Ésquilo


Ésquilo, o primeiro grande autor trágico, nasceu em Elêusis no ano de 525 a.C., participou da batalha de Maratona no ano de 490 a.C. e, por muitas vezes, esteve na Sicília, onde morreu no ano de 456 a.C. Ésquilo acreditava que o Autor era, antes de tudo um educador.

Participa nas guerras persas, o que contribui para configurar a sua imagem de Atenas. Está na Sicília, na corte de Hierão de Siracusa, onde entra em contacto com os círculos pitagóricos. 

Ésquilo é o verdadeiro criador da tragédia, à qual deu dimensões literárias e sociais. Com exceção de Os Persas, que é a única tragédia grega baseada num tema contemporâneo, todas as obras de Ésquilo tratam temas alusivos aos heróis e aos deuses. Conservam-se sete: a trilogia da Oresteia (Agamémnon, Coéforas, Euménides), Os Persas, As Suplicantes, Os Sete contra Tebas e Prometeu Agrilhoado. Esta última desenrola-se num universo brutal e desgarrado por oposições irreconciliáveis: Prometeu, que rouba o fogo (o conhecimento) aos deuses para o dar à humanidade, é impotente perante o poder tirânico e desmesurado de Zeus, que o condena a um tormento sanguinário e permanente. Esta oposição decide-se noutras duas tragédias perdidas, que formam a trilogia dedicada a Prometeu. 

Em linhas gerais, o estilo de Ésquilo é vigoroso e as suas tragédias elevam o ânimo a um mundo superior; os seus personagens, como corresponde à divindade, são grandiosos e ideais.

DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Ésquilo"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica