Entenda as propostas do MEC para o Novo Enem com a prova que unificará o vestibular das universidades federais, tendo validade nacional.


O estudante fará, em qualquer Estado, exame do Novo Enem com validade no território nacional e escolheria curso e instituição segundo a nota obtida por ele.

O atual formato do Enem é considerado pouco abrangente quando comparado à seleção feita pelas federais, assim o Novo Enem seria uma primeira etapa dos vestibulares. Uma segunda fase mais abrangente seria de responsabilidade da própria instituição.

As instituições de ensino superior particulares também poderiam aderir ao Novo Enem em substituição ao atual vestibular. A adesão ao vestibular nacional dependerá de cada universidade, que tem autonomia para decidir de que forma poderá incorporar a prova em seu processo seletivo.

Hoje cada universidade realiza seu processo seletivo com provas e datas diferentes. A prova valeria para todo o País. O estudante poderia fazer o teste em qualquer Estado e se candidatar às diferentes universidades federais do Brasil.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela elaboração do Enem, ressaltou que a prova será dividida em quatro eixos: linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, e que o ministério tem capacidade técnica e logística para elaborar e aplicar o exame em todo país.

O aluno fará a prova geral e, com o resultado, poderá decidir o curso que prefere. Ele não precisaria optar por um curso ao se inscrever, ou seja, tem a opção de escolha posterior pela pontuação obtida na prova.

As questões seriam de múltipla escolha e a prova contaria também com uma redação. Alguns cursos poderiam ter uma segunda fase, com uma avaliação de habilidades específicas da profissão escolhida pelo candidato. A segunda etapa seria mais voltada para áreas específicas, com perguntas que julguem a capacidade analítica dos estudantes.
Vale o Click
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Entenda as propostas do MEC para o Novo Enem com a prova que unificará o vestibular das universidades federais, tendo validade nacional."

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica