Algumas dicas para a Escolha Profissional (Orientação Vocacional)

Início de ano letivo, para muitos o ano que vai conduzir ao(s) primeiro(s) vestibular(es). Hora de se dedicar aos estudos para enfrentá-lo, porém há uma pergunta, que apesar de ter imensa importância, pode não ter sido respondida:

Que curso eu vou fazer?

Uma questão dessas a esta altura do campeonato pode parecer bobagem, mas muita gente (e talvez você também) começa a se preparar para o vestibular sem saber em qual curso vai disputar uma vaga. Há ainda quem chegue ao dia da inscrição sem ter certeza do que vai querer fazer!!! Como penso que estudar já tendo um objetivo claro na cabeça seria muito mais motivante vou tentar sugerir algumas dicas para ajudar na escolha profissional.

Dicas para fazer uma escolha profissional:

Antecipo que uma fórmula para fazer a escolha certa não existe. Também é bom ter em mente que também não será o fim do mundo se, no futuro, você estiver num curso que não é o que esperava e optar por tentar outro. Mas é justamente para tentarevitar essa frustração que as seguintes dicas devem ajudar.

Tentar conhecer melhor a si mesmo:
Você já deve ter alguma idéia das áreas que tem maior afinidade e interesse. Com esse passo você pode separar o que gosta de fazer como lazer e ter noção da área que poderia encarar como profissão.

- Artes
- Ciências (Biológicas, Exatas, Humanas, Rurais, Saúde, Sociais)
- Comunicação
- Educação
- Engenharias
- Tecnologia

Conversar com profissionais e estudantes da área pretendida:
É muito importante conhecer como é o dia-a-dia da profissão que você pretende seguir. Assim você poderá ver o que há por trás das impressões que determinada função dá às pessoas que observam de fora (que às vezes podem ser muito diferentes do que acontece realmente). Além de conhecer os pontos positicos e negativos do ramo.
Também é de grande importância conversar com pessoas que estão cursando o curso que você pretende fazer (de preferência na mesma universidade que você escolheu). Saber que características são imprescindíveis para a sua área (Gostar de Ler, Gostar de Cálculos, por exemplo).
Seria interessante conversar com mais de um profissional e um estudante, assim não se corre o risco de ser influenciado negativamente por alguém que fez uma escolha frustrada.

Dicas para encontrar esse pessoal:
- Sites de Relacionamento (orkut, por ex.): sempre há comunidades para determinado curso, de determinada profissão. No caso de alunos é bastante comum uma comunidade para cada curso da maioria das universidades. Achando uma é só abrir um tópico e caprichar nas perguntas ; )

- Feiras de Profissões: são eventos criados justamente para este fim. Se tiver como ir a uma aproveite!

- Sites: procure o site da universidade. Nela provavelmente haverá uma página específica para o curso. Tente pegar o e-mail de algum aluno ou da cordenadoria do curso e peça informações, isso provavelmente lhe renderá dicas valiosas.


Vale o Click
DOWNJÁ
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Algumas dicas para a Escolha Profissional (Orientação Vocacional)"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica