Exercícios de Português

Texto para as questões 01 a 04

"Não obstante os meus quarenta e tantos anos, como eu amasse a harmonia da família, entendi não tratar o casamento sem primeiro falar ao Cotrim. Ele ouviu-me e respondeu-me seriamente que não tinha opinião em negócio de parentes seus. Podiam supor-lhe algum interesse, se acaso louvasse as raras prendas de Nhã-Loló; por isso calava-se. Mais: estava certo de que a sobrinha nutria por mim verdadeira paixão, mas se ela o consultasse, o seu conselho seria negativo. Não era levado por nenhum ódio; apreciava as minhas boas qualidades, - não se fartava de as elogiar, como era de justiça; e pelo que respeita a Nhã-Loló, não chegaria jamais a negar que era noiva excelente; mas daí a aconselhar o casamento ia um abismo.
- Lavo inteiramente as mãos, concluiu ele.
- Mas você achava outro dia que eu devia casar quanto antes...
- Isso é outro negócio. Acho que é indispensável casar, principalmente tendo ambições políticas. Saiba que na política o celibato é uma remora. Agora, quanto à noiva, não posso ter voto, não quero, não devo, não é de minha honra."
(Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas)

01) Considerando o trecho no conjunto da obra é correto afirmar que Cotrim, diante da perspectiva de sua sobrinha casar-se com Brás Cubas,
a) expressa de maneira ambígua seu interesse pelo casamento, pois quer manter uma imagem de imparcialidade.
b) revela sua honradez, já que ambos são seus parentes e, portanto, não seria adequado aconselhar Brás Cubas.
c) pensa que o casamento, como um negócio, tem de ser decidido apenas pelos principais interessados.
d) dissimula seu ódio contra Brás Cubas, elogiando as boas qualidades do cunhado.
e) recusa-se a dar opiniões porque tem muito afeto por Nhã-Loló e julga que Brás Cubas não a merece.



02) Assinale a alternativa em que se mantém o mesmo sentido das orações: "Não obstante os meus quarenta e tantos anos, entendi não tratar o casamento sem primeiro falar ao Cotrim":

a) Por causa dos meus quarenta e tantos anos, compreendi que não deveria acertar o casamento sem primeiramente falar dele ao Cotrim.
b) Como já tinha quarenta e tantos anos, considerei que deveria combinar o casamento, mas falando inicialmente dele ao Cotrim.
c) Quando já tinha quarenta e tantos anos, pensei que deveria combinar o casamento, embora antes devesse falar dele ao Cotrim.
d) Apesar de meus quarenta e tantos anos, pensei que não deveria combinar o casamento sem primeiro falar dele ao Cotrim.
e) Sem me incomodar com meus quarenta e tantos anos, considerei que deveria combinar o casamento, primeiramente falando dele ao Cotrim.


03) Releia o quarto período do trecho:

"Mais: estava certo de que a sobrinha nutria por mim verdadeira paixão, mas se ela o consultasse, o seu conselho seria negativo".
Considerando a correlação dos tempos dos verbos grifados, escolha a alternativa em que a correlação se mantém, sem prejuízo de sentido.

a) está - nutre - consulta - será.
b) está - teria nutrido - consultara - será.
c) está - nutre - consultar - será.
d) estivera - nutrira - consultara - fora.
e) estivera - nutre - tivesse consultado - fora.



04) Comparando-se São Bernardo e Memórias póstumas de Brás Cubas, é correto afirmar que, apesar de suas diferenças, ambos têm em comum:

a) a denúncia da violência no ambiente burguês e o protesto contra a injustiça social.
b) a valorização do poder econômico, que permite aos homens obter tudo que desejam, mesmo destruindo os inferiores.
c) a crítica a valores morais arcaicos, que não podem sobreviver numa sociedade que se deseja moderna.
d) a censura ao comportamento dos homens que se deixam dominar pelos poderosos.
e) a caracterização do homem burguês como aquele que não hesita diante de nada para conseguir o que deseja.


Texto para as questões de 05 a 09.

Quincas Borba, que não deixara de andar, parou alguns instantes.
- Queres ser meu discípulo?
- Quero.
- Bem, irás entendendo aos poucos a minha filosofia; no dia em que a houveres penetrado inteiramente, ah! nesse dia terás o maior prazer da vida, porque não há vinho que embriague como a verdade. Crê-me, o Humanitismo é o remate das cousas; e eu, que o formulei, sou o maior homem do mundo. Olha, vês como o meu bom Quincas Borba está olhando para mim? Não é ele, é Humanitas...
- Mas que Humanitas é esse?
- Humanitas é o princípio. Há nas cousas todas certa substância recôndita e idêntica, um princípio único, universal, eterno, comum, indivisível e indestrutível - ou, para usar a linguagem do grande Camões:

Uma verdade que nas cousas anda,
Que mora no visíbil e invisíbil.

Pois essa substância ou verdade, esse princípio indestrutível é que é Humanitas. Assim lhe chamo, porque resume o universo, e o universo é o homem. Vais entendendo?
- Pouco; mas, ainda assim, como é que a morte de sua avó...
- Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da morte. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir a outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
(Machado de Assis, Quincas Borba. Cap. VI)

05) Da leitura do texto transcrito, está correto afirmar que

a) para Quincas Borba, ele próprio, que era o maior homem do mundo - porque inventara o Humanitismo - era superado somente pelo grande Camões, que lhe definiu, anteriormente, o princípio.
b) Quincas Borba vale-se de uma metáfora - a das duas tribos em guerra por um campo de batatas - para ilustrar o princípio de conservação da vida, que é a morte.
c) o interlocutor de Quincas Borba deseja ser seu discípulo e, por isso, submete-se a um teste para provar o princípio filosófico do Humanitismo.
d) a referência ao campo de batatas capaz de alimentar somente uma das duas tribos em guerra serviu para Quincas Borba justificar politicamente as ações militares européias nas Américas.
e) a filosofia do Humanitismo encontra sua explicação última num princípio que molda todo o universo - chamado Humanitas - e, por isso, enaltece a morte como meio de revelá-lo.


06) Observe os pronomes sublinhados nas frases abaixo.

(1) ... no dia em que a houveres penetrado ...
(2) ... e eu, que o formulei ...
(3) Assim lhe chamo ...

Esses pronomes referem-se no texto, respectivamente, a:

a) (1) vida; (2) remate; (3) homem.
b) (1) verdade; (2) Humanitas; (3) verdade.
c) (1) verdade; (2) Quincas Borba; (3) substância.
d) (1) filosofia; (2) Humanitismo; (3) princípio.
e) (1) filosofia; (2) Humanitismo; (3) universo.


07) "Recôndita", "supressão" e "canoniza" equivalem, no texto, respectivamente, a:

a) escondida; espólios; valoriza.
b) côncava; cancelamento; suporta.
c) oculta; eliminação; glorifica.
d) redonda; morte; santifica.
e) retirada; extinção; beatifica.


08) No período

O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra (...).

os conectivos grifados estabelecem, entre as orações, relações de sentido, respectivamente, de

a) modo e ressalva.
b) ressalva e explicação.
c) contraste e modo.
d) causa e modo.
e) explicação e causa.


09) Assinale a alternativa em que a adaptação da frase abaixo apresenta concordância correta.

... onde há batatas em abundância.

a) onde deve existir batatas em abundância.
b) onde houveram batatas em abundância.
c) onde poderia existirem batatas em abundância.
d) onde possa haver batatas em abundância.
e) onde iam haver batatas em abundância.


Texto para as questões 10 e 11.

SONETO

Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embalada...
Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era mais bela! O seio palpitando...
Negros olhos as pálpebras abrindo...
Formas nuas no leito resvalando...

Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti - as noites eu velei chorando
Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo!

(Álvares de Azevedo, Lira dos Vinte Anos)

10) Pela leitura do poema, é possível afirmar que ele expressa

a) o assombro do poeta diante da beleza da lua cheia, como que dormindo entre nuvens e refletindo seus raios sobre as águas do mar.
b) a excitação sexual de um amante ao surpreender sua amada deitada, nua, sobre as areias de uma praia à noite, iluminada à luz sombria da lua.
c) o êxtase de quem, contemplando em sonhos a luz, as flores, as nuvens e outros elementos da natureza, vê neles os sinais da divindade.
d) a irreverência de alguém que, diante da exaltação do seu amor, não se importa com o desprezo nem da sociedade nem de sua própria amada.
e) a admiração de um apaixonado diante da beleza de sua amada, que, contemplada dormindo entre os lençóis da cama, em seguida, desperta.


11) A alternativa que melhor exprime as características da poesia de Álvares de Azevedo, encontradas no poema transcrito, é a que destaca a presença de

a) antíteses construídas sobre extremos, tais como "reclinada" X "embalsamada" e "virgem do mar" X "anjo entre nuvens d'alvorada".
b) uma atmosfera de sonhos que evita a nitidez da descrição, como em "Entre as nuvens do amor ela dormia" e "Pela maré das águas embalada".
c) inversões violentas da sintaxe corrente, como em "Não te rias de mim, meu anjo lindo!" e "Era um anjo entre nuvens d'alvorada...".
d) comparações que prenunciam a morte, como em "Pálida, à luz da lâmpada sombria" e "Sobre o leito de flores reclinada".
e) uma fuga pueril e adolescente à objetividade quotidiana, como em "Não te rias de mim, meu anjo lindo!" e "O seio palpitando...".
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Exercícios de Português"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica