiridos nos anos de escola, saibam processar e internalizar informações novas.
Por isso, não basta saber mecanicamente conjugar verbos irregulares e anômalos, inclusive na 'temida' segunda pessoa do plural, sem entender seus usos pragmáticos, as diferenças de registro de linguagem, variação linguística etc.", analisa.
Confira cinco dicas do professor para a prova de Português.
- Concordância nominal e verbal: o aluno tem de estar atento às flexões verbais impostas pela modificação dos núcleos nominais, principalmente sujeitos compostos, e às substituições possíveis para cada coletivo, pronome relativo, expressões numéricas e partitivas. Inadequações decorrentes da permutação dos verbos ¿haver¿ e ¿existir¿, singular e plural, sempre são alvos de questões, assim como a concordância do verbo ¿ser¿.
- Regência nominal e verbal: os examinadores costumam testar os candidatos em questões que mesclam regências de nomes e verbos. Procure habituar-se às preposições regidas e enfocar as mudanças de sentido que verbos de mais uma regência apresentam. Este conteúdo também é campo frutífero para perguntas referentes ao uso da crase.
- Coerência e Coesão: as antigas questões de análise sintática, em sua maioria, foram substituídas por exercícios que testam a capacidade do aluno em reestruturar enunciados, alterando seu conteúdo, por meio de conjunções e locuções conjuntivas. A prática constante das paráfrases é uma tarefa importante para o domínio deste tipo de habilidade.
- Interpretação de texto: as provas de interpretação não mais utilizam apenas o "formato tradicional" de texto. Diversos vestibulares, principalmente os dissertativos, exploram propagandas, tirinhas e outros formatos, até mesmo em outros suportes, como material para os testes de leitura. O aluno deve concentrar-se em regionalismos, gírias, jargões e outras mudanças de registro.
- Figuras de Linguagem: este conteúdo aproxima bastante as disciplinas de Gramática e Literatura. Procure, nos próprios textos literários, conhecer e reconhecer as figuras mais exploradas pelos autores: Metáfora, Metonímia, Antítese, Paradoxo, Anáfora, Aliteração, Assonância, Polissíndeto, Sinestesia, Ironia etc.
Redação Terra
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