Questões Multidisciplinares Gripe Suina






1- Existem diversas variedades de vírus de gripe, todas pertencentes ao gênero Influenzavirus. A variedade conhecida como tipo A tem sido isolada em muitas espécies animais, além do homem, e divide-se em vários subtipos. Essa variedade apresenta um envelope lipoprotéico que contém oito moléculas de RNA diferentes como material hereditário, todas envoltas por proteínas do capsídio.
O envelope lipoprotéico contém dois tipos de proteínas que caracterizam os diferentes vírus da gripe: a hemaglutinina, conhecida como espícula H, e a neuroaminidase, conhecida como espícula N. Assim, durante uma infecção gripal, uma pessoa produz anticorpos contra as espículas virais e torna-se imune ao tipo de vírus que a infectou.

Essas espículas são identificadas numericamente. Assim, por exemplo, o vírus identificado como H5N1 é o responsável pela pandemia de gripes em aves, que tem ocorrido na Ásia desde 1997; o H2N2 é o que causou a pandemia de gripe asiática; já o vírus H1N1 foi responsável pela pandemia de gripe espanhola em 1918 ─919 e, mais recentemente, pela pandemia de gripe que
começou no México e se alastra pelo mundo.
Com relação à profilaxia e às características comuns desses vírus, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A vacinação contra a gripe consiste em impedir que diferentes vírus ativos, agentes causadores da doença, penetrem no corpo.

II. Os vírus mutantes possuem espículas H e N ligeiramente diferentes daquelas que existiam nos vírus da linhagem original, o que impede que os anticorpos já produzidos atuem eficientemente.

III. O material genético dos vírus da gripe é o RNA, um ácido nucléico mutável, o que acaba dando origem às diversas variedades de vírus.

IV. Os diferentes tipos de vírus têm afinidades com células específicas e o que determina essa afinidade diferencial dos vírus são seus carboidratos.

Está correto o que se afirma apenas em

a) I.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

2- Em meio a tantas notificações e casos confirmados de gripe causada pelo vírus influenza H1N1, não podem ser esquecidas outras doenças como, por exemplo, a dengue e a tuberculose, que ocorrem no Brasil e atingem uma parcela significativa da população.
Assinale a alternativa correta com relação à dengue e à tuberculose.

a) A medida profilática mais eficiente para prevenir essas parasitoses consiste no uso de vacinas.
b) Lavar as mãos antes das refeições e após usar os sanitários são medidas eficientes para impedir a proliferação da dengue.
c) As principais formas de transmissão da tuberculose e da dengue estão relacionadas às picadas de insetos.
d) Evitar locais aglomerados e o contato direto com pessoas doentes são medidas eficientes na prevenção da tuberculose.
e) Ambas podem ser tratadas com o uso de antibióticos específicos.

3- A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que testes iniciais mostraram que o medicamento antiviral, cujo princípio ativo é o fosfato de oseltamivir, é um inibidor da proteína neuroaminidase, o “N” do H1N1.
Essa substância apresenta a seguinte fórmula estrutural:


Considere que na fórmula estrutural de uma substância orgânica,

• cada interseção de duas ou mais linhas indica um único átomo de carbono;

• na ponta de uma linha, em que não haja um outro átomo representado, também se representa um único átomo de carbono.
Analise a fórmula estrutural apresentada e assinale a alternativa que contém o número total de átomos de carbono.
a) 3.
b) 7.
c) 10.
d) 12.
e) 16.

4- O fosfato de oseltamivir é recomendado no tratamento e na profilaxia de gripe em crianças e adultos, inclusive da influenza A (H1N1), sendo que o tratamento deve ser iniciado nas primeiras 48 horas, após o aparecimento dos primeiros sintomas. Um produto com oseltamivir,
encontrado nas farmácias, está disponível em cápsulas ou em pó para suspensão o qual, após ser reconstituído em água, ficará na razão de 12 mg/mL. O pó para suspensão oral é indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em crianças entre 1 e 12 anos de idade, pelo fato de
elas terem dificuldade de ingerir cápsulas.

Admita que as doses recomendadas para o tratamento da influenza A (H1N1) são:

• Adultos e adolescentes com 13 anos ou mais: 75 miligramas (mg), duas vezes ao dia por cinco dias.
• Crianças de 1 a 12 anos: dose ajustada pelo peso na razão de 1 mg/kg, duas vezes ao dia por cinco dias.
Se uma criança de 12 anos e 60 kg, precisar fazer o tratamento para a gripe influenza A, conclui-se que o volume total de suspensão oral que essa criança deverá ingerir, em todo o tratamento, em mililitros, é

a) 10.
b) 20.
c) 25.
d) 50.
e) 65.

5- Para a identificação de pacientes com sintomas de gripe influenza A, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou hoje que os voos procedentes do Reino Unido, Espanha e Nova Zelândia também serão inspecionados por uma equipe da agência e por médicos
da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Inicialmente, apenas os voos vindos do México, Canadá e Estados Unidos eram inspecionados. A decisão foi tomada durante reunião da Anvisa com representantes das companhias aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero, no Aeroporto Internacional de
Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
(Adaptado de:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/04/28/ult5772u3774.jhtm,
Acesso em: 09.05.2009.)
Em um voo proveniente de Miami, a Anvisa constatou que entre todas as pessoas a bordo (passageiros e tripulantes) algumas haviam passado pela cidade do México.


No diagrama, U representa o conjunto das pessoas que estavam nesse voo; P o conjunto dos passageiros; M o conjunto das pessoas que haviam passado pela cidade do México e A o conjunto das pessoas com sintomas da gripe influenza A.
Considerando verdadeiro esse diagrama, conclui-se que a região sombreada representa o conjunto das pessoas que, de modo inequívoco, são aquelas caracterizadas como

a) passageiros com sintomas da gripe que não passaram pela cidade do México.
b) passageiros com sintomas da gripe que passaram pela cidade do México.
c) tripulantes com sintomas da gripe que passaram pela cidade do México.
d) tripulantes com sintomas da gripe que não passaram pela cidade do México.
e) tripulantes sem sintomas da gripe que passaram pela cidade do México.

6- O Ministério da Saúde do Brasil, por meio do Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública, publica diariamente os dados numéricos relativos à evolução de casos confirmados de Influenza A, no mundo, segundo critério de classificação por país.
O gráfico mostra a evolução de casos confirmados de Influenza A: no México, nos Estados Unidos e no Canadá, de 2 de maio a 15 de maio de 2009.


Pela análise do gráfico, pode-se afirmar que,

a) no dia 9 de maio, havia menos de 1 100 casos no México.
b) no período considerado, a evolução do número de casos no Canadá teve taxa de crescimento superior à do México.
c) em 14 de maio, a diferença entre os números de casos do México e do Canadá, nessa ordem, era maior que 2 400.
d) de 2 de maio a 8 de maio, o número de casos confirmados no México manteve-se, diariamente,
superior ao dos Estados Unidos.
e) no período considerado, o número de casos confirmados nos Estados Unidos manteve-se, diariamente, superior ao do México.

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Questões Multidisciplinares Gripe Suina"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica