Veja seis filmes para estudar a II Guerra Mundial

A II Guerra Mundial é um daqueles assuntos que sempre caem no vestibular. É também um dos eventos históricos preferidos dos diretores de cinema. Como a sétima arte não tem compromisso em ser fiel à História, é bom o vestibulando estar atento ao que pode ajudar na hora de entender o conflito para responder corretamente às questões propostas nas provas
O professor de História Ciro de Moura Ramos, do Colégio e Curso Objetivo, de São Paulo, escolheu seis filmes que mostram aspectos importantes da guerra. "Aguns ajudam a entender momentos pontuais, como o desembarque na Normandia ou o ataque a Pearl Harbor, mas também os fatos e conflitos de interesses por trás deles. Outros retratam mecanismos psicológicos e de poder, que são interessantes para a compreensão do contexto, da ideologia nazista, por exemplo", diz o professor.

Ramos concorda que assistir a filmes históricos pode ser uma boa alternativa quando se está cansado dos livros, mas alerta: "Se é para relaxar, é melhor pegar uma ficção, um romance. Para assistir a esses filmes, não dá para tirar o foco do estudo da História".

Confira os títulos indicados pelo professor e por que eles podem ser úteis no vestibular.

Tora! Tora! Tora! (Tora! Tora! Tora!, Estados Unidos e Japão, 1970): É como se fossem dois filmes, um japonês e um americano, sobre o ataque a Pearl Harbor. Retrata o envolvimento dos dois países no conflito e as questões geopolíticas que os colocaram em oposição. A única ressalva feita pelo professor é que a trama poupa a figura do presidente Roosevelt. "Mesmo assim, é um filme esclarecedor", diz Ramos.

A Queda! - As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, Alemanha, 2004): Sobre os últimos dias de Hitler, mostra os mecanismos de poder da Alemanha nazista, as paranóias do ditador e o aspecto caótico do fim da guerra naquele país. Narra os episódios que levaram à queda de Berlim e à morte de Hitler, do ponto de vista dos líderes alemães.

Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, Estados Unidos, 2006): Rodados simultaneamente, "Cartas de Iwo Jima" e "A Conquista da Honra", ambos de Clint Eastwood, mostram os lados japonês e americano na batalha de Iwo Jima. "Cartas de Iwo Jima" ressalta os mecanismos psicológicos e sociais que envolveram os soldados e a hierarquização do exército japonês.

A Raposa do Deserto (The Desert Fox, Estados Unidos, 1951): Os três últimos anos do marechal alemão Erwin Rommel, apelidado de Raposa do Deserto, que se volta contra Hitler. "Além do aspecto militar, o filme mostra que houve resistência contra Hitler", ressalta o professor.

Uma mulher contra Hitler (Sophie Scholl - Die letzten Tage, Alemanha, 2005): Conta a história de Sophie Scholl, membro do movimento de resistência antinazista chamado Rosa Branca que foi presa enquanto distribuía panfletos contra Hitler na Universidade de Munique em 1942. Ramos destaca os diálogos entre Sophie e os soldados alemães, pelos diferentes pontos de vista.

O Dia D (D-Day the Sixth of June, Estados Unidos, 1956): Um dos principais filmes sobre o desembarque na Normandia, o fato militar da II Guerra Mundial que mais cai nas provas de vestibular, segundo Ramos.
Vale o Click
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Veja seis filmes para estudar a II Guerra Mundial"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica