Dicas Pré-vestibular

Época de vestibular e os alunos se agitam devido à ansiedade pela busca da tão desejada vaga no Ensino Superior. E neste momento, iniciam-se as cobranças por tudo aquilo que deixou de fazer ao longo do ano, e que pode ser decisivo na hora da prova.

Sendo assim, o Pré Vestibular Online estará ao longo desta matéria dando algumas dicas de forma a auxiliá-lo nesta árdua tarefa de se preparar para o vestibular, não o deixando cometer os mesmos erros que a grande maioria dos pré-vestibulandos cometem.
Há a necessidade da combinação de 3 fatores para que se obtenha realmente uma boa preparação para o vestibular: estudo, disciplina e organização.

Procure criar um cronograma de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares. Sugere-se que se estude o máximo de horas possível diariamente. Logicamente, este número de horas varia de pessoa para pessoa, assim como o melhor horário de estudo. Entretanto, sabe-se que pela manhã o organismo está mais descansado, de tal forma que a assimilação do conteúdo pode ocorrer de melhor maneira.

Um erro comumente comido pelos vestibulandos é deixar de lado aquela matéria na qual se tem mais dificuldade ou que se menos gosta. Esta deveria ser a matéria a qual você mais deveria se dedicar. Hoje os vestibulares exigem que se seja bom em tudo, e melhor ainda nos conteúdos específicos. Não permaneça com dúvidas, pois elas podem aparecer na prova.

Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus personagens. Atualmente, muitos resumos estão disponíveis pela Internet. Entretanto, a leitura do resumo não substitui a leitura da obra. Se não for possível realizar a leitura da obra, opte pela leitura de uma análise da obra, que discuta todas as características da obra de forma sucinta, e de preferência, tente resolver questões já cobradas à respeito daquela obra.
Mantenha-se informado lendo revistas, jornais diários ou qualquer outra fonte de informação. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares. Além disso, a leitura aumenta o vocabulário, favorecendo na elaboração da redação, que normalmente apresenta peso significativo nos vestibulares.

Disciplinas da área de exatas, como Física, Química e Matemática são, na maioria das vezes, melhor compreendidas através da resolução dos exercícios. Por isso, após ler a teoria dedique-se à resolução de questões de vestibulares, até porque muitas questões cobradas atualmente já foram cobradas de forma muito semelhante ou até mesmo igual em outros vestibulares. Nosso banco de dados dispõe de várias provas de Vestibulares, Simulados e Escolha por assunto, de tal forma que pode exercitar ao máximo. Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova.

O ENEM tornou-se uma ferramenta importantíssima de se adquirir pontos em muitos vestibulares. Sendo assim, opte por fazê-lo. Por ser realizado em agosto, distante dos vestibulares, serve de alerta para possíveis falhas em sua metodologia de estudo. As provas do ENEM encontram-se disponíveis e são uma boa fonte de treinamento.
Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Embora seja comum se pensar que a prática de atividades físicas são perda de tempo, estas atividades ajudam a liberar substâncias químicas que auxiliarão nos estudos, além de provocarem sensação de bem-estar. E para finalizar, durma bem, pois o momento de descanso é importantíssimo no processo de aprendizado. Estudantes que não respeitam os limites do cérebro podem sofrer fadigas mentais e perder a concentração na reta final da maratona do vestibular. Sendo assim, intercale 15 minutos de uma atividade qualquer a cada 50 minutos de estudo.
Dias antes da prova, procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros. Não se estresse tentando aprender em poucos dias conteúdos que não conseguir aprender ao longo de todo o ano.

No dia da prova procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução. Lembre-se que muitos vestibulares são extremamente rigorosos quando ao horário de entrada. Faça uma alimentação leve para evitar problemas digestivos no momento da prova ou até mesmo ter sonolência. Leve algum alimento para o local da prova, como barra de cereais, um chocolate e água.

A melhor dica durante a resolução da prova é, naturalmente, fazer primeiro as questões mais fáceis, aquelas que você sabe a resposta diretamente sem muita conta ou muito o que pensar. Evite perder tempo com questões que você julga difícil.
Procure controlar o tempo. Em algumas provas você tem menos de dois minutos para resolver cada questão! Não se assuste. Algumas questões você responderá normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.

Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.
Há quem diga que reler a prova na hora de entregar as respostas gera muitas dúvidas e você poderá ser tentado a mudar algumas respostas. Se achar MESMO que alguma resposta deva ser mudada, faça-o; entretanto se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas não mude a que marcou da primeira vez. Só mude a resposta se tiver certeza de que estava errado. Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.

Em caso de questões abertas, terá melhor desempenho quem souber redigir bem e estruturar bem suas idéias. Muito cuidado para não escrever muito e não responder o que está sendo pedido. Respostas claras e objetivas são, obviamente, sempre mais bem valorizadas que aquelas com muitos dizeres sem significado.

Vale o Click
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Dicas Pré-vestibular"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica