A História das Bolsas de Valores no Mundo

Para alguns historiadores, as bolsas tiveram sua origem na Roma Antiga, enquanto para outros teria surgido na Grécia. Mas antes que você pense que ações são presentes de grego, saiba que tudo se iniciou por conta de comerciantes que se reuniam para tratar de negócios, nas mais antigas civilizações, e com atribuições bem distantes das bolsas de valores atuais.

A bolsa mundial mais conceituada é a de Nova Iorque, fundada em 1792, e que na época realizava apenas a compra e venda de moedas, metais preciosos e letras de câmbio. Quase cem anos mais tarde, em 1890, era a “Bolsa Livre” que entrava em cena – seria ela o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

No ano de 2000 um processo de integração de todas as bolsas de valores brasileiras fez com que a Bovespa fosse a responsável por concentrar todas as negociações realizadas no Brasil. Anos mais tarde, dois fatos bastante importantes: sua abertura de capital (Bovespa Holding – BOVH3) e o processo de fusão com a BM&F – Bolsa de Mercadorias e Futuros.

A Bovespa é hoje a terceira maior Bolsa de Valores do mundo em valor de mercado, e a segunda das Américas, tendo negociado em 2007 mais de 1 trilhão de reais.DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "A História das Bolsas de Valores no Mundo"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica