Por dentro do ENEM

O ENEM é hoje um dos maiores meios de ingressar em uma instituição de ensino superior. As inscrições para o ENEM 2012 já foram encerradas e os alunos há muito começaram sua maratona de estudos.

Mesmo sendo uma prova tão difundida, ainda existem dúvidas a respeito dela, de como usar sua nota, e sobre o que é TRI. Nesse tutorial, vamos esclarecer algumas delas e explicar o funcionamento dessa grande prova.

1- O que é o ENEM ?

ENEM é exame nacional do ensino médio, atualmente é usado como fase única de admissão em diversas universidades federais do país.

2- Como é a prova ?

A prova é dividida em dois dias, no primeiro são 45 questões de ciências humanas e  45 questões ciências da natureza, no segundo são 45 questões de linguagens (incluindo as 5 questões de língua estrangeira), 45 questões de matemática, além de uma prova de redação.

O ENEM não aborda tanto conteúdo, nem requer que o estudante grave inúmeras fórmulas. Mas fique atento, a prova requer bastante atenção, pois deslizes bobos podem ser cometidos e prejudicar a nota. Os textos são bem grandes, seja objetivo na leitura, e preste atenção às informações mais importantes para fazer a questão. Se a questão for de história por exemplo, dê atenção ao contexto histórico (além do texto, é claro), se for de matemática, preste atenção a todos os dados, e em todos os casos, sempre fique atento se a questão pede a marcação da alternativa correta ou incorreta.



3- Como posso usar minha nota do ENEM para ingressar na faculdade ?


Através do Sistema de seleção unificada (SiSu). As faculdades que usam o ENEM como fase única, usam o SiSu para selecionar os candidatos, a inscrição é gratuita e abre após a divulgação das notas do ENEM.

No SiSu, você escolhe duas opções, que podem ser na mesma universidade, ou não. Enquanto as inscrições para o SiSu estiverem abertas, você pode trocar a opção de curso a vontade. Todo dia, o sistema informa a nota de corta dos cursos, assim é possível saber se está entre os potencialmente selecionados para aquele curso.

Dica: Não desanime! Mesmo que sua nota seja inferior a nota de corte diária de determinado curso, vale lembrar que devido as grandes trocas de cursos, muitas vagas não são preenchidas na primeira chamada. Se a nota for muito abaixo da nota de corte (por exemplo: nota de corte=800, nota do estudante=550) vale a pena repensar e tentar outra opção de curso, ou de universidade.



Algumas dicas para usar durante a prova:

  • Procure saber se a universidade a qual você quer ingressar dá pesos diferentes as prova dependendo do curso (essa informação fica nos editais). Em algumas universidades, cursos diferentes dão pesos diferentes as provas, por exemplo, se o curso escolhido for engenharia matemática tem peso maior do que ciências humanas, já se for história, ciências humanas podem ter peso maior. Sabendo disso use a informação a seu favor, se for matemática quem tem maior peso, no dia da prova dê uma atenção especial a essa parte e a faça primeiro, pois a mente ainda está descansada. 
  • Uma parte com grande importância na prova é a redação. Enquanto você terá de resolver 45 questões de cada área (que mesmo gabaritando, não há grandes chances de obter nota 1000), apenas a redação pode te dar uma boa quantidade de pontos, se bem feita, então é importante não negligência-la. 
  • Em relação a redação, é de extrema importância ressaltar que a letra deve estar legível, mesmo que a letra não seja bonita, devera se despender certo esforço para deixa-la legível. Além disso, deixa a redação bem-estruturada visualmente, com parágrafos com o espaçamento correto por exemplo. O conteúdo da redação é o mais importante é claro, mas uma boa estrutura e organização podem contar preciosos pontos.
Boa sorte a todos, qualquer dúvida, postem nos comentários. Abraços, até mais!









COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Por dentro do ENEM"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica