Exercícios Quinhentismo

01. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:

a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).

b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.

c) Poesia épica e prosa de ficção.

d) Obras de estilo clássico, renascentista.

e) Poemas românticos indianistas.

02. A literatura de informação corresponde às obras:

a) barrocas;

b) arcádicas;

c) de jesuítas, cronistas e viajantes;

d) do Período Colonial em geral;

e) n.d.a.

03. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?

a) Observação do índio como um ser disposto à catequização.

b) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.

c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.

d) Composição sob forma de diário de bordo.

e) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.

04. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:

a) tem grande valor informativo;

b) marca nossa maturação clássica;

c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;

d) está a serviço do poder real;

e) tem fortes doses nacionalistas.

05. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:

a) determinada exclusivamente pelo seu caráter literário;

b) sobretudo documental;

c) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;

d) a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros;

e) n.d.a.

06. Anchieta só não escreveu:

a) um dicionário ou gramática da língua tupi;

b) sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo;

c) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi;

d) autos religiosos, à maneira do teatro medieval;

e) cartas, sermões, fragmentos históricos e informações.

07. São características da poesia do Padre José de Anchieta:

a) a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil;

b) linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas

clássicos do século XVI;

c) temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética;

d) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas

ou recitadas facilmente.

e) n.d.a.

08. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é

correto afirmar que:

a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.

b) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.

c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.

d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.

e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no

Novo Mundo.

09. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:

Dos vícios já desligados

nos pajés não crendo mais,

nem suas danças rituais,

nem seus mágicos cuidados.

(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)

Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em

procissão:

a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como

produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa

Portuguesa e a Companhia de Jesus.

b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou

chamar de literatura informativa.

c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e

as magias praticadas pelos pajés.

d) Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes

da dramaturgia renascentista.

e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem

querem libertar-se tão logo seja possível.

Confira Aqui o Gabarito

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Exercícios Quinhentismo"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica