Citologia é a ciência que estuda as células.
A célula foi descoberta, em 1865, por Robert Hooke ao estudar pequenos fragmentos de cortiça, que fazem parte do Reino Plantae.
A célula é uma estrutura morfofisiológica que compõem os seres vivos, exceto os vírus. Observação: os vírus são acelulares (não possuem células) por não apresentarem: membrana plasmática, citoplasma e núcleo, entretanto são considerados seres vivos por possuírem: material genético (ADN ou ARN), se reproduzirem e sofrerem mutação.
As células são dividas em: procariontes e eucariontes. As procariontes são representadas pelo reino Monera (bactérias e as cianobactérias) e a eucarionte pelos seguintes reinos: Protista, Fungi, Plantae e Animália. A grande diferença do ser procarionte para o eucarionte é que os procariontes não possuem a carioteca. A carioteca é uma estrutura evolutiva que tem como função proteger o material nuclear.
Organização Procarionte.
Como já foi dito acima os procariontes são representados pelo Reino Monera (as bactérias representam 90% desse reino e as cianobactérias 10%).
A organização procarionte do Reino Monera é constituída por: citoplasma, membrana plasmática e o núcleo. Essas são as estruturas fundamentais das células, ou seja, pra ser célula tem que ter essas três estruturas citadas acima, excetuando os vírus. Os ribossomos são as únicas organelas presentes nas bactérias, que tem como função a síntese de proteínas.
O Mesossomo é uma invaginação da membrana plasmática, que tem como função realizar a respiração celular de seres procariontes. Esse reino ainda possui plasmídeos que são pedaços de ADN soltos no citoplasma, isto é possível porque o ser procarionte não possui a carioteca. E o nucleóide tem como função o comando geral da célula.
Os procariontes tem a parede celular que é uma proteção para a célula, e é constituída por quitina.
A única diferença das bactérias e da cianobactérias é que a última tem o cloroplasto que é uma organela celular, mas apenas consta nas cianobactérias.
As características do Reino Monera são: não apresentam carioteca, unicelulares (todos) e podem heterotróficas ou autotróficas.
Organização Eucarionte.
Os seres eucariontes compõem quatro reinos, mas falaremos apenas dos dois principais, que são: Plantae e Animália.
A célula vegetal pode ter várias formas, mas a principal é a retangular.
Ela é constituída pelas seguintes estruturas e organelas: membrana plasmática, núcleo e citoplasma que são estruturas essenciais para a célula. E também por: parede celular ( formada por celulose), plasto, grande vacúolo, nucléolo, mitocôndrias, lisossomo (apenas as plantas carnívoras), centríolos (apenas 10% desse reino possuem essa organela) e ribossomos.
Os plastos são divididos em: cromoplastos e leucoplastos.
- Os cromoplastos são os plastos que possuem cores: cloroplastos ( clorofila) cor verde, xantoplastos (xantofila) cor amarelo e ericoplasto (ericoteno) cor vermelho.
- Os leucoplastos são os plastos que são incolores: oleoplasto (óleo), proteoplasto (proteínas) e amiplastos (amidos).
A célula animal tem finitas formas, entretanto a mais conhecida é a oval. Possui as seguintes organelas na sua composição: mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo golgiense, peroxissomo, centríolos, pequeno vacúolo,lisossomo, nucléolo. E alguns indivíduos de célula animal possuem o glicocálix que é uma película protetora, além da membrana plasmática, isso ocorre em organismos que vivem em ambientes extremamente adversos a vida.
Funções das estruturas que compõem a célula.
Citoplasma líquido amorfo e viscoso, onde é realizada as funções vitais da célula.
Membrana Plasmática: película lipoproteica que tem como função delimitar o conteúdo nuclear, selecionar o que sai e entra na célula, além de dar proteção.
Núcleo: protege o material genético e na célula vegetal ele também coordena a divisão.
Funções da organelas.
Parede celular: proteção a célula.
Ribossomos: é a única organela presente tanto na célula animal e vegetal, e tem como função a síntese de proteínas.
Peroxissomos: oxidação de certas substâncias orgânicas, como por exemplo, os ácidos graxos.
Mitocôndrias: realiza a respiração celular.
Centríolos: coordena a divisão celular e forma cílios e flagelos.
Complexo golgiense: produção de lisossomos, forma o acrossomo e também armazena substâncias.
Retículo Endoplasmático Rugoso: armazenamento e transporte de substâncias; sintetiza proteínas por possuir ribossomos em sua estrutura.
Retículo Endoplasmático Liso: armazenamento e transportes de substâncias.
Lisossomo: digestão intracelular.
Plasto: apenas em células vegetais, tem como função realizar fotossíntese.
Grande vacúolo: armazenamento de substâncias. Presente apenas em células vegetais.
Pequeno vacúolo: armazenamento principalmente de substâncias orgânicas.
Outras estruturas celulares.
Nucléolo: formar ribossomos.
Citoesqueleto: sustentação da célula, contração dos nervos musculares e locomoção.
Microfilamentos: sustentação.
Aproveite para baixar alguns exercícios com respostas sobre Citologia.
- Exercícios com resposta Citologia
0 Response to "Citologia (Células) - Exercício com resposta"
Postar um comentário