A necessidade de posicionamento nas redações de vestibular

No contexto atual, quando a redação de vestibular é motivo de preocupação para alunos que prestam o concurso vestibular, torna-se extremamente necessário que nós, que ensinamos a redação voltada especificamente para esse concurso, façamos uma reflexão sobre este tema.

Afinal, a prática tem demonstrado que os livros didáticos utilizados por nós para o ensino/aprendizagem desse tipo de texto não têm sido suficientes para orientar um trabalho em nossas escolas que possibilite ao aluno preparar-se para a prova de redação no referido concurso.

Isso pode ser percebido pelo grande número de alunos vestibulandos que procuram um trabalho de redação fora do âmbito da escola, seja em cursinhos pré-vestibulares, seja na forma de trabalhos particularizados de produção textual.

Sem, no momento, discutir a idéia errônea que, muitas vezes, perpassa o trabalho de produção textual e tampouco apresentar considerações sobre o processo de ensino/aprendizagem de redação em nossas escolas, gostaria de discutir uma questão que tem incomodado, de maneira bastante particular, muitos alunos que necessitam realizar a prova de redação: o posicionamento do autor na redação de vestibular.

Para ancorar essa discussão, serão utilizados alguns trechos de redações Nota Dez, produzidas no concurso vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 1997.


2. A necessidade de posicionamento nas redações de vestibular

Nossa experiência na escola de ensino médio e em cursos pré-vestibulares tem demonstrado que os alunos que se preparam para o concurso vestibular, ao produzirem seus textos, priorizam a estrutura formal gramatical. Ao agir assim, eles não se inserem na discussão proposta pela tarefa da prova, limitando-se "a fazerem cópias disfarçadas dos textos dos outros, sem assegurarem sua entrada no jogo que lhes permitiria exercerem a sua função-autor” (Carmagnani, 1998, p.21).

Isso é comprovado pelas redações produzidas por alunos pré-vestibulandos em nossas aulas. Um número bastante significativo delas apresenta aspectos positivos e negativos do tema abordado, sem configurar uma tese que possa sustentar a discussão sobre o tema. Além disso, mesmo que a tarefa oportunize a eles usarem experiências pessoais ou empregarem a primeira pessoa do singular para discorrerem sobre o tema, é muito raro encontrar esses elementos em redações produzidas por alunos vestibulandos.

No entanto, levando em conta tarefas propostas em provas de redação de vestibulares, podemos dizer que a primeira condição para a produção de um texto satisfatório é a inserção do candidato na situação proposta como tema, que é, por sua vez, fator essencial para a elaboração da tese. Conforme podemos observar em tarefas propostas, os concursos vestibulares dos últimos anos têm solicitado o posicionamento do aluno em relação ao tema e a apresentação de argumentos consistentes para defender esse posicionamento.

Na tarefa demonstrada por exemplo, os candidatos a uma vaga no concurso vestibular da UFRGS devem apresentar em seus textos uma tese central que responda à questão proposta: “Que reformulações deve haver no concurso vestibular da UFRGS?”.

Há muitas discussões sobre a reformulação do Concurso vestibular. Alguns propõem sua extinção sumária; outros defendem que seja substituído por concursos isolados, para as diversas carreiras acadêmicas; outros ainda advogam sua reformulação parcial, sugerindo pequenos ajustes na forma atual ou propondo a exigência de questões apenas discursivas em todas as provas.

Como membro da comunidade na qual esse concurso é realizado, você certamente tem muito a dizer sobre a adequação do vestibular ao tipo de candidato que normalmente presta os exames. Além disso, ainda que jamais se tenha preocupado antes com o vestibular, você está, nesse momento envolvido com ele. Você acha que o vestibular, na sua forma atual, seleciona de maneira eficaz os futuros alunos da UFRGS, valorizando adequadamente seus conhecimentos, habilidades e aptidões? Ou você acredita que possa haver uma maneira melhor de fazê-lo? Lembre-se de que qualquer proposta relativa ao vestibular, se eventualmente adotada pela Universidade teria reflexos extraordinários na sociedade como um todo, e não é ao seu bem individual que a Universidade visa, e sim ao da coletividade.

Pois bem: sua redação deverá desenvolver sua resposta à questão “que reformulações deve haver no concurso vestibular da UFRGS”?. Para isso, parta de sua experiência pessoal, enuncie a(s) reformulação (ões) que considera necessária (s) e apresente motivos para sua proposta. Desde logo, fique claro que, para fins de atribuição de nota, não será avaliado o mérito de suas opiniões, mas sim sua capacidade de redigir um texto correto e articulado sobre o tema.

Lembre-se de que você está sendo solicitado a redigir uma dissertação, texto que se caracteriza por um esforço de reflexão racional em torno de um tema. Valha-se de sua experiência como ponto de partida, mas apresente-a articulada em um texto argumentativo, organizado dissertativamente.

A dissertação deve ter a extensão mínima de 30 linhas e máxima de 60 considerando letra de tamanho regular. Inicialmente, utilize a folha de rascunho e, depois, passe a limpo na folha de redação, sem rasuras e com letra legível, o que você escreveu. Utilize caneta; lápis, apenas no rascunho.
Quadro 1 – Prova de Redação do Concurso Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS/1997.

Podemos dizer que a “resposta” dos alunos-candidatos à tarefa da prova implica uma tomada de posição, de inserção deles no problema proposto. Assim, a resposta deve configurar uma tese que indicará qual (ou quais) reformulação(ões) é (são) necessária(s) no concurso vestibular da UFRGS.

Não se pode esquecer, porém, que as teses apresentadas pelos alunos, estão vinculadas à avaliação do problema tratado na prova, isto é, à necessidade de alunos em final de ensino médio prestarem o concurso vestibular. Tanto a avaliação desse problema quanto a tese central apresentada pelos alunos podem ser analisadas por marcas lingüísticas.

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "A necessidade de posicionamento nas redações de vestibular"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica