"A queda no total de vagas já era esperada porque abril foi um mês mais curto em decorrência dos três feriados, dois deles emendados com finais de semana, mas a tendência é a de que o mercado mantenha o ritmo de recuperação que havia registrado no mês de março", avalia o presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Terra.
Em contrapartida, os engenheiros brasileiros não têm do que reclamar. Em abril, estes profissionais tiveram um aumento de 11,8% em relação ao mês anterior no número de vagas de emprego oferecidas. Na comparação com fevereiro, a alta é mais expressiva, com 62%.
Os profissionais mais procurados
A consultoria ressalta ainda que os profissionais com graduação em Administração também se destacaram no ranking dos mais procurados pelas empresas. Confira o ranking de abril último:
Engenharia: 21%;
Administração: 16%;
Ciências Contábeis: 8%;
Economia: 5%;
Propaganda/ Publicidade e Marketing: 3%;
Psicologia: 2%;
Direito: 2%;
Análise de Sistemas: 2%;
Tecnologia da Informação: 1%;
Comércio Exterior: 1%;
Outras: 2%
Já os setores que mais abriram vagas foram:
Comercial: 12%;
Administrativa: 11%;
Engenharia: 10%;
Financeira: 9%;
Tecnologia da Informação: 4%;
Industrial: 3%;
Jurídica: 3%;
Logística: 2%;
Marketing: 2%;
Suprimentos: 2%;
Saúde: 2%;
Outras: 42%.
Nacionais x Multinacionais
No quarto mês do ano as empresas brasileiras foram responsáveis por 82% das ofertas de emprego no País. Já as empresas multinacionais disponibilizaram 17,25% do total de oportunidades no mercado de trabalho.
Quanto ao porte das empresas, a pesquisa constatou que cada vez mais as vagas provêm das pequenas e médias companhias.
Cidades
O levantamento também constatou que a capital paulista e a Grande São Paulo ofereceram 27% das oportunidades de emprego do País em abril. Logo em seguida aparecem Campinas (19%), Bahia (15%), Paraná e Rio de Janeiro (13%), Minas Gerais (8%) e Rio Grande do Sul (5%).
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada com aproximadamente 1,5 mil empresas localizadas nos seguintes estados: São Paulo (Capital Grande SP e Campinas), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
0 Response to "Confira o ranking das profissões mais requisitadas no mês de abril"
Postar um comentário