Biologia: o que estudar para garantir 5 questões

Apesar das constantes novidades trazidas por descobertas da ciência, como a clonagem e as pesquisas com células tronco, as bancas que preparam os vestibulares de biologia nas principais universidades brasileiras não abrem mão de incluir nas provas conteúdos tradicionais e considerados essenciais, que acabam tendo presença certa entre as questões aplicadas aos candidatos.

É caso de perguntas sobre estrutura e funcionamento das células, apontadas como "obrigatórias e fundamentais" pelo professor Sezar Sasson, supervisor de Biologia do Sistema Anglo de Ensino. Ele enumera cinco itens dos programas de biologia que não podem faltar nas provas e que, por isso, também podem ganhar a prioridade de quem se prepara para o próximo concurso.

Veja a lista e as dicas do professor Sasson:

A estrutura celular e o funcionamento da célula:
não se pode ter um conhecimento adequado de biologia sem conhecer as estruturas celulares e seu funcionamento, de acordo com o professor Sasson. Ele recomenda atenção para o estudo de membrana plasmática e os tipos de permeabilidade; os orgânulos do citoplasma e seus papéis na disponibilização de energia (mitocôndria) e na fabricação de material celular (ribossomos). Também devem ser examinados a digestão intracelular (lisossomos), o núcleo, os cromossomos e os dois tipos de divisão celular.

Noções fundamentais em ecologia:
estude os ecossistemas, seus componentes vivos e não-vivos, os ciclos da matéria, o fluxo da energia, as pirâmides de massa, de número e de energia, as cadeias e as teias alimentares, populações, comunidades e as interações biológicas. Também é desejável ter a noção das características dos grandes biomas brasileiros. Outra dica é a busca de informações sobre o que é aquecimento global, sua relação com a emissão de gases de estufa, além de prever seus efeitos sobre o planeta, a médio e longo prazos.

Saúde pública no Brasil
: é importante conhecer as principais parasitoses de maior incidência no Brasil - entre elas malária, Doença de Chagas e verminoses como a esquistossomose e o amarelão -, o ciclo de vida dos parasitas e que medidas de prevenção podem ser tomadas. Ainda é essencial reconhecer o impacto das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a Aids.

As biotecnologias e seus impactos na nossa vida:
as provas devem cobrar o conceito de biotecnologias, principalmente da engenharia genética. Também é necessário dominar a definição de organismos transgênicos, ter noção das técnicas utilizadas para a obtenção da transgenia e conhecer algumas aplicações dessas técnicas, como produção de remédios e de vegetais com maior produtividade.

A teoria da evolução: não podem ficar de fora de seu programa de estudos os mecanismos da seleção natural, que age sobre a diversidade dos organismos, causada por mutações e recombinações genéticas. Procure conhecer as teorias lamarquista, darwinista e neo-darwinista e entender as noções de analogia e homologia, bem como os mecanismos que levam à formação de novas espécies.

Redação Terra

Vale o Click
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Biologia: o que estudar para garantir 5 questões"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica