22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA!



Top 10: desperdício doméstico de água


A rotina doméstica revela números assustadores sobre o desperdício de água. Um banho mais demorado consume 280 litros de água limpa. Escovar os dentes com a torneira aberta joga pelo ralo 80 litros, enquanto um simples apertar da descarga do vaso sanitário elimina 14 litros.

Lavar a calçada é uma das atividades campeãs do ranking. São cerca de 600 litros! Vazamentos também são importantes fontes de desperdício em uma residência: o pinga-pinga de uma torneira mal fechada pode inutilizar em um ano mais de 16 mil litros, segundo o Instituto Akatu.

Todos esses números mostram a falta de educação sanitária e o desconhecimento dos cidadãos. Conforme a ONU, cada pessoa necessita de aproximadamente 110 litros por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo médio chega a mais de 200 litros por dia.

Pequenas ações como usar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal podem gerar uma economia anual equivalente a um caminhão-pipa. Veja a seguir os gestos que mais desperdiçam água em casa.

Vilões do dia-a-dia

1) Jardim

Molhar as plantas durante 30 minutos gasta 570 litros de água.

2) Calçada

Em 30 minutos, são perdidos 560 litros de água para lavar a calçada se for utilizada mangueira sem bico dosador, aberta o tempo todo.

3) Carro

Em 30 minutos, são consumidos 550 litros para limpar o veículo, se utilizar uma mangueira aberta o tempo todo, sem bico dosador.

4) Roupa no tanque

No tanque, com a torneira aberta por 30 minutos, o gasto pode chegar a 560 litros.

5) Chuveiro elétrico

Em 30 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 90 litros em casas e 280 no apartamento

6) Louça na pia

Em 30 minutos, lavar louça com a torneira meio aberta utiliza 240 litros de água numa casa e 480 em apartamento, em que a pressão da água é maior e, portanto, também o fluxo.

7) Lavadora de roupa

Uma máquina com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros.

8) Escovar o dente

Uma escovação de cinco minutos com a torneira não muito aberta gasta 12 litros de água na casa e 80 litros no apartamento.

9) Lavadora de louça

Uma lavadora de louças com capacidade para 45 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros.

10) Descarga

Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de seis segundos elimina 14 litros.

Fonte: Sabesp
COMPARTILHAR:

+1

1 Response to "22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA!"

  1. RONALDO - Obrigado por retornarem! Que vcs melhorem cada vez mais.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica