Dante Alighieri


Dante Alighieri nasceu na cidade de Florença em maio ou junho de 1265 e faleceu na cidade de Ravena em 13 ou 14 de Setembro de 1321 e é considerado por grande parte dos italianos como o seu poeta maior. 

Estudou em sua cidade natal, e, neste mesmo local, iniciou-se na literatura de Virgílio, Estácio e Ovídio. Estudou também Teologia e Filosofia e conheceu profundamente os clássicos latinos e os filósofos escolásticos. Pertencente ao Partido Guelfo, lutou na Batalha de Campaldino contra os Gibelinos. Cerca de 1300 iniciou a carreira diplomática e, em 1302, foi encarcerado por causa das suas ctividades políticas. Iniciou-se então a segunda etapa da sua vida: o exílio definitivo, pois não deu acolhimento às anistias de 1311 e 1315. Afastado de Florença, viveu em Verona e em Lunigiana. Posteriormente, e seguindo as vicissitudes da política dos principados italianos, residiu também em Ravena, onde morreu.

Apesar de ser casado com Beatriz, dama florentina, ela é o seu amor platônico e a personagem central da sua obra.

A Vida Nova é uma coleção de sonetos e canções dedicada à sua dama idealizada, Beatriz. Mas a grande obra de Dante é A Divina Comédia, grandioso poema alegórico, filosófico e moral que resume a cultura cristã medieval.
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Dante Alighieri"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica