Técnicas de Redação




Quase todos os exames vestibulares exigem, como redação, textos dissertativos. Poucas universidades -
uma delas é a UNICAMP (Universidade de Campinas) - aceitam narração e crônica.

O QUE É UMA DISSERTAÇÃO?
Uma dissertação consiste numa redação analítica sobre o tema proposto pela banca examinadora que
elabora a prova. Dessa maneira, o vestibulando deve defender uma opinião sobre o assunto exigido pela
faculdade. Portanto, ao contrário da opinião tradicional, o aluno não pode ser neutro quanto ao tema em
questão. O Ministério da Educação determina que as opiniões não devem ser julgadas, mas sim avaliadas
se estão explicadas e defendidas com coerência e lógica.

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A nota dada à redação deve obedecer aos seguintes critérios:
- adequação ao tema. A banca examinadora avalia se o vestibulando entendeu o tema proposto e redigiu
um texto adequado a ele. "Fugir do assunto", como se diz na gíria estudantil, implica "nota zero";
- coerência no desenvolvimento do tema. As idéias contidas no texto devem estar interligadas de
maneira lógica. O vestibulando não pode propor uma opinião no início do texto e desmenti-la no final;
- norma culta. O candidato a uma vaga nas faculdades e universidades precisa usar a língua portuguesa de
maneira adequada, estruturas sintáticas (regência verbal e concordância) corretas e termos semanticamente
precisos; portanto, não se deve usar uma palavra cujo sentido real você não conhece. Norma culta não quer
dizer termos sofisticados, mas palavras simples e precisas no contexto da dissertação. Não pense que
preciosismos (palavras complicadas) valorizam sua redação; pelo contrário, são ridículos. Em síntese, o
vestibulando deve usar termos correntes com significados adequados;
- criatividade. É claro que uma abordagem original do tema valoriza seu texto. Mas, o vestibulando deve
ter cuidado em não confundir criatividade com idéias esdrúxulas. Na gíria estudantil, não "viaje".
Lembre-se:
Ninguém pode exigir que você escreva bem, pois isto pressupõe talento; as faculdades querem que se
escreva certo.
O PRIMEIRO PASSO: O ENTENDIMENTO DO TEMA
A primeira etapa de uma redação consiste em compreender plenamente o tema. Nos antigos vestibulares,
este era proposto de forma direta. Exemplo, a faculdade de direito da Universidade de São Paulo, certa
feita, pediu que os vestibulandos escrevessem sobre a "Cortina de Ferro". Nesse caso, o vestibulando
deveria dissertar sobre os países do leste europeu então dominados pela ex-União Soviética. Sem dúvida,
questões propostas de maneira explícita facilitavam o entendimento do tema. Modernamente, os temas não
mais são assim apresentados. São dados textos que, de alguma maneira, interligam-se e o vestibulando
deve, em primeiro lugar, descobrir essas relações. Em linguagem simples, você deve "perceber" o
conteúdo do tema.

COMO LER UM TEXTO
A melhor maneira de se entender um texto é dividi-lo em "idéias-núcleo". Exemplo:
"A linguagem é um fato social. Ela expressa as idéias de uma comunidade. Portanto, o falar
é um produto social. Por outro lado, ela é também um instrumento do monólogo, quando a
consciência manifesta os seus conteúdos. Esta tensão é resolvida pela filosofia, um dizer
coletivo, e pela poesia, o espelho da alma".
Quais são as idéias contidas no texto acima? A primeira delas é que a linguagem é um fenômeno coletivo;
a segunda é que ela é também expressão do ser individual. Assim, você deve ter percebido que a ligação
entre as duas idéias é por antítese, isto é, as duas estão vinculadas por uma negação mútua. Esta aparente
contradição é resolvida pela terceira idéia, a de que o conflito é resolvido pela coexistência do discurso
filosófico e do poético.
Cuidado:
não confunda antítese com paradoxo. A primeira significa conceitos que se contrariam; o segundo
consiste em idéias que se excluem pelo absurdo. Exemplo de antítese: "Teatralmente, Elza chorava para
impressionar as pessoas; em seu íntimo sorria de escárnio". Exemplo de paradoxo: "O mito é o nada que
é tudo" (Fernando Pessoa, poeta português).
Agora, vamos propor um tema redacional:
Texto 1: "No mundo globalizado de hoje, surgiram novos donos do poder, tais como as empresas
multinacionais, as redes de informações transnacionais (televisão, Internet e jornais de circulação
planetária etc.), além das organizações não governamentais e instituições econômicas e políticas
supranacionais. Esta nova realidade enfraqueceu o poder soberano do Estado".
Texto 2: "Aqui mando eu" (Presidente Fernando Henrique Cardoso).
Para entender o tema proposto, preste atenção:
o texto 1 afirma que os estados, (aparelhos políticos de poder) foram, até meados do século XIX, os únicos
agentes da ação política, quer no plano nacional, quer no internacional. Este texto defende a idéia de que
no mundo globalizado, o estado enfrenta concorrentes e, desta maneira, não mais possui o monopólio do
poder. Já o Presidente Fernando Henrique Cardoso realça o poder do estado. Por conseguinte, os dois
textos se interligam também por antítese: idéias contrárias. Assim, pode-se dizer que o vestibulando deve
dissertar sobre a seguinte questão:
"A nova ordem mundial enfraqueceu ou não o poder político?"
Alguns conceitos que podem ajudar a elaboração da redação:
a) Poder: a capacidade de impor a vontade;
b) Dominação: a efetiva aplicação dessa capacidade;
c) Estado: o monopólio legítimo da força, pois só o Estado tem o direito, definido por lei, de impor a
vontade de maneira coercitiva.

Fonte: Autor Desconhecido. 
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