Confira as questões que podem cair em Geografia

A complexidade e abundância de assuntos ligados à Geografia nas provas de vestibular tão extensa que, muitas vezes, o candidato não consegue dar conta de todos os conteúdos da disciplina cobrados pela universidade em que pretende estudar. "Vale lembrar que a Geografia num vestibular pode parecer uma grande prova de conhecimentos gerais", diz o professor Claudio Terezo, autor do livro Novo Dicionário de Geografia e professor da Escola São Paulo da Cruz, em Osasco.

O geógrafo lembra ainda que é importante que o aluno se foque em três conceitos principais para a aprendizagem: conhecer, perguntar e registrar. "Quando retomar seus estudos no período pré-vestibular, isso trará ótimos resultados", afirma Terezo.

Para orientar os vestibulandos, ele selecionou cinco temas recorrentes nos exames e diz que o aluno "deve relacionar e fazer um encadeamento de idéias, ligando vários assuntos", fazendo com que um tema possa auxiliá-lo em outras questões. Confira as sugestões do professor:

- Globalização
: você pode começar pelas revoluções industriais e suas conseqüências para o panorama do mundo atual. Foque na 3ª Revolução Industrial (Revolução tecnocientífica) seguindo o eixo que passa por Nova Ordem Mundial, formação de blocos econômicos, reorganização da economia mundial. Dica: pense na globalização centrada num tripé de interdependência formado por transportes, comércio e telecomunicações.

- Problemas ambientais:
tema sempre atual e que envolve uma enorme gama de variantes. Mudanças climáticas afetadas pelo aquecimento global? O efeito estufa sendo agravado pelas ilhas de calor nas cidades aumentando sensivelmente a temperatura da Terra? Degelo nos pólos pode aumentar o nível dos oceanos e acabar com as cidades litorâneas? Deve haver uma redução da queima de combustíveis fosseis e é primordial o uso consciente dos recursos naturais? Ah! A solução são os biocombustíveis? Veja que um assunto está de alguma forma ligado ao outro.

- Geopolítica mundial:
a relação de poder sempre será tema para vestibulares, principalmente com conflitos que se estendem por anos e décadas, como a eterna disputa entre judeus e palestinos na Faixa de Gaza. Sem esquecer do poder exercido pelos países produtores de petróleo, como a questão nuclear ainda permeia nosso mundo e a questão de Cuba. Lembrando que a atual crise econômica (2008) e a posse de Barack Obama podem ser tema de redação.

- Realidade brasileira:
os problemas que o Brasil enfrenta e poderá enfrentar num futuro breve certamente serão pauta para questões de qualquer vestibular. A corrupção e o enfraquecimento do poder público, a falta de credibilidade de nossas instituições são importante foco para planejamento de nosso futuro. Como esquecer do problema de envelhecimento da população brasileira em poucas décadas? A realidade brasileira pode ser contada a partir da distribuição territorial das atividades econômicas, a industrialização brasileira e o processo de urbanização, item básico para a configuração da população brasileira. Lembre-se que a questão sobre a qualidade de vida da população, seus indicadores e taxas, reforma agrária e o processo de redemocratização sempre estão presentes nos vestibulares.

- Amazônia
: quando falamos de Amazônia, devemos lembrar que ela não é apenas uma parte do Brasil e sim um enorme território da América do Sul. Trata-se de um assunto de relevância global e, como tal, temos que observar fatos que permeiam este imenso espaço, tais como o uso sustentável da floresta, o ecoturismo, o desmatamento e o processo de desertificação, a complexidade do sistema hidrográfico e até as questões da biotecnologia e da biopirataria.

Redação Terra
Vale o Click
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Confira as questões que podem cair em Geografia"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica