Simulado Geografia Mackenzie 2009-2

1-
“Aquecimento Global”
“Entre as consequências decorrentes de mudanças climáticas drásticas provocadas pelo aquecimento global estão a escassez de água potável, a redução de áreas de
cultivo, o desaparecimento de espécies vegetais e animais e o recrudescimento de doenças típicas de climas tropicais, atualmente controladas ou de incidência
localizada.”

Considerando o texto acima e os seus conhecimentos a respeito dos efeitos do aquecimento global para o planeta, julgue as afirmações abaixo.

I. A aridificação do semiárido e a savanização do leste da Amazônia estão entre os prognósticos elencados para o Brasil.

II. Os cientistas reunidos pela ONU avaliam que a América Latina experimentará significativa redução de chuvas e encolhimento das terras agricultáveis.

III. Algumas culturas agrícolas, praticadas no Nordeste brasileiro, perceberão um impacto positivo. As estiagens prolongadas favorecem o cultivo da cana de açúcar e da mandioca, raiz considerada base alimentar da população regional.

IV. Em áreas do Sul do Brasil, o cultivo será beneficiado, já que ocorrerá uma diminuição no risco de geadas, garantindo uso prolongado do solo.

Estão corretas,
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

2-
Ano Internacional da Astronomia será celebrado em2009

Paris – O ano de 2009 celebrará a astronomia e as suas contribuições para a sociedade e para a cultura globais.
Destacará os méritos da ciência e seus métodos. As Nações Unidas elegeram 2009 o Ano Internacional da Astronomia (IYA 2009), e designaram a UNESCO como agência líder nas comemorações. A União Astronômica Internacional (IAU) atuará na implementação das
atividades desta celebração mundial.
Com o tema “O Universo a ser descoberto por você”, o Ano quer estimular o interesse, especialmente junto ao público jovem, nos temas da astronomia e da ciência. Até
agora, 99 nações e 14 organizações já decidiram contribuir com o IYA 2009.
O Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, em cooperação com a União Astronômica Internacional, dará prosseguimento à iniciativa “Astronomia e Patrimônio Mundial”, lançada em 2003, cujo objetivo é promover a nomeação de patrimônios culturais ligados à astronomia.
A Astronomia dedica-se ao estudo do cosmo e à análise da composição e do comportamento dos corpos celestes. É a ciência mais antiga e, em muitos aspectos, a que maiores contribuições trouxe para o pensamento científico.
Considerando o tema central da questão, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O eixo da Terra é inclinado em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol (movimento de translação).
Como consequência direta, temos a ocorrência das estações do ano.
b) Os raios solares só incidem, perpendicularmente, em pontos localizados na zona tropical, apresentando, portanto, temperaturas mais elevadas durante todo o ano.
c) Nas zonas temperadas e polares, o Sol não se apresenta a pino em nenhum período do ano, pois os raios incidem obliquamente.
d) Em 20 ou 21 de março e em 22 ou 23 de setembro, os raios solares incidem, perpendicularmente, ao Equador, iniciando-se os Equinócios e Solstícios, respecti vamente.
e) Na linha do Equador, não há variação no fotoperíodo e a diferença aumenta à medida que nos afastamos dele.

3-

Considerando o mapa acima, referente aos Domínios Morfoclimáticos do Brasil, segundo a classificação do geógrafo Aziz Ab'Sáber e a fitogeografia do Brasil, é correto afirmar que

a) 4, 5 e 6 correspondem, respectivamente, aos domínios das Coxi1has, do Pantanal e do Equatorial Amazônico.
b) 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, aos domínios Tropical Atlântico, Planaltos de Araucárias e Coxilhas.
c) 1, 3 e 4 correspondem, respectivamente, aos domínios de Caatingas, das Coxilhas e do Planalto de Araucárias.
d) as áreas de transição estão em branco e o número 5 corresponde às áreas de domínio de Mares de Morros.
e) 1 e 3 correspondem, respectivamente, aos domínios do Semiárido e dos Campos Mistos.

4- “Os estudos relacionados aos tipos e à utilização de solos nos permitem conhecer o passado, incrementar e aprimorar práticas no presente e projetar resultados para o futuro.”
A respeito do tema acima, assinale a alternativa correta.

a) Ao processo que origina os solos e seus horizontes dá-se o nome de pedogênese.
b) A laterização é responsável por formar e modelar a estrutura dos solos, determinando maior ou menor nível de fertilidade.
c) A calagem, procedimento muito utilizado na antiguidade, era utilizado para garantir profundidade do solo, sendo, o material orgânico, o elemento essencial para a obtenção de resultados positivos.
d) Nas áreas de declividade acentuada, os solos são mais profundos; assim, recomenda-se o cultivo agrícola em curvas de nível.
e) Nas últimas décadas, o uso dos solos tem ocorrido de forma mais racional, abandonando práticas tradicionais como as queimadas, principalmente, nos países subdesenvolvidos.

5- A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo.

I. Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias.

II. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar.

III. Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo.

Assim,
a) somente I está correta.
b) somente II está correta.
c) somente III está correta.
d) somente I e II estão corretas.
ç) somente I e III estão corretas.

6- De formação geológica contemporânea, constitui a espinha dorsal do território italiano, é um dobramento surgido durante o período terciário da era Cenozoica e ainda não se concluiu nas estruturas falhadas do centro e do sul, confirmadas pelo vulcanismo (Etna e Vesúvio) e pelas recentes atividades sísmicas na região central do país, Abruzzo.
O texto refere-se a um importante dobramento do continente europeu, denominado

a) Pirineus.
b) Balcãs.
c) Alpes.
d) Cárpatos.
e) Apeninos.

7- I. É onde se origina a mTc (massa tropical continental), quente e seca, atuando basicamente em sua área de origem.

II. Funciona como bacia de captação de inúmeros cursos fluviais com nascentes na vertente oriental dos Andes e na vertente ocidental do Planalto Brasileiro.

III. Foi palco de uma guerra, entre 1932 e 1935, por disputa de territórios, em função da descoberta de petróleo, no sopé da Cordilheira dos Andes, envolvendo empresas do setor petrolífero.

No continente sul-americano, as características I, II e III acima referem-se

a) ao Planalto Uruguaio Sul-Riograndense.
b) ao Chaco Sul-americano.
c) às Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
d) à Planície dos Pampas.
e) ao Planalto da Patagônia.

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Simulado Geografia Mackenzie 2009-2"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica