Criado vírus que destrói tumor sem afetar células saudáveis

Cientistas da Universidade de Oxford desenvolveram um vírus capaz de destruir células cancerosas sem prejudicar as células saudáveis. O estudo, realizado em ratos de laboratório e publicado na revista científicaPLoS Pathogens, deverá proporcionar melhores tratamentos contra o câncer, assim como melhores vacinas para diversas doenças virais. A equipe acredita, porém, que levará pelo menos dois anos para que a tecnologia possa ser aplicada em humanos.

Segundo reportagem do jornal britânico The Daily Telegraph, o novo método foi apontado pelos pesquisadores como "flexível e fácil de usar". Para o estudo, os cientistas modificaram um vírus muito comum, responsável por infecções respiratórias: o adenovírus. Com as alterações, o vírus manteve suas características de reprodução, infectando e matando células cancerosas. O segredo é que ele também foi reconhecido como um antígeno e destruído pelas células saudáveis.

"Conseguimos desligar os vírus em áreas que podiam causar danos. Nossas descobertas vão além do câncer porque é possível criar diferentes vírus para atacar diferentes doenças, tais como um para a hepatite que não ataque o fígado", explicou o pesquisador Leonard Seymour. "Essa terapia tem o potencial de funcionar em uma série de diferentes tumores que atuam interferindo com o sistema imunológico local".

DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Criado vírus que destrói tumor sem afetar células saudáveis"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica