Globalização e seu processo e origem

Quando o assunto é "Globalização" e levando em conta os encontros e questionamentos levantados no curso, chegamos a uma conclusão: o Processo de Globalização gerou uma maior visibilidade da miséria e a exclusão de grande parte do mundo, principalmente de boa parte do continente Africano, da América Latina e do continente Asiático. Dessa forma, a idéia defendida pela mídia de uma globalização modernizadora e que teoricamente colocaria as barreiras do mundo moderno abaixo, viabilizou a claridade de grande parte da população mundial abaixo da linha da pobreza e dessa forma fora dessa economia de consumo, mesmo que de um consumo dito de massa. Sendo assim, a grande velocidade verificada no desenvolvimento tecnológico atual e sua vinculação imediata a mídia de todos os tipos, nos dá a entender que essa modernização tecnológica possibilitaria um acesso cada vez maior a esses produtos, o que num primeiro momento aconteceu, contudo, já se verifica fronteiras a essa expansão do consumo pelos motivos abordados anteriormente.

Isso se dá na prática, por uma falência cada vez mais clara do modelo neoliberal e dos resultados drásticos dessa política, principalmente no Terceiro mundo e nos países considerados em "desenvolvimento", sendo assim, chegamos também a uma segunda conclusão que remete a influencia do sistema econômico sobre a força dos Estados e sua soberania como definidores do sistema-mundo e da Globalização. Dessa maneira, entendemos que a crise ou a dúvida sobre o modelo a seguir no tocante a economia, cria barreiras a globalização, o que gera contradição e incertezas, principalmente se tratando de uma economia-mundo transnacional e cada vez mais frágil, vide as últimas crises desse sistema e a influencia de instituições financeiras como salvaguarda desse modelo, como o FMI e o Banco Mundial.

Sendo assim, essa globalização que de fato existe e para nós tem como origem a revolução comercial Européia e em grande parte a Revolução Industrial encontra na mídia uma aliada importante e na mudança cada vez maior da estrutura mental e coletiva, viabilizando uma lógica de mercado e uma felicidade só existente no consumo e dessa forma um sucesso inerente dessa política de consumo de massa, que pouco a pouco assume uma popularidade maior no limiar do século XX, principalmente com a popularização da TV e dos mecanismos da propaganda televiziva.

Dessa forma, destacamos alguns tópicos dessa análise que citamos a seguir: o tecido social no qual? estamos emaranhados, implica decisivamente a ideologia e a prática ao consumo e, discriminam aqueles que não possui um poder de consumo; caso de grande parte da África.

A globalização da questão social desenvolve-se e intensifica-se? mais um ciclo de racialização do mundo, assim como de transnacionalização de movimentos sociais de todos os tipos, envolvendo feministas, reivindicações étnicas, tensões e lutas religiosas implicadas na geopolítica do terrorismo e crescente consciência de que o próprio planeta terra está ameaçado.

As? mudanças culturais apresentam na contemporaneidade; A vida de consumo estético, ou seja , a nossa, que focaliza a necessidade de dar á vida uma forma que proporcione prazer estético'', seja o desenvolvimento do consumo de massa em geral, á busca de novos gostos e sensações e á construção de estilo de vida distintos que se tornaram aspectos centrais da cultura de consumo .

A poluição da mente se faz com a bombástica manifestação midiatica, que envolve as pessoas facilmente devido sua próprias mentalidades estéticas direcionada ao envolvimento com o consumo de massa.

Por fim, todas essas mudanças de ordem mental, social e principalmente econômicas, fruto do processo de globalização, nos coloca como educadores e cientistas sociais a difícil tarefa de esclarecer duvidas e questionamentos sobre o mesmo, tomando como perspectiva a visão mundo desse processo e seus resultados, principalmente no que toca ao Brasil nesse mundo Globalizado e o resultado dessa política da exclusão atualmente prostituída de modernidade.

DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Globalização e seu processo e origem"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica