Espanhol: cinco temas para priorizar nos estudos

Nos vestibulares em que é possível escolher a língua estrangeira, muitos concorrentes acabam optando pelo Espanhol, especialmente pela proximidade com a Língua Portuguesa. Mas o candidato precisa estar atento para não cair, por exemplo, na cilada das palavras com grafia igual ou parecida, mas com significado completamente diferente.

Conforme o professor Carlos Del Castillo Alonso, do curso pré-vestibular Unificado, de Porto Alegre, as provas de Espanhol dos diferentes vestibulares do país podem apresentar um ou vários textos, podendo ser jornalísticos, literários ou publicitários. "Basicamente, encontramos três tipos de questões: compreensão, vocabulário e gramática", diz o professor. Confira a seguir algumas dicas dele para a prova:

- Compreensão do texto:
lembre-se de que ler não é traduzir. Sempre vão existir palavras desconhecidas no texto, mas isso não impede a compreensão. É importante tentar entender o texto de uma maneira geral. As questões formuladas em português podem ajudar com palavras relacionadas com o tema do texto. Para trabalhar a compreensão, é bom ler textos em Espanhol sobre os mais variados temas, para acrescentar vocabulário e fazer com que a leitura fique cada vez mais fluida.

- Vocabulário:
o grande medo do vestibulando na prova de Espanhol é que perguntem por aquela palavra ou expressão que mal entendeu na sua primeira leitura do texto. Para encontrar a melhor tradução ou sinônimo da palavra solicitada, a dica é contextualizar e ver dentre as diferentes opções qual se encaixa no contexto. A leitura de textos em Espanhol vai enriquecer o vocabulário, mas é importante revisar as palavras heterosemânticas (com grafia ou som igual ou parecido ao Português, mas de significado diferente) e as heterogenéricas (palavras de diferente gênero do Espanhol ao Português).

- Pronomes:
substituem substantivos ou fatos e são importantes para não se perder na leitura do texto. Especial atenção aos pronomes de objeto direto e indireto. Em espanhol, é comum a substituição dos dois ao mesmo tempo, o que gera uma pequena dificuldade para o vestibulando. Também são importantes os pronomes neutros.

- Conjunções:
são palavras (nexos) que permitem incluir orações diferentes dentro de uma mesma oração e servem para expressar a relação existente entre elas. Algumas marcam uma relação de coordenação e outras expressam uma relação de subordinação. São imprescindíveis para entender as diferentes relações das orações que compõem o texto.

- Verbos:
existem regulares e irregulares, reflexivos, pronominais, impessoais e muitos outros que certamente qualquer vestibular vai cobrar, pois nos mostram o modo, o tempo, o número, voz e a pessoa que faz a ação. Mas há também aqueles que não expressam ação. A principal dica para o vestibulando é não se deixar apavorar por tabelas de verbos intermináveis e entendê-los assim como no Português, pois há muitas semelhanças com estes, e sempre lembrar que na terminação do verbo está quase toda a informação que procuramos - a não ser o significado, que está no radical.

Redação Terra
COMPARTILHAR:

+1

1 Response to "Espanhol: cinco temas para priorizar nos estudos"

  1. Adorei o Blog , esta me ajudando muito e acredito que esteja ajudando outras pessoas também !!! Continuem Assim !


    Jéssy

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica