Avaliação de Aprendizagem

01- (VUNESP 2006) O fabricante informa que um carro, partindo do repouso, atinge 100 km/h em 10 segundos. A melhor estimativa para o valor da aceleração nesse intervalo de tempo, em m/s2, é:

a) 3,0.10-3

b) 2,8

c) 3,6

d) 9,8

e) 10

02- Um carro percorre uma rodovia com movimento uniforme, descrito pela equação:
s= 10 + 3t,
onde s é medido em quilômetros e t em horas.
Determine:

a) O espaço inicial e a velocidade escalar;
b) o espaço quando t=4h;
c) o instante em que o carro passa pela origem dos espaços;
d) verifique se o movimento é progressivo ou retrógrado. Justifique !

03- (E. E. São Carlos) O gráfico da figura representa a distância percorrida por um homem em função do tempo. Qual o valor da velocidade do homem quando:


a) t= 5s
b)t=20 s

GRÁFICO
04- (UF-PA) Sobre as funções dos tipos de retículo endoplasmático, pode–se afirmar
que:
a) o rugoso está relacionado com o processo de síntese de esteróides;
b) o liso tem como função a síntese de proteínas;
c) o liso é responsável pela formação do acrossomo dos espermatozóides;
d) o rugoso está ligado à síntese de proteína;
e) o liso é responsável pela síntese de poliolosídios.

05- (UF - São Carlos) Todas as alternativas abaixo expressam uma relação correta
entre uma estrutura celular e sua função ou origem, exceto:
a) Aparelho de Golgi - relacionado com a síntese de polissacarídeos e com a adição
de açúcares às moléculas de proteínas.
b) Retículo endoplasmático rugoso - relacionado com a sínteses de proteínas
reduzidas das células.
c) Peroxissomos - relacionados com os processos de fagocitose e pinocitose, sendo
responsáveis pela digestão intracelular.
d) Lisossomos - ricos em hidrolases ácidas, têm sua origem relacionada com os sacos
do aparelho de Golgi.
e) Retículo endoplasmático liso - relacionado com a secreção de esteróides e com o
processo de desintoxicação celular.

06- São organismos procariontes:
a) vírus e bactérias;
b) vírus e cianobactérias;
c) bactérias e cianobactérias;
d) bactérias e fungos;
e) todos os unicelulares.

07- Indique a distribuição eletrônica do oxigênio (Z = 8) no estado fundamental.

a)Seguindo o diagrama de Pauling, para o átomo de oxigênio, que apresenta 8 elétrons, temos: 1s2 2s 2p6
b)Seguindo o diagrama de Pauling, para o átomo de oxigênio, que apresenta 8 elétrons, temos: 1s1 2s3 2p4
c)Seguindo o diagrama de Pauling, para o átomo de oxigênio, que apresenta 8 elétrons, temos: 1s2 2s2 2p6
d)Seguindo o diagrama de Pauling, para o átomo de oxigênio, que apresenta 8 elétrons, temos: 1s2 2s2 2p4

08- (UFSC) O número de elétrons em cada subnível do átomo estrôncio (38Sr) em ordem crescente de energia é:
a)1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 4p6 3d10 5s2
b)1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2
c)1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 5s2
d)1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4p6 4s2 3d10 5s2
e)1s2 2s2 2p6 3p6 3s2 4s2 4p6 3d10 5s2

09- (VUNESP) Na frase: "O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô", encontramos a figura de linguagem chamada:
a)elipse
b)anacoluto
c)hipérbole
d)silepse de pessoa
e)silepse de número

10- (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:
a)antítese
b)metáfora
c)anáfora
d)hipérbato

11- (CESGRANRIO) Na frase "O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a)O balão inflou, começou a subir e apagou.
b)A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
c)João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
d)O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.

12- (PUC - SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
a)metonímia e eufemismo
b)perífrase e hipérbole
c)metonímia e prosopopéia
d)prosopopéia e hipérbole
e)hipérbole e metonímia

13- (UM - SP) Indique a alternativa em que haja uma concordância realizada por silepse:
a)Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório
b)Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais satisfatórios
c)Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades
d)Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a qualquer tratamento
e)Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita força para sobreviver



DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

3 Responses to "Avaliação de Aprendizagem"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica