Exercícios Industrialização

1. (Uerj) O Estado do Rio de Janeiro passa atualmente por um processo de interiorização de seu parque industrial, antes concentrado na capital, que começa a se especializar em outras atividades.
Explique por que está ocorrendo a desconcentração industrial da cidade do Rio de Janeiro e indique uma região do Estado que esteja sendo beneficiada por esse processo e seu correspondente setor industrial em expansão.

2. (Ufrj) "A indústria moderna estabeleceu o mercado mundial. A necessidade de um mercado em constante expansão para os produtos industriais deu caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Em lugar da auto-suficiência e fechamento nacional e local temos interações em todas as direções, uma interdependência universal das nações."
(Adaptado de Marx & Engels, 1848).


Seguindo a lógica do sistema capitalista, os investimentos de empresas brasileiras no exterior aumentaram nos últimos anos.
Apresente duas razões para o aumento da presença das empresas brasileiras no exterior nos últimos anos.

3. (Unifesp) Ao longo de 2006, verificou-se mais uma greve nessa região, evento político que era muito mais comum na década de 1980.
a) Identifique a região e comente o papel que teve na industrialização brasileira.
b) A partir de meados da década de 1990, verificaram-se mudanças na distribuição das indústrias no Brasil. Aponte ao menos dois estados brasileiros que receberam investimentos industriais significativos desde então.

4. (G1) A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da:
a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna todo o território nacional atraente para novos investimentos industriais.
c) presença de sindicatos fortes nos Estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões.
d) isenção fiscal oferecida por vários Estados, associada à baixa remuneração da mão-de-obra local.
e) globalização da economia, que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território.

5. (G1) NÃO se relaciona ao processo de industrialização no Brasil
a) os grandes investimentos estatais em infra-estrutura no período conhecido como "milagre econômico".
b) a oferta de elevadas margens de lucro no mercado interno para os capitais estrangeiros, após a década de 1960.
c) a excelente condição do baixo custo da mão-de-obra para instalação de novas empresas transnacionais no país.
d) o aumento da participação do Estado no setor produtivo, através do controle da economia nacional nos anos de1990.

6. (Uece) No que se refere à industrialização brasileira, assinale o INCORRETO.
a) Após a Segunda Guerra Mundial, a queda na capacidade de importação, em virtude da dificuldade cambial e das crises no comércio internacional, leva a industrialização brasileira a inaugurar o processo de substituição de importações.
b) Além da crise econômica mundial, um dos fatores que contribuíram para o impulso da atividade industrial foi a subordinação ao capital açucareiro paulista que, no início do século XX, dominava a pauta das exportações.
c) A crescente diferenciação intra-regional, sobretudo entre o Nordeste e as demais regiões brasileiras, ensejou um projeto de industrialização de base autônoma proposto pelo GTDN/SUDENE.
d) O capital industrial, originado ainda no final do século XIX, foi uma conseqüência da acumulação do capital no setor cafeeiro.

7. (Ufc) A interiorização da indústria no Nordeste brasileiro tem contribuído para eliminar gradativamente a separação entre cidade e campo, propiciando a unificação destes espaços. Assinale a alternativa que indica de modo correto um fator associado à industrialização do campo que contribui para esta unificação.
a) Presença do trabalhador assalariado do campo - bóia-fria - na periferia da cidade.
b) Melhoria significativa dos salários dos trabalhadores do campo e da cidade.
c) Fim das práticas agrícolas em áreas próximas a grandes centros urbanos.
d) Aumento das associações conjuntas de trabalhadores urbanos e rurais.
e) Expansão de indústrias de sede local nas áreas rurais.

8. (Ufpel) O nível de industrialização de um país ou região pode ser medido por vários fatores: o consumo de energia por habitante, a porcentagem da população economicamente ativa (PEA) que constitui mão-de-obra industrial, a participação da indústria nacional na produção mundial e o nível tecnológico exigido para a fabricação dos produtos no país.
Atualmente as principais regiões industriais do mundo são constituídas por transnacionais que detêm a maior parte da tecnologia mundial.

Assinale a alternativa cuja afirmativa seja INCORRETA.
a) Na visita do presidente dos EUA, George W. Bush, ao Brasil, em março de 2007, esteve na agenda de discussão o etanol, bem como a apresentação de uma proposta de criação de um mercado internacional regular desse biocombustível.
b) O amplo consumo de combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo, caminha para um impasse tanto ambiental, devido à colaboração para o aquecimento global do planeta, quanto econômico, pois a situação aponta para um esgotamento dessas reservas.
c) Os presidentes do Brasil e dos EUA também decidiram que incentivarão a produção de etanol em países da América Central e do Caribe para responder à crescente demanda mundial dessa fonte de energia alternativa ao petróleo.
d) A rodada de Doha das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) visa a diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento.
e) O Brasil não tem se preocupado em investir na criação de combustíveis produzidos a partir de materiais orgânicos, como soja, mamona, girassol, rícino, algodão e até gordura animal, excetuando-se a cana-de-açúcar.

9. (Ufpel) Até o início do século XX, o processo de industrialização no Rio Grande do Sul teve mais força na região sul do estado. Primeiro com as charqueadas e depois com os frigoríficos. Já a partir de 1890 começou a se desenvolver a indústria também no nordeste, e o estado passou a ter dois focos de industrialização bem distintos: o do sul e o do nordeste.
Observe as características da indústria do Rio Grande do Sul no período enfocado no texto.

I. Produção para o mercado externo.
II. Capital gerado pelo comércio.
III. Capital de imigrantes.
IV. Capital gerado pela pecuária.
V. Capital bancário e internacional.

É correto afirmar que, no contexto da questão, as características da indústria do sul do Rio Grande do Sul são
a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) II e IV.
d) I, III e V.
e) II, IV e V.

10. (Ufrs) Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.

I - A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infra-estrutura para o desenvolvimento do parque industrial.
II - A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.
III - A partir de 1964, amplia-se o parque industrial para atender a demanda da modernização da agricultura.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.



GABARITO

1. Os custos de produção ficaram muito elevados na metrópole fluminense, o que vem estimulando as indústrias a buscarem custos mais baixos no interior do Estado, incentivadas por políticas públicas estaduais e municipais.
Uma dentre as regiões e seu respectivo setor industrial:
- Médio Vale do Paraíba - metal-mecânico / automobilístico / siderúrgico
- Serrana - têxtil / indústria alimentícia / software
- Costa Verde - siderurgia / indústria naval
- Periferia da Região Metropolitana - pólo gás-químico de Caxias / indústria de transformação

2. Entre as razões para a expansão da atuação das grandes empresas brasileiras no exterior temos: a expansão dos mercados consumidores e fornecedores, a diversificação das fontes de fornecimento de matéria-prima; a ocupação de uma melhor posição em um mercado internacional altamente competitivo; o aumento da escala geográfica de controle da produção; a participação na formação dos preços das "commodities"; a busca de maiores margens de lucro.

3. a) Trata-se do ABCD paulista, composto pelos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, com importante papel na industrialização brasileira. Seus municípios acabaram se especializando na produção de bens de consumo duráveis, principalmente veículos e eletrodomésticos a partir de incentivos governamentais ao longo da segunda metade do século XX. É importante lembrar a posição estratégica entre São Paulo e Santos, inteligadas por rodovia, principalmente (via Anchieta), e ferrovia, respectivamente mercado consumidor e porto.
b) Podemos destacar o Paraná e a Bahia como estados com investimentos na indústria a aprtir de 1990.
No Paraná destaca-se São José dos Pinhais na região metropolitana de Curitiba com montadoras. Na Bahia, a região do Recôncavo, área metropolitana de Salvador, tem destaque no setor petroquímico e automobilístico.

4. [D]

5. [D]

6. [B]

7. [A]

8. [E]

9. [B]

10. [D]
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Exercícios Industrialização"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica