Questões História Geral

1-Observe a ilustração, apresentada a seguir.

Considerando a representação da escrita egípcia, é correto afirmar que:

a) a utilização de recursos decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular.
b) os sinais apresentados constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão.
c) a diversidade de sinais utilizados tornava complexa a representação do que se queria exprimir.
d) a diversidade de sinais utilizados na escrita resultou de uma imposição religiosa.
e) os desenhos elaborados representavam uma simplificação da escrita hierática.



resposta:[C]

2- Leia o trecho a seguir. "Numerosas são as maravilhas da natureza, mas de todas a maior é o homem! Singrando os mares espumosos, impelido pelos ventos do sul, ele avança, e arrasta as vagas imensas que surgem ao redor! Géia, a suprema divindade, que todas as mais supera, na sua eternidade, ele [o homem] a corta com suas chamas." (Sófocles, "Antígona." São Paulo. Edições de Ouro, S.d. p. 164) Com base no texto, a respeito da cultura grega, é correto afirmar que:

a) a força de expressão da cultura erudita extinguiu a influência e a herança da mitologia.
b) o valor da ação humana dependia de sua adaptação às imposições estabelecidas pela religião.
c) a liberdade de expressão, na Grécia, destacava o homem como a medida de todas as coisas.
d) a unidade política grega e a centralidade do poder decorriam da valorização do homem.
e) a democracia grega estimulou as reações contra o politeísmo.



resposta:[C]

3- Um estudo recente do Banco Mundial mostra o outro lado do Modelo do Ceará ,(...). O estudo fala de uma pobreza gigantesca, atingindo 58% da população, (...). Numa descoberta chocante, o trabalho revela que a vida de quem se encontra na faixa dos 20% mais pobres tem piorado de modo regular e contínuo de 1993 para cá (...). Enquanto a fatia 1% mais rica da população do Ceará mantém, (...), seu quinhão de 18% da renda local - exatamente como ocorrida em 1981 (...), a fatia dos 20% do patamar de baixo vem perdendo migalhas. No início dos anos 80 sua parcela ficava entre 3% e 4%. Em 1999, (...) diminuíra para 2,3% redução de quase 50%". (Jornal "Gazeta Mercantil" 12/06/2001, p.A-10) Cite dois exemplos de políticas públicas implantadas pelo governo do Ceará nas duas últimas décadas.



resposta:Apesar de a propaganda governamental e da dita modernidade implementada pelo "Governo das Mudanças", os trabalhadores do campo e da cidade sofrem um crescente processo de empobrecimento, que se reflete na concentração da renda como se constata pelo texto. Essa situação é resultante da falta de uma reforma agrária, de incentivos à pequena produção, da falta de financiamento e apoio tecnológico; o que repercute na migração em busca de condições de vida e trabalho ocasionando o crescimento desordenado das cidades.

4- Leia os depoimentos a seguir.
Texto 1 "A globalização está multiplicando a riqueza e desencadeando forças produtivas numa escala sem precedentes. Tornou universais valores como a democracia e a liberdade. Envolve diversos processos simultâneos: a difusão internacional da notícia, redes como a internet, o tratamento internacional de temas como meio ambiente e direitos humanos e a imigração econômica global". (Fernando Henrique Cardoso)
Texto 2 "(...) O Brasil é produto da expansão do capitalismo europeu do final do século XV. O que está havendo agora é uma aceleração. Isso pode ser destrutivo para o Brasil se o país não administrar sua participação no processo. A globalização é boa para as classes mais favorecidas. As menos favorecidas ficam sujeitas a perder o emprego." (Paulo Nogueira Batista Junior) Compare as idéias sobre o processo de globalização formuladas nos depoimentos acima.



resposta:O depoimento de Fernando Henrique Cardoso expressa a positividade do processo de globalização. São ressaltados o desenvolvimento das forças produtivos, da ciência e da tecnologia, o fortalecimento da democracia e da liberdade. Enquanto Paulo Nogueira Batista apresenta a globalização como um processo de expansão do capital que se iniciou no século XV e que, na conjuntura atual pode ser destrutivo para o Brasil, principalmente para os setores assalariados que estão perdendo seus empregos. E mais, que o Brasil deve se inserir no processo de globalização preservando sua autonomia frente aos organismos internacionais.

5- "A palavra tatuagem é relativamente recente. Toda a gente sabe que foi o navegador Cook que a introduziu no Ocidente, e esse escrevia tattou, termo da Polinésia de tatou ou tu tahou, desenho . (...) Desde os mais remotos tempos, vemo-la a transformar-se: distintivo honorífico entre uns homens, ferrete de ignomínia entre outros, meio de assustar o adversário para os bretões, marca de uma classe de selvagens das ilhas marquesas (...) sinal de amor, de desprezo, de ódio (...). Há três casos de tatuagem no Rio, completamente diversos na sua significação moral: os negros, os turcos com o fundo religioso e o bando de meretrizes, dos rufiões e dos humildes, que se marcam por crime ou por ociosidade." (RIO, João do. Os Tatuadores. Revista Kosmos. 1904, apud: "A alma encantadora das ruas", SP: Cia das Letras, 1999.) Com base no texto são feitas as seguintes afirmações:
I. João do Rio revela como a tatuagem já estava presente na cidade do Rio de Janeiro, pelo menos desde o início do século XX, e era mais utilizada por alguns setores da população.
II. A tatuagem, de origem polinésia, difundiu-se no ocidente com a característica que permanece até hoje: utilização entre os jovens com função estritamente estética.
III. O texto mostra como a tatuagem é uma prática que se transforma no tempo e que alcança inúmeros sentidos nos diversos setores das sociedades e para as diferentes culturas. Está correto o que se afirma apenas em

a)
I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.



resposta:[E]

6- Considere o papel da técnica no desenvolvimento da constituição de sociedades e três invenções tecnológicas que marcaram esse processo: invenção do arco e flecha nas civilizações primitivas, locomotiva nas civilizações do século XIX e televisão nas civilizações modernas. A respeito dessas invenções são feitas as seguintes afirmações:
I. A primeira ampliou a capacidade de ação dos braços, provocando mudanças na forma de organização social e na utilização de fontes de alimentação.
II. A segunda tornou mais eficiente o sistema de transporte, ampliando possibilidades de locomoção e provocando mudanças na visão de espaço e de tempo.
III. A terceira possibilitou um novo tipo de lazer que, envolvendo apenas participação passiva do ser humano, não provocou mudanças na sua forma de conceber o mundo Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.



resposta:[B]

7- O ano muçulmano é composto de 12 meses, dentre eles o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos que, em 2001, teve início no mês de novembro do Calendário Cristão, conforme a figura que segue.

Considerando as características do Calendário Muçulmano, é possível afirmar que, em 2001, o mês Ramadã teve início, para o Ocidente, em

a) 01 de novembro.
b) 08 de novembro.
c) 16 de novembro.
d) 20 de novembro.
e) 28 de novembro.



resposta:[C]

8- Um jornalista publicou um texto do qual estão transcritos trechos do primeiro e do último parágrafos: " Mamãezinha, minhas mãozinhas vão crescer de novo? Jamais esquecerei a cena que vi, na TV francesa, de uma menina da Costa do Marfim falando com a enfermeira que trocava os curativos de seus dois cotos de braços. (...)". "Como manter a paz num planeta onde boa parte da humanidade não tem acesso às necessidades básicas mais elementares? (...) Como reduzir o abismo entre o camponês afegão, a criança faminta do Sudão, o Severino da cesta básica e o corretor de Wall Street? Como explicar ao menino de Bagdá que morre por falta de remédios, bloqueados pelo Ocidente, que o mal se abateu sobre Manhattan? Como dizer aos chechenos que o que aconteceu nos Estados Unidos é um absurdo? Vejam Grozny, a capital da Chechênia, arrasada pelos russos. Alguém se incomodou com os sofrimentos e as milhares de vítimas civis, inocentes, desse massacre? Ou como explicar à menina da Costa do Marfim o sentido da palavra civilização quando ela descobrir que suas mãos não crescerão jamais?". (UTZERI, Fritz. "Jornal do Brasil", 17/09/2001.) Apresentam-se, abaixo, algumas afirmações também retiradas do mesmo texto. Aquela que explicita uma resposta do autor para as perguntas feitas no trecho citado é:

a) "tristeza e indignação são grandes porque os atentados ocorreram em Nova Iorque".
b) "ao longo da história, o homem civilizado globalizou todas as suas mazelas".
c) "a Europa nos explorou vergonhosamente".
d) "o neoliberalismo institui o deus mercado que tudo resolve".
e) "os negócios das indústrias de armas continuam de vento em popa".



resposta:[B]

9- Comer com as mãos era um hábito comum na Europa, no século XVI. A técnica empregada pelo índio no Brasil e por um português de Portugal era, aliás, a mesma: apanhavam o alimento com três dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) e atiravam-no para dentro da boca. Um viajante europeu de nome Freireyss, de passagem pelo Rio de Janeiro, já no século XIX, conta como "nas casas das roças despejam-se simplesmente alguns pratos de farinha sobre a mesa ou num balainho, donde cada um se serve com os dedos, arremessando, com um movimento rápido, a farinha na boca, sem que a mínima parcela caia para fora". Outros viajantes oitocentistas, como John Luccock, Carl Seidler, Tollenare e Maria Graham descrevem esse hábito em todo o Brasil e entre todas as classes sociais. Mas para Saint-Hilaire, os brasileiros "lançam a [farinha de mandioca] à boca com uma destreza adquirida, na origem, dos indígenas, e que ao europeu muito custa imitar". Aluísio de Azevedo, em seu romance "Girândola de amores" (1882), descreve com realismo os hábitos de uma senhora abastada que só saboreava a moqueca de peixe "sem talher, à mão". Dentre as palavras listadas a seguir, assinale a que traduz o elemento comum às descrições das práticas alimentares dos brasileiros feitas pelos diferentes autores do século XIX citados no texto.

a) Regionalismo (caráter da literatura que se baseia em costumes e tradições regionais).
b) Intolerância (não-admissão de opiniões diversas das suas em questões sociais, políticas ou religiosas).
c) Exotismo (caráter ou qualidade daquilo que não é indígena; estrangeiro; excêntrico, extravagante).
d) Racismo (doutrina que sustenta a superioridade de certas raças sobre outras).
e) Sincretismo (fusão de elementos culturais diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais).



resposta:[E]

10- Good-bye "Não é mais boa noite, nem bom dia Só se fala good morning, good night Já se desprezou o lampião de querosene Lá no morro só se usa a luz da Light Oh yes!" A marchinha "Good-bye", composta por Assis Valente há cerca de 50 anos, refere-se ao ambiente das favelas dos morros cariocas. A estrofe citada mostra

a) como a questão do racionamento da energia elétrica, bem como a da penetração dos anglicismos no vocabulário brasileiro, iniciaram-se em meados do século passado.
b) como a modernidade, associada simbolicamente à eletrificação e ao uso de anglicismos, atingia toda a população brasileira, mas também como, a despeito disso, persistia a desigualdade social.
c) como as populações excluídas se apropriavam aos poucos de elementos de modernidade, saindo de uma situação de exclusão social, o que é sugerido pelo título da música.
d) os resultados benéficos da política de boa vizinhança norte-americana, que permitia aos poucos que o Brasil se inserisse numa cultura e economia globalizadas.
e) o desprezo do compositor pela cultura e pelas condições de vida atrasadas características do "morro", isto é, dos bairros pobres da cidade do Rio de Janeiro.



resposta:[B]

11- Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) compara, nos trechos, as guerras das sociedades Tupinambá com as chamadas "guerras de religião" dos franceses que, na segunda metade do século XVI, opunham católicos e protestantes. "(...) não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (...) Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade [o canibalismo], mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos; e isso em verdade é bem mais grave do que assar e comer um homem previamente executado. (...) Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades." (MONTAIGNE, Michel Eyquem de, "Ensaios", São Paulo: Nova Cultural, 1984.) De acordo com o texto, pode-se afirmar que, para Montaigne,

a) a idéia de relativismo cultural baseia-se na hipótese da origem única do gênero humano e da sua religião.
b) a diferença de costumes não constitui um critério válido para julgar as diferentes sociedades.
c) os indígenas são mais bárbaros do que os europeus, pois não conhecem a virtude cristã da piedade.
d) a barbárie é um comportamento social que pressupõe a ausência de uma cultura civilizada e racional.
e) a ingenuidade dos indígenas equivale à racionalidade dos europeus, o que explica que os seus costumes são similares.



resposta:[B]
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Questões História Geral"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica