Opinião: Criança deve estudar em local tranquilo e não em frente à TV

Parar e estudar para a prova ou fazer as lições escolares têm sido um ponto de conflito entre pais e filhos. Cientes, pelas suas experiências, da necessidade de se estudar em casa, os pais insistem para que os pequenos façam sua parte e garantam bons resultados.


Nem sempre a experiência de um vale para o outro. E muitos alunos não estudam, confiando em seu aproveitamento durante a aula. Outros fazem o mínimo, cumprindo suas tarefas de qualquer jeito. Parecem não valorizar os estudos e nem levá-los a sério.


Estou pensando naqueles que fazem suas lições em qualquer lugar, sem a tranquilidade necessária, simplesmente para cumprirem uma obrigação. É comum vermos estudantes encolhidos num canto do sofá, com a coluna torta, a TV ligada e fazendo alguma tarefa da escola ou estudando para alguma avaliação.

Diante da reprimenda dos pais, justificam que seu aproveitamento é bom. E, às vezes, é mesmo -tão bom quanto daquela criança que se fecha em seu quarto, senta com uma postura correta em sua escrivaninha, sem nenhuma interferência sonora.


Então o lugar e as condições em que se estuda não importa? Tanto faz? Não é bem assim. Importa e muito. Podemos pensar que cada um é de um jeito, sendo que alguns conseguem estudar e assistir televisão ao mesmo tempo, enquanto outros não e por aí vai. Se para alguns poucos isso pode ser possível, para a maioria não é.

Atenção e concentração

Estudar exige muito do indivíduo, principalmente da sua atenção e concentração. Ao iniciar a escola, as lições são tão simples que às vezes são resolvidas durante a aula, ou mesmo rapidamente, diante da TV, quando se chega em casa.


À medida em que os anos avançam, as coisas vão ficando mais complicadas e as lições passam a exigir mais dos alunos, sendo necessário haver uma tranquilidade maior para o aproveitamento do estudo e a real aprendizagem. Porém, muitas vezes essa criança já criou o hábito de cumprir suas obrigações de qualquer jeito.


E aquilo que parece ser um bom resultado, estudando-se de qualquer jeito, é na verdade consequência de horas desnecessárias de estudo mal feito.

Se a mesma criança tivesse sentado e estudado tranquilamente, seu resultado poderia ter sido superior ou até o mesmo, mas num tempo de dedicação menor e com uma qualidade melhor, onde talvez o estudo não ficasse chato e cansativo. Sobraria-lhe tempo para se dedicar integralmente a outras atividades, como ouvir música ou assistir a um programa na TV.


Em outras palavras, quando se pretende fazer duas coisas juntas, provavelmente não se fará bem nenhuma, com um dispêndio desnecessário de energia. Se houver planejamento, pode-se fazer ambas e até sobrar um tempinho para uma outra coisa.


Desde pequenos, devemos ajudar nossos filhos a criarem o hábito de ter um local adequado para realizar suas tarefas escolares: um lugar silencioso, sem agitação, onde haja iluminação adequada e mesa e cadeira que os acomodem, facilitando com que fiquem atentos e concentrados no que estão fazendo.

Além de ensinarmos a eles hábitos saudáveis, como ter uma postura correta, estaremos valorizando o estudo como algo importante, com um espaço real em suas vidas e não algo que se faz de qualquer jeito.

(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Opinião: Criança deve estudar em local tranquilo e não em frente à TV"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica