Interpretação de texto


Para interpretar um texto você precisa saber os passos a serem dados, ter cuidados com os vícios e conhecer os níveis da leitura. Você sabe ler eficientemente? Identifica as idéias do texto facilmente? Confira a seguir e tire suas dúvidas.

Um primeiro passo - Para você interpretar um texto, é saber como ler. Veja três questões básicas.
O entendimento de um texto, ainda o elemento básico da comunicação humana, implica uma análise: a sua decomposição em partes. Só assim, o seu entendimento é possível. Como analisar um texto e interpretá-lo é o objetivo do Pre Vestibular Online - Interpretação de texto.

Como ler um texto - O aprendizado da leitura

Interessa a todos saber que procedimento se deve adotar para tirar o maior rendimento possível da leitura de um texto. Mas não se pode responder a essa pergunta sem antes destacar que não existe para ela uma solução mágica, o que não quer dizer que não exista solução alguma. Genericamente, pode-se afirmar que uma leitura proveitosa pressupõe, além do conhecimento lingüístico propriamente dito, um repertório de informações exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento de mundo. A título e ilustração, observe a questão seguinte, extraída de um vestibular da UNICAMP:
Às vezes, quando um texto é ambíguo, é o conhecimento de mundo que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que se lê. Um bom exemplo é o texto que segue:

"As video-locadoras de São Carlos estão escondendo suas fitas de sexo explícito. A decisão atende a uma portaria de dezembro de 1991, do Juizado de Menores, que proíbe que as casas de vídeo aluguem, exponham e vendam fitas pornográficas a menores de 18 anos. A portaria proíbe ainda os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais. (Folha Sudeste, 6/6/92)"

É o conhecimento lingüístico que nos permite reconhecer a ambigüidade do texto em questão (pela posição em que se situa, a expressão sem a companhia ou autorização dos pais permite a interpretação de que com a companhia ou autorização dos pais os menores podem ir a rodeios ou motéis). Mas o nosso conhecimento de mundo nos adverte de que essa interpretação é estranha e só pode ter sido produzida por engano do redator. É muito provável que ele tenha tido a intenção de dizer que os menores estão proibidos de ir a rodeios sem a companhia ou autorização dos pais e de freqüentarem motéis.
Como se vê, a compreensão do texto depende também do conhecimento de mundo, o que nos leva à conclusão de que o aprendizado da leitura depende muito das aulas de Português, mas também de todas as outras disciplinas sem exceção.

- Três questões básicas
Uma boa medida para avaliar se o texto foi bem compreendido é a resposta a
três questões básicas:
I - Qual é a questão de que o texto está tratando? Ao tentar responder a essa pergunta, o leitor será obrigado a distinguir as questões secundárias da principal, isto e, aquela em torno da qual gira o texto inteiro. Quando o leitor não sabe dizer do que o texto está tratando, ou sabe apenas de maneira genérica e confusa, é sinal de que ele precisa ser lido com mais atenção ou de que o leitor não tem repertório suficiente para compreender o que está diante de seus olhos.
II - Qual é a opinião do autor sobre a questão posta em discussão? Disseminados pelo texto, aparecem vários indicadores da opinião de quem escreve. Por isso, uma leitura competente não terá dificuldade em identificá-la. Não saber dar resposta a essa questão é um sintoma de leitura desatenta e dispersiva.
III - Quais são os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a opinião dada? Deve-se entender por argumento todo tipo de recurso usado pelo autor para convencer o leitor de que ele está falando a verdade. Saber reconhecer os argumentos do autor é também um sintoma de leitura bem feita, um sinal claro de que o leitor acompanhou o desenvolvimento das idéias. Na verdade, entender um texto significa acompanhar com atenção o seu percurso argumentativo.


Idéias Núcleo - Compreenda como funciona as idéias núcleo, ou idéias básicas, que auxiliam no entendimento do texto.
O primeiro passo para interpretar um texto consiste em decompô-lo, após uma primeira leitura, em suas "idéias básicas ou idéias núcleo", ou seja, um trabalho analítico buscando os conceitos definidores da opinião explicitada pelo autor. Esta operação fará com que o significado do texto "salte aos olhos" do leitor.
Nos atuais exames vestibulares brasileiros, o entendimento de textos tem sido uma parte fundamental das provas de Comunicação e Expressão Verbal, nova denominação dada, pelos programas curriculares federais, à matéria antes conhecida como Língua Portuguesa.
Exemplifiquemos:
"Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana . Sigmund Freud (1859 - 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente. Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo, inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das 'livres associações' de idéias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais. Para este caminho de regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da linguagem onírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília.
Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi a apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual." (Salvatore D'Onofrio)
GLOSSÁRIO:* Neurologista - médico especializado em curar doenças do sistema nervoso;* Psique - mente, espírito, alma;* Inconsciente - o conjunto dos processos e fatos psíquicos que atuam sobre o comportamento do indivíduo, mas que escapam ao âmbito da racionalidade e esta não pode ser trazida pela vontade ou pela memória, aflorando nos sonhos, atos falhos e nos estados neuróticos;* Subconsciente - processos e fatos psíquicos latentes no indivíduo, influenciando sua conduta e, por vezes, aflorando à consciência;* Anômalo - anormal;* Patológico - doentio;* Hipnotismo - processos físicos ou psíquicos destinados a gerar um estado mental semelhante ao sono, no qual o indivíduo continua capaz de obedecer às ordens do hipnotizador;* Terapeuta - médico;* Trauma - choque violento capaz de desencadear perturbações físicas ou psíquicas;* Onírico - relativo aos sonhos;* Vigília - estar acordado, desperto.IDÉIAS - NÚCLEOPRIMEIRO CONCEITO DO TEXTO:*"Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana . Sigmund Freud (1859 - 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente". O autor do texto afirma, inicialmente, que Sigmund Freud ajudou a ciência a compreender os níveis mais profundos da personalidade humana, o inconsciente e subconsciente.SEGUNDO CONCEITO DO TEXTO:*"Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo, inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das 'livres associações' de idéias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais". A segunda idéia - núcleo mostra que Freud deu início à sua pesquisa estudando os comportamentos humanos anormais ou doentios por meio da hipnose. Insatisfeito com esse método, criou o das "livres associações de idéias e de sentimentos".TERCEIRO CONCEITO DO TEXTO:*"Para este caminho de regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da linguagem onírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília". Aqui, está explicitado que a descoberta das raízes de um trauma se faz por meio da compreensão dos sonhos, que seriam uma linguagem metafórica dos desejos não realizados ao longo da vida do dia a dia.QUARTO CONCEITO DO TEXTO:* "Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi a apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual." Por fim, o texto afirma que Freud escandalizou a sociedade de seu tempo, afirmando a novidade de que todo o trauma psicológico é de origem sexual.RESPONDA:Qual foi a contribuição de Freud para a Psicologia?Explique o primeiro método usado por Freud.Qual foi o seu segundo método de análise?Em que Freud é original quanto à explicação da neurose?* ATENÇÃO: AGORA, É A SUA VEZ:O texto abaixo será desmembrado em suas idéias fundamentais e, assim, você poderá corrigir o seu esforço de interpretação."Filósofo alemão, amigo de músicos (Wagner e Liszt), professor de filologia e grande apreciador de literatura grega, Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 - 1900) é levado pelo seu pensamento reflexivo à negação da metafísica e dos valores morais. Ele critica as teorias de Sócrates e de Platão sobre a existência de um mundo ideal, onde residiram as essências do Divino, do Verdadeiro, do Belo, do Bom, separadas das aparências do mundo sensível. Para Nietzsche, as Idéias são apenas invenções de filósofos, pois na realidade não há separação entre os dois mundos, o da essência e o da aparência, o do verdadeiro e o do falso, o do inteligível e o do sensível. O que existe é um 'eterno retorno', uma alternância do bem e do mal, da alegria e do sofrimento, da criação e da destruição, da ressurreição e da morte.Esse dualismo cósmico já fora intuído pelos gregos e representado plasticamente pela criação dos mitos de Apolo e de Dionísio: o primeiro, o deus da luz, da ordem, do social; o segundo, o deus das trevas, da embriaguez, do instinto individual. O espírito apolíneo e o espírito dionisíaco se alternariam, portanto, ao longo da cultura ocidental, cada época marcando o triunfo de um princípio sobre o outro". (Salvatore D'Onofrio)


Níveis de leitura - Confira os diferentes níveis de leitura e veja como praticar uma pré-leitura.

Ler é uma atividade muito mais complexa do que a simples interpretação dos símbolos gráficos, de códigos, requer que o indivíduo seja capaz de interpretar o material lido, comparando-o e incorporando-o à sua bagagem pessoal, ou seja, requer que o indivíduo mantenha um comportamento ativo diante da leitura.
Os diferentes níveis de leitura
Para que isso aconteça, é necessário que haja maturidade para a compreensão do material lido, senão tudo cairá no esquecimento ou ficará armazenado em nossa memória sem uso, até que tenhamos condições cognitivas para utilizar.De uma forma geral, passamos por diferentes níveis ou etapas até termos condições de aproveitar totalmente o assunto lido. Essas etapas ou níveis são cumulativas e vão sendo adquiridas pela vida, estando presente em praticamente toda a nossa leitura.O PRIMEIRO NÍVEL é elementar e diz respeito ao período de alfabetização. Ler é uma capacidade cerebral muito sofisticada e requer experiência: não basta apenas conhecermos os códigos, a gramática, a semântica – é preciso que tenhamos um bom domínio da língua.O SEGUNDO NÍVEL é a pré-leitura ou leitura inspecional. Tem duas funções específicas: primeiro, prevenir para que a leitura posterior não nos surpreenda e, sendo, para que tenhamos chance de escolher qual material leremos, efetivamente. Trata-se, na verdade, de nossa primeira impressão sobre o livro. É a leitura que comumente desenvolvemos “nas livrarias” .Nela, por meio do salteio de partes, respondem basicamente às seguintes perguntas:Por que ler este livro?Será uma leitura útil?Dentro de que contexto ele poderá se enquadrar?Essas perguntas devem ser revistas durante as etapas que se seguem, procurando usar de imparcialidade quanto ao ponto de vista do autor, e o assunto, evitando preconceitos.Se você se propuser a ler um livro sem interesse, com olhar crítico, rejeitando-o antes de conhecê-lo, provavelmente o aproveitamento será muito baixo.LER Éarmazenar informações;desenvolver;ampliar horizontes;compreender o mundo;comunicar-se melhor;escrever melhor;relacionar-se melhor com o outro.Pré-leituraNome do livroAutorDados bibliográficosPrefácio e índicePrólogo e introduçãoOs passos da pré-leituraO primeiro passo é memorizar o nome do autor e a edição do livro, fazer um folheio sistemático: ler o prefácio e o índice (ou sumário), analisar um pouco da história que deu origem ao livro, ver o número da edição e o ano de publicação. Se falarmos em ler um Machado de Assis, um Júlio Verne, um Jorge Amado, já estaremos sabendo muito sobre o livro, não é? É muito importante verificar estes dados para enquadrarmos o livro na cronologia dos fatos e na atualidade das informações que ele contém. Verifique detalhes que possam contribuir para a coleta do maior número de informações possível. Tudo isso vai ser útil quando formos arquivar os dados lidos no nosso arquivo mental!A propósito, você sabe o que seja um prólogo, um prefácio e uma introdução? Muita gente pensa que os três são a mesma coisa, mas não:PRÓLOGO: é um comentário feito pelo autor a respeito do tema e de sua experiência pessoal.PREFÁCIO: é escrito por terceiros ou pelo próprio autor, referindo-se ao tema abordado no livro e muitas vezes também tecendo comentários sobre o autor.INTRODUÇÃO: escrita também pelo autor, referindo-se ao livro e não ao tema.O segundo passo é fazer uma leitura superficial. Pode-se, nesse caso, aplicar as técnicas da leitura dinâmica.O TERCEIRO NÍVEL é conhecido como analítico. Depois de vasculharmos bem o livro na pré-leitura, analisamos o livro. Para isso, é imprescindível que saibamos em qual gênero o livro se enquadra: trata-se de um romance, um tratado, um livro de pesquisa e, neste caso, existe apenas teoria ou são inseridas práticas e exemplos. No caso de ser um livro teórico, que requeira memorização, procure criar imagens mentais sobre o assunto, ou seja, VEJA, realmente, o que está lendo, dando vida e muita criatividade ao assunto. Note bem: a leitura efetiva vai acontecer nesta fase, e a primeira coisa a fazer é ser capaz de resumir o assunto do livro em duas frases. Já temos algum conteúdo para isso, pois o encadeamento das idéias já é de nosso conhecimento. Procure, agora, ler bem o livro, do início ao fim. Esta é a leitura efetiva, aproveite bem este momento!Fique atento!Aproveite todas as informações que a pré-leitura ofereceu.Não pare a leitura para buscar significados de palavras em dicionários ou sublinhar textos – isto será feito em outro momento!O QUARTO NÍVEL de leitura é o denominado de controle. Trata-se de uma leitura com a qual vamos efetivamente acabar com qualquer dúvida que ainda persista. Normalmente, os termos desconhecidos de um texto são explicitados neste próprio texto, à medida que vamos adiantando a leitura. Um mecanismo psicológico fará com que fiquemos com aquela dúvida incomodando-nos até que tenhamos a resposta. Caso não haja explicação no texto, será na etapa do controle que lançaremos mão do dicionário.Veja bem: a esta altura já conhecemos bem o livro e o ato de interromper a leitura não vai fragmentar a compreensão do assunto como um todo. Será, também, nessa etapa que sublinharemos os tópicos importantes, se necessário.Para ressaltar trechos importantes opte por um sinal discreto próximo a eles, visando principalmente a marcar o local do texto em que se encontra, obrigando-o a fixar a cronologia e a seqüência deste fato importante, situando-o no livro.Aproveite bem esta etapa de leitura!Para auxiliar no estudo, é interessante que, ao final da leitura de cada capítulo, você faça um breve resumo com suas próprias palavras de tudo o que foi lido.Um QUINTO NÍVEL pode ser opcional: a etapa da repetição aplicada. Quando lemos, assimilamos o conteúdo do texto, mas aprendizagem efetiva vai requerer que tenhamos prática, ou seja, que tenhamos experiência do que foi lido na vida. Você só pode compreender conceitos que tenha visto em seu cotidiano. Nada como unir a teoria à prática. Na leitura, quando não passamos pela etapa da repetição aplicada, ficamos muitas vezes sujeitos àqueles brancos quando queremos evocar o assunto. Para evitar isso, faça resumos! Observe agora os trechos sublinhados do livro e os resumos de cada capítulo, trace um diagrama sobre o livro, esforce-se para traduzi-lo com suas próprias palavras. Procure associar o assunto lido com alguma experiência já vivida ou tente exemplificá-lo com algo concreto, como se fosse um professor e o estivesse ensinando para uma turma de alunos interessados. É importante lembrar que esquecemos mais nas próximas 8 horas do que nos 30 dias posteriores. Isto quer dizer que devemos fazer pausas durante a leitura e ao retornarmos ao livro, consultamos os resumos. Não pense que é um exercício monótono! Nós somos capazes de realizar diariamente exercícios físicos com o propósito de melhorar a aparência e a saúde. Pois bem, embora não tenhamos condições de ver com o que se apresenta nossa mente, somos capazes de senti-la quando melhoramos nossas aptidões como o raciocínio, a prontidão de informações e, obviamente, nossos conhecimentos intelectuais. Vale a pena se esforçar no início e criar um método de leitura eficiente e rápido.


Vícios de leitura - Veja os diferentes vícios de leitura e saiba se os pratica.
Como é seu comportamento de leitor?Por acaso você tem o hábito de ler movimentando a cabeça? Ou, quem sabe, acompanhando com o dedo? Talvez vocalizando baixinho... Você não percebe, mas esses movimentos são alguns dos tantos que prejudicam a leitura. Esses movimentos são conhecidos como vícios de linguagem.Movimentar a cabeçaProcure perceber se você não está movimentando a cabeça enquanto lê. Este movimento, ao final de pouco tempo, gera muito cansaço além de não causar nenhum efeito positivo. Durante a leitura apenas movimentamos os olhos.Regressar no texto, durante a leituraPessoas que têm dificuldade de memorizar um assunto, que não compreendem algumas expressões ou palavras tendem a voltar na sua leitura. Este movimento apenas incrementa a falta de memória, pois secciona a linha de raciocínio e raramente explica o desconhecido, o que normalmente é elucidado no decorrer da leitura. Procure sempre manter uma seqüência e não fique “indo e vindo” no livro. O assunto pode se tornar um bicho de sete cabeças!Ler palavra por palavraPara escrever usamos muitas palavras que apenas servem como adereços. Procure ler o conjunto e perceber o seu significado.Sub-vocalizaçãoÉ o ato de repetir mentalmente a palavra. Isto só será corrigido quando conseguirmos ultrapassar a marca de 250 palavras por minuto.Usar apoiosAlgumas pessoas têm o hábito de acompanhar a leitura com réguas, apontando ou utilizando um objeto que salta “linha a linha”. O movimento dos olhos é muito mais rápido quando é livre do que quando o fazemos guiado por qualquer objeto.


Leitura eficiente - Ambiente, atitude, objetos necessários, sua leitura é eficiente mesmo?.

As operações do ato de lerAo ler realizamos as seguintes operações:1) Captamos o estímulo, ou seja, por meio da visão, encaminhamos o material a ser lido para nosso cérebro.2) Passamos, então, a perceber e a interpretar o dado sensorial (palavras, números, etc.) e a organizá-lo segundo nossa bagagem de conhecimentos anteriores. Para essa etapa, precisamos de motivação, de forma a tornar o processo mais otimizado possível.3) Assimilamos o conteúdo lido integrando-o ao nosso arquivo mental” e aplicando o conhecimento ao nossocotidianoBons motivos para cuidarmos da leituraA leitura é um processo muito mais amplo do que podemos imaginar. Ler não é unicamente interpretar os símbolos gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos. Na verdade, passamos todo o nosso tempo lendo!O psicanalista francês Lacan disse que o olhar da mãe configura a estrutura psíquica da criança, ou seja, esta se vê a partir de como vê seu reflexo nos olhos da mãe! O bebê, então, segundo esta citação, lê nos olhos da mãe o sentimento com que é recebido e interpreta suas emoções: se o que encontra é rejeição, sua experiência básica será de terror; se encontra alegria, sua experiência será de tranqüilidade, etc. Ler está tão relacionado com o fato de existirmos que nem nos preocupamos em aprimorar este processo. É lendo que vamos construindo nossos valores e estes são os responsáveis pela transformação dos fatos em objetos de nosso sentimento.Leitura é um dos grandes, senão o maior, ingrediente da civilização. Ela é uma atividade ampla e livre – fato comprovado pela frustração de algumas pessoas ao assistirem a um filme, cuja história já foi lida em um livro. Quando lemos, associamos as informações lidas à imensa bagagem de conhecimentos que temos armazenados em nosso cérebro e então somos capazes de criar, imaginar e sonhar.É por meio da leitura que podemos entrar em contato com pessoas distantes ou do passado, observando suas crenças, convicções e descobertas que foram imortalizadas por meio da escrita. Esta possibilita o avanço tecnológico e científico, registrando os conhecimentos, levando-os a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, desde que saibam decodificar a mensagem, interpretando os símbolos usados como registro da informação. A leitura é o verdadeiro elo integrador do ser humano e a sociedade em que ele vive!O mundo de hoje é marcado pelo enorme fluxo de informações oferecidas a todo instante. É preciso também tornarmo-nos mais receptivos e atentos, para nos mantermos atualizados e competitivos. Para isso, é imprescindível leitura que nos estimule cada vez mais em vista dos resultados que ela oferece. Se você pretende acompanhar a evolução do mundo, manter-se em dia, atualizado e bem informado, precisa preocupar-se com a qualidade da sua leitura.Livro interessante ou leitores interessados?Observe: você pode gostar de ler sobre esoterismo e uma pessoa próxima não se interessar por este assunto. Por outro lado, será que esta mesma pessoa se interessaria por um livro que fale sobre História ou esportes? No caso da leitura, não existe livro interessante, mas leitores interessados.Leitura eficienteA pessoa que se preocupa com a qualidade de sua leitura e com o resultado que poderá obter, deve pensar no ato de ler como um comportamento que requer alguns cuidados, para ser realmente eficaz.1) AtitudePensamento positivo para aquilo que deseja ler. Manter-se descansado é muito importante também. Não adianta um desgaste físico enorme, pois a retenção da informação será inversamente proporcional. Uma alimentação adequada é muito importante.Cuidado! Devemos virar a página, segurando-a pelo lado superior, antes de lermos a última frase!2) AmbienteO ambiente de leitura deve ser preparado para ela. Nada de ambientes com muitos estímulos que forcem a dispersão. Deve ser um local tranqüilo, agradável, ventilado, com uma cadeira confortável para o leitor e mesa para apoiar o livro a uma altura que possibilite postura corporal adequada.Quanto à iluminação, deve vir do lado posterior esquerdo, pois o movimento de virar a página acontecerá antes de ter sido lida a última linha da página direita e, de outra forma, haveria a formação de sombra nesta página, o que atrapalharia a leitura.3) Objetos necessáriosPara evitar de, durante a leitura, levantarmos para pegar algum objeto que julguemos importante, devemos colocar lápis, marca-texto e dicionários sempre à mão. Quanto sublinhar os pontos importantes do texto, é preciso aprender a técnica adequada. Não o fazer na primeira leitura, evitando que os aspectos sublinhados parecem-se mais com um mosaico de informações aleatórias.


COMPARTILHAR:

+1

55 Responses to "Interpretação de texto"

  1. Parabéns.
    Muito bom!
    Estou fazendo muito bom proveito.

    ResponderExcluir
  2. Janduy
    Adorei o conteúdo muito construtivo.

    ResponderExcluir
  3. lol primeiro coisa do cursinho já encheu...mas é bom.

    ResponderExcluir
  4. EXCELENTE! UM SUPER MATERIAL DE APRENDIZAGEM.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas recomendações! Acredito que minhas leituras vão melhorar muito! obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Muito bom mesmo!
    Só que a mulher podería ler um pouco melhor né!
    Mas tenho aprendido muito!!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seeeeeu blog estou aproveitando

    ResponderExcluir
  8. adorei, ótimo blog.
    material de primeira qualidade.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Li, como há muito tempo não lia, com muito entusiasmo e assimilação, adorei, espero que contribua na minha aprovação no vestibular de 2012.Parabéns pelo material do curso!

    ResponderExcluir
  10. Danyella Milhomem : parabéns a todos que vieram e criaram esse site pois proporciona a muitas pessoas o conhecimento sem sair de casa , estou usufruindo , e espero que contribua para a minha aprovação no vestibular 2012. Ótimo curso!

    ResponderExcluir
  11. Não tinha o dinheiro para ter o material necessário...vc me deu!! Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. parabéns aos criadores deste blog, é um trabalho lindo que esta ajudando muitos estudantes, obrigado.

    ResponderExcluir
  13. EXELENTE.COM TUDO ISSO COM CERTEZA VOU SER APROVADA NO VESTIBULAR...

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, parabéns pelo conteúdo

    ResponderExcluir
  15. Muito Bom, Excelente, Parabéns!!! estou muito feliz, vai ajudar bastante no vestibular...

    ResponderExcluir
  16. adorei esse meu primeiro momento.

    ResponderExcluir
  17. Muito bem elaborado este site, um bom conteudo e bem resumido.

    ResponderExcluir
  18. Poxa é bem legal esse texto, aprendi coisas que não tinha nem ouvido falar...

    ResponderExcluir
  19. Exelente texto,EU TENHO VICIOS DE LEITURA E NEM SABIA,VO ME POLICIA MAIS.OBRIGA PELO BLOG.

    ResponderExcluir
  20. Gostei.
    Texto muito claro e objetivo.
    exatamente o que eu procurava.
    obrigado pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  21. parabens, vou tira o maior proveito do texto

    ResponderExcluir
  22. Adorei! Eu não tenho muito o habito de ler, mais a partir desta leitura mudei meu ponto de vista em relação a leitura e livros :)

    ResponderExcluir
  23. muito bom,dessa maneira estou tendo uma noção maior sobre literatura,obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Não estou conseguindo fazer os downloads das aulas. Como Faço

    ResponderExcluir
  25. estou a 7 anos fara da escola e aqui estou conseguido relembrar e aprendendo muita coisa.

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada por se preocupar em ajudar e nortear pessoas como eu, que sabem que podem chegar onde querem bastando encontrar pelo caminho pessoas como você!

    ResponderExcluir
  27. Excelente esse blog parabéns :)

    ResponderExcluir
  28. Interessante e criativo. Gostei muito

    ResponderExcluir
  29. Muito bom mesmo, adorei seu blog que deus te abencoe

    ResponderExcluir
  30. Parabéns! Muito bom este blog e pricipalmente pelo fato de esta ajudando pessoas assim como eu que almeja entrar numa universidade pública. Grata desde já.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom este blog! Obrigada pela iniciativa de ajudar muitas pessoas que nao tem condicoes e ainda sem sair de casa! Otimo material!

    ResponderExcluir
  32. Muito bom o conteúdo, porém, a video aula desta matéria não consegui assistir, pede senha .

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante mesmo. Pra quem está estudando em casa sozinho, o conteudo é bom e organizad; e o que faltar, nós complementamos com outras coisas.

    ResponderExcluir
  34. Olá, quero saber se este conteúdo está atualizado para o ano de 2013. Pois, tem coisas que não mudam, mas outras mudam. Estou me referindo no geral, todas as matérias.

    Muito grata se responder! =)

    ResponderExcluir
  35. Eu não tenho palavras mesmo para agradecer a pessoa que teve esta ideia de criar este site. Sem palavras mesmo. Que Deus te retribua em dobro, com uma medida transbordante e recalcada de bençãos em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  36. muito bom cara....gostei bastantee e sei q vo apreender aqui parabéns pelo trabalho...

    ResponderExcluir
  37. sou aluno do curso rsrsr muito bom mesmo recomendo a todos(a).

    ResponderExcluir
  38. Òtimooooooooooo... adorei as dicas e informações, que foram muito construtivas.... Amei e recomendo.

    ResponderExcluir
  39. Muito bommm... Sera que posso divulgar o seu blogger no meu blogger ? Se puder me manda um email cristyn.louvats@gmail.com...

    E a todos meu blogger ai pessoal http://falandocomacristyn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Nossa muito bom viu. Parabéns.
    ajuda muito.

    ResponderExcluir
  41. Vou estudar bastante graças a Deus, para no final do ano prestar o enem e vestibular para o curso de Psicologia..

    ResponderExcluir
  42. Caramba encontrei este site pelo face e nem tenho conta lá. Espero que me ajude bastante.

    ResponderExcluir
  43. Parabens.....sinto-me mais motivada para estudar......Que Deus abençoe vcs e que continue nos ajudadndo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Estão de parabens pelo blog está me ajudando muito

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica