"Há" ou "a"?

"As mudanças propostas não vêm sofrendo críticas substanciais, a não ser pelo fato de terem sido anunciadas há poucos meses da aplicação das provas, como noticiou esta Folha na reportagem 'A seis meses do vestibular, USP muda 2ª fase'."

Não é incomum que a confusão entre "a" e "há" ocorra na construção que se observa na passagem acima. É bom que se diga, antes de outros comentários, que é a forma do verbo "haver" que se emprega para indicar a ideia de tempo decorrido.

São corretas, portanto, construções como "Há poucos meses, foram aplicadas provas" ou "Há dois dias, ocorreu um grave acidente", em que a forma verbal "há" equivale a "faz" ("Faz dois meses que...", "Faz dois dias que..."). Uma construção alternativa seria "poucos meses atrás" ou "dois dias atrás", em que o advérbio "atrás" substitui as formas verbais ("há" ou "faz"), indicando a mesma ideia de tempo passado.

Muito bem. No fragmento selecionado, ocorre outra construção, que equivale a "poucos meses antes da aplicação das provas". Temos agora uma situação de distância no tempo, mas não de tempo decorrido. Nesse caso, usa-se a preposição "a", não a forma verbal "há". Isso fica claro até mesmo no título da reportagem citada no trecho, em que corretamente se empregou a preposição: "A seis meses do vestibular, USP muda 2ª fase" - ou seja, seis meses antes do vestibular, USP muda 2ª fase.

Abaixo, o texto corrigido:

As mudanças propostas não vêm sofrendo críticas substanciais, a não ser pelo fato de terem sido anunciadas a poucos meses da aplicação das provas, como noticiou esta Folha na reportagem "A seis meses do vestibular, USP muda 2ª fase".
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to ""Há" ou "a"?"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica