Confira 5 temas para priorizar no estudo de Física

Conceitos, fórmulas e muitos cálculos. Na preparação para as provas de Física dos vestibulares pelo País, nem sempre os candidatos conseguem dar conta de aprender, estudar e revisar todos os conteúdos propostos pelas universidades.

Wiliam Ramos Mamédio, professor de Física do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, de Campinas, aponta cinco temas fundamentais, que não podem faltar nos testes da disciplina e que merecem uma atenção especial dos estudantes que se preparam para os exames. O aluno deve estar atento à totalidade de cada um dos assuntos, já que podem ser cobradas questões mais conceituais ou de aplicação de fórmulas. Confira:

- Estudo de movimentos e análise de seus gráficos
Movimento uniforme (MU) e uniformemente variado (MUV) sempre aparecem nas questões de vestibulares. É importante ter em mente as principais características de cada um, bem como suas equações. Na análise dos gráficos, atentar para as propriedades da área e da inclinação dos gráficos, que sempre trazem informações importantes.

- Trabalho, energia e suas transformações e potência
Esses são assuntos que podem ser estudados juntos e têm presença constante nas provas de Física. É necessário saber aplicar a equação de trabalho para o cálculo com forças de intensidade constante e a propriedade da área do gráfico força versus deslocamento, que é numericamente igual ao trabalho realizado, para o caso de forças de intensidade variável. Além disso, o Teorema da Energia Cinética (T.E.C.), uma ferramenta importante. Essencial saber diferenciar as formas de energia que a mecânica trata (cinética e potenciais gravitacional e elástica) e aplicar as condições de Conservação da Energia Mecânica, em sistemas conservativos. A definição de potência mecânica também é importante para entender a potência aplicada na eletricidade.

-
Trocas de calor
Importante antes de qualquer coisa é saber o conceito de temperatura e de calor. Depois saber aplicar as equações de quantidade de calor sensível e latente. Em exercícios sobre trocas de calor é necessário que o aluno entenda que o somatório das quantidades de calor trocados é igual a zero. Esse assunto é primordial para a resolução de questões em que se quer saber a temperatura de equilíbrio de um certo sistema (tema comum em calorimetria).

- Resolução de circuitos elétricos e potência elétrica
Desde os conceitos de corrente elétrica, resistores e resistividade, até a resolução de circuitos elétricos em malha simples (Lei de Ohm-Pouillet). O aluno tem que saber como tratar a associação de resistores e os geradores e receptores elétricos (ideais e reais). As equações de potência elétrica são importantes também para a determinação na energia elétrica consumida por um eletrodoméstico qualquer, por exemplo. Ainda no assunto eletricidade, vale a pena uma atenção para os assuntos de eletromagnetismo.

- Ondulatória e óptica

Em ondulatória, é importante o aluno entender o conceito de onda e saber usar a Equação Fundamental da Ondulatória. E em óptica, deve-se saber tratar os sistemas ópticos esféricos (lentes e espelhos) quanto à determinação gráfica e analítica de imagens (Equação de Gauss). Espelhos planos também merecem uma revisão, apesar de ser um assunto muito simples.

Redação Terra
Vale o Click
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Confira 5 temas para priorizar no estudo de Física"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica