Um dos sistemas mais importantes dos animais é o sistema digestório que é o principal local de transformações dos alimentos ingeridos por eles.
A digestão extracelular – a digestão que é executada fora da célula – pode ser extra corporal (ocorrendo fora do organismo), como nos fungos, ou intra corporal, como acontece nos animais, dentro do organismo. A digestão extracelular intra corporal ocorre, em animais, fora das células em cavidades digestivas (na cavidade gastrovascular ou no tubo digestivo), onde são lançados sucos digestivos que contêm enzimas, que agem sobre as partículas de alimento transformando-as em partículas menores.
O tubo digestivo pode apresentar diferenças, dependendo de cada espécie, podendo ser dividido em dois grandes grupos: tubo digestivo incompleto e completo.
Tubo Digestivo Completo |
O tubo digestivo incompleto possui apenas uma única abertura, que funciona como boca e ânus, mas sua cavidade digestiva apresenta alguma diferenciação. Esse tipo de tubo digestivo é encontrado nos cnidários e platelmintos.
Tubo Digestivo Incompleto |
No caso da hidra que é um cnidário, as partículas de alimento são capturadas com o auxílio de tentáculos que rodeiam sua boca, os quais possuem cnócitos – células urticantes que paralisam suas presas. A digestão tem início na cavidade gastrovascular que é revestida pela gastroderme que é uma camada interna que possui dois tipos de células: as glandulares e as digestivas.
As células glandulares realizam a digestão extracelular, produzindo enzimas digestivas que são lançadas para a cavidade gastrovascular. E as células digestivas realizam a digestão intracelular, pois capturam as partículas semi digeridas por fagocitose originando vacúolos digestivos.As partículas não absorvidas e as que são libertadas do interior das células para a cavidade gastrovascular – exocitose – são expulsas da cavidade gastrovascular por sua única abertura – que serve como boca e ânus.
0 Response to "Tubo Digestório Completo e Incompleto"
Postar um comentário