Não é incomum que a confusão entre "a" e "há" ocorra na construção que se observa na passagem acima. É bom que se diga, antes de outros comentários, que é a forma do verbo "haver" que se emprega para indicar a ideia de tempo decorrido.
São corretas, portanto, construções como "Há poucos meses, foram aplicadas provas" ou "Há dois dias, ocorreu um grave acidente", em que a forma verbal "há" equivale a "faz" ("Faz dois meses que...", "Faz dois dias que..."). Uma construção alternativa seria "poucos meses atrás" ou "dois dias atrás", em que o advérbio "atrás" substitui as formas verbais ("há" ou "faz"), indicando a mesma ideia de tempo passado.
Muito bem. No fragmento selecionado, ocorre outra construção, que equivale a "poucos meses antes da aplicação das provas". Temos agora uma situação de distância no tempo, mas não de tempo decorrido. Nesse caso, usa-se a preposição "a", não a forma verbal "há". Isso fica claro até mesmo no título da reportagem citada no trecho, em que corretamente se empregou a preposição: "A seis meses do vestibular, USP muda 2ª fase" - ou seja, seis meses antes do vestibular, USP muda 2ª fase.
Abaixo, o texto corrigido:
As mudanças propostas não vêm sofrendo críticas substanciais, a não ser pelo fato de terem sido anunciadas a poucos meses da aplicação das provas, como noticiou esta Folha na reportagem "A seis meses do vestibular, USP muda 2ª fase".
0 Response to ""Há" ou "a"?"
Postar um comentário