Simulado Novo Enem Guia do Estudante


01- Para verificar como a competição entre vegetais interfere em seu crescimento, foi realizado um experimento em que indivíduos de uma planta trepadeira,
a ipomeia, foram cultivados de diferentes maneiras:

I. Cada planta no seu vaso, portanto, sem competição.

II. Cada planta enraizada em um vaso, mas com seus caules
entrelaçados numa mesma estaca.

III. Várias plantas enraizadas no mesmo vaso, mas com
seus caules crescendo isoladamente em suas estacas.

IV. Várias plantas enraizadas no mesmo vaso e com seus
caules entrelaçados na mesma estaca.

Depois de um tempo determinado, foi medida a massa (em gramas) das plantas de todos os vasos e calculado o coeficiente da variação da massa das plantas desde o início do experimento (em %). A parte superior da figura a seguir ilustra como os vegetais foram
plantados. Na parte inferior, você pode consultar os resultados do experimento. Atenção: a ordenada da esquerda indica a massa média (em gramas); a da direita, o coeficiente da variação de massa (em %).

Com base nos resultados desse experimento, é possível concluir que, para a trepadeira ipomeia, a competição

a) não é um fator que interfere no seu crescimento.
b) impede o seu crescimento, independentemente de como é a competição.
c) é maior entre caules do que entre raízes.
d) aumenta o peso médio das plantas quando ela ocorre entre raízes.
e) é mais eficaz para reduzir o peso médio quando ocorre entre raízes do que somente entre caules.

2- A cal viva ou óxido de cálcio (CaO), muito utilizada na construção civil, na agricultura (calagem de solos) e em outros processos industriais como no processo Solvay, é obtida atualmente em escala industrial por meio da decomposição térmica do calcário ou carbonato de cálcio (CaCO3). Para tanto, é calcinada em fornos a temperaturas superiores a 900 ºC. Para produzirem 3,2 quilo de cal viva, muitos fornos modernos utilizam em média 1 quilo de carvão.
A decomposição térmica do calcário pode ser representada pela equação balanceada:

1CaCO3(s) + calor -> 1CaO(s) + 1CO2(g)

Sabe-se que a cada 100 g de CaCO3 decomposto termicamente são formados 56 g de CaO e 44 g de CO2.
Considerando que não haja perdas durante o processo industrial, que a decomposição do calcário se dê totalmente, que o calcário usado seja praticamente puro e a calcinação seja feita em fornos como os acima
descritos, pode-se afirmar que

a) para se obter 200 kg de cal viva são queimados cerca de 640 kg de carvão.
b) a queima de 35 kg de carvão permite que sejam obtidos 200 kg de cal viva.
c) para se decompor 200 kg de calcário são queimados cerca de 35 kg de carvão.
d) nos fornos acima citados, para se decompor 200 kg de calcário são queimados cerca de 62,5 kg de carvão.
e) para se obter 200 kg de cal viva são queimados cerca de 320 kg de carvão.

Gráfico para as questões 3 e 4

O Relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado no fim de 2008 apresenta uma série de projeções relativas à saúde mundial para os próximos 20 anos, conforme mostra o gráfico abaixo:

3- Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que nos próximos 20 anos a maior parte das mortes no mundo será causada por

a) doenças não transmissíveis, como as cardiovasculares, decorrentes do estilo de vida característico de áreas urbanizadas.
b) contaminação pelo vírus da aids, resultante do aumento de relações sexuais sem a devida proteção.
c) acidentes de trânsito, decorrentes do aumento do fluxo de veículos nos grandes centros urbanos.
d) problemas no parto, decorrentes da falta de atendimento pré-natal destinado à população de
baixa renda.
e) problemas nutricionais, decorrentes de dietas de emagrecimento sem o devido acompanhamento nutricional.

4- De acordo com o gráfico, de 2004 a 2030, as mudanças mais significativas nas causas de morte devem ocorrer nos países de baixo e médio IDH. Assinale a alternativa que registra uma dessas mudanças e como se pode explicá-la.

5- Na indústria, a emissão do CO2 é consequência principalmente da queima de combustíveis fósseis; quando se trata do uso da terra, resulta da agricultura, dos
desmatamentos e das queimadas.
O gráfico representa as emissões de carbono geradas pela indústria e pelo uso da terra, em milhões de toneladas, acumuladas no período de 1950 a 2000, nas diferentes regiões do mundo.

Com base na situação registrada no gráfico, leia as seguintes propostas para reduzir a emissão de CO2:

I. Embora as emissões de CO2 sejam menores na África, na América do Sul e na América Central e Caribe, é necessário abandonar, nessas regiões, a prática das queimadas e desmatamentos, além de recuperar a cobertura vegetal das
áreas já devastadas.

II. O grande contingente populacional da Ásia e o fato de que a região é a maior emissora de CO2 exigem a adoção de medidas combinadas: o corte das emissões de CO2, o aumento da eficiência energética das indústrias e o emprego de energia renovável.

III. Na Ásia, o corte de emissão de CO2 exigirá a adoção de medidas de proteção ao solo e à vegetação, como as que deverão ser adotadas pela África, América do Sul e América Central e Caribe.

IV. Reduzir emissões das regiões que mais emitem CO2, ou seja, as de países industrializados, exige a adoção das mesmas medidas comuns a ser praticadas pela África, América do Sul e América Central e Caribe.

Quando o desafio é reduzir a emissão de CO2, estão
corretas as propostas

a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I e IV, apenas.

6- O homem pré-histórico se locomovia a uma velocidade média de 5 quilômetros por hora, enquanto depois de domesticar os cavalos sua velocidade média passou para 18 quilômetros por hora. Atualmente, com um carro os seres humanos podem viajar tranquilamente a 80 quilômetros por hora e, se for de avião, percorrerão grandes distâncias em um intervalo de
tempo pequeno, já que sua velocidade, em média, é de 900 quilômetros por hora.
A diminuição do tempo e as facilidades de viagem provocaram uma grande mobilidade das pessoas, de modo que há uma maior circulação entre elas. Porém, há algumas desvantagens. Uma pessoa que se infecta ao entrar em contato com um agente causador de doença pode levar o causador da doença de um lugar a outro sem que os sintomas iniciais da doença se
manifestem, uma vez que os sintomas de algumas doenças demoram a aparecer.
Hoje, com a facilidade de transportes, é muito grande a probabilidade de uma pessoa levar um agente patogênico de um lugar a outro sem que a doença tenha se manifestado. É o que ocorre no caso da Influenza A (H1N1) – antes chamada de gripe suína.

Como base nas considerações acima mencionadas, podemos afirmar que

a) o aumento da velocidade de locomoção melhorou a qualidade de vida das pessoas e não trouxe nenhum risco a elas.
b) a tecnologia é ruim, pois facilitou a disseminação de doenças entre os continentes.
c) a tecnologia é boa, pois fez o homem viajar mais rapidamente, independentemente do risco.
d) apesar do risco maior da disseminação das doenças houve aumento da população, pois a melhoria da qualidade de vida e dos medicamentos aumentou também a expectativa de vida.
e) todo avanço tecnológico é positivo.

7- Na Idade Média, os banhos eram escassos, apenas alguns por ano, geralmente durante o início da primavera, urina e fezes eram lançadas pelas janelas das casas, não se escovavam os dentes, o lixo acumulavase nas ruas, favorecendo a proliferação de ratos, baratas e outros insetos. Uma em cada três crianças não chegava a completar 1 ano de idade. Durante a peste negra, no século XIV, um terço da população europeia foi dizimada. Enquanto grande parte da comunidade perecia de doenças infecciosas, a incidência dessas mesmas doenças dentro do grupo judeu era muito
menor. Uma prática religiosa acabou favorecendo os judeus na prevenção das doenças. O hábito de lavar as mãos antes de tocar nos alimentos fazia com que a incidência de doenças infectocontagiosas fosse muito menor entre eles.
A prática dos judeus de lavar as mãos, hoje aceita pela ciência como uma medida profilática, contribui para proteger a população de

a) hepatite.
b) aids.
c) oxiurose.
d) tuberculose.
e) sarampo.

8- Leia o trecho da entrevista concedida a Dráuzio Varella pela geneticista Mayana Zatz a respeito da utilização das células-tronco no tratamento de doenças:

Dráuzio – O que são células-tronco?
Mayana Zatz – São células que têm a capacidade de diferenciar-se em diferentes tecidos humanos. Existem as células-tronco totipotentes ou embrionárias, que conseguem
dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano; as pluripotentes, que conseguem diferenciar-se na maioria dos tecidos humanos, e as células-tronco multipotentes, que conseguem diferenciarse em alguns tecidos apenas.
Dráuzio – No momento da fecundação, quando o espermatozoide fecunda o óvulo, começam as primeiras divisões celulares e surgem as células totipotentes, que vão obrigatoriamente dar origem a todos os tecidos do corpo. Essas células permanecem no indivíduo pelo resto
da vida?
Mayana Zatz – As totipotentes não. Elas existem até quando o embrião atinge 32 a 64 células. A partir daí, forma-se o blastocisto, cuja capa externa vai formar as membranas embrionárias, a placenta. Já as células internas do blastocisto, que são chamadas de totipotentes, vão
diferenciar-se em todos os tecidos humanos.

Fonte: disponível em http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/celulastronco1.asp.
Com relação às células-tronco é correto afirmar:

a) As células pluripotentes são mais indicadas que as totipotentes para o tratamento.
b) As células multipotentes geram mais tecidos que as células pluripotentes.
c) A gastrulação é importante na obtenção de células totipotentes.
d) O valor terapêutico das células totipotentes é a sua capacidade de se diferenciar em todos os tecidos que constituem um ser humano.
e) A pesquisa com células-tronco só podem ser feitas com células totipotentes.

9- Leia o texto abaixo:
Na volta às aulas, o exame de vista deveria ser obrigatório.
Isso porque o uso abusivo de videogame e computador durante as férias pode levar à miopia transitória, dificuldade temporária de enxergar de longe.
Essa dificuldade pode se tornar um mal permanente se a criança não for orientada a descansar a visão após cada hora em frente ao micro. Por isso, desde dezembro de 2008 tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o projeto de lei 776 que prevê a distribuição de cartilha sobre o uso correto do computador aos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais.
Essa proposta fundamentou-se em pesquisas do médico oftalmologista Dr. Leôncio Queiros Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, que constatou que 21% das crianças, com idade entre 9 e 13 anos, que passavam muitas horas sem tirar os olhos do monitor apresentavam miopia enquanto no Brasil apenas 12% de adolescentes, nessa faixa etária, são míopes. Os resultados
dessa pesquisa, apesar de não conclusivos, têm respaldo de pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo, que verificou a duplicação no número de míopes nos últimos 20 anos, e um dos fatores apontados para tal seria o “maior envolvimento da população em atividades que exigem focalização de perto”, em que se incluem a utilização de computadores e a proximidade da tela.

Fonte: Folha de S.Paulo: “Computador eleva risco de miopia”, de Iara Biderman, 10 de
novembro de 2008, pág. C7
Com base nas informações acima, considere as seguintes
afirmações:

I. Se um adolescente ficar durante muito tempo e repetidas vezes com o foco de seus olhos na mesma distância, por exemplo, próximo a uma tela de computador, ele pode, a longo prazo, ter dificultade para focalizar objetos a distâncias maiores.

II. A pessoa míope tem dificuldade para enxergar de perto.

III. Daqui a alguns anos todas as crianças com idade entre 9 e 13 anos ficarão míopes.

É correto o que se afirma em

a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I, II e III apenas.

10- Observe o gráfico abaixo:

O gráfico indica o percentual de latas de alumínio que foram recicladas entre o ano de 1991 e o de 1999, em diferentes países ou continentes, segundo a Associação Brasileira de Alumínio (ABAL).
Analise esse gráfico e indique respectivamente o primeiro e o segundo país ou continente que tiveram o maior aumento na sua capacidade de reciclagem de latas de alumínio no período de 1991 a 1999.

a) Europa e Japão.
b) Brasil e Japão.
c) Japão e EUA.
d) EUA e Brasil.
e) Europa e EUA.

11- Suponha que a imagem apresentada a seguir tenha como propósito divulgar algum encontro mundial realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A imagem seria mais adequada para divulgar uma reunião sobre a) o tratado de não proliferação nuclear.
b) o desarmamento global.
c) a exploração do trabalho infantil.
d) a geração de empregos.
e) o Protocolo de Kyoto.

12- Veja a imagem, leia o texto e responda ao que se pede.


O fato é que está em jogo o futuro. E esse jogo não poderá ser ganho sem um empenho multifacetado que vá da mudança dos hábitos individuais, e até mesmo das motivações mais íntimas, ao enfrentamento coletivo das grandes causas estruturais. É preciso, sim, fechar
a torneira. Mas é preciso igualmente questionar os governos e também as grandes empresas privadas, que deveriam dar uma destinação mais útil à sua tão propalada “responsabilidade socioambiental”. Para tanto, devemos nos inspirar no exemplo de um Ghandi, capaz de
tecer o pano da própria roupa enquanto desafiava o maior império do planeta.

Fonte: ARANTES, José Tadeu. A água, os jovens e o futuro. Jornal Le Monde Diplomatique
Brasil, São Paulo, n. 6, p. 3, jan. 2008
O texto e a charge permitem inferir as seguintes afirmações:

a) A possibilidade de escassez de água no planeta é uma ameaça real, e o responsável exclusivo é o consumo desenfreado nos grandes centros urbanos.
b) Os governos de países com falta de água potável têm feito sua parte para conter o desperdício, resta agora a população adotar uma forma de consumo mais consciente.
c) Os governos das grandes potências vêm fazendo terrorismo com relação à falta de água no mundo, uma vez que não se comprova a possibilidade real de sua escassez.
d) Não existe nenhuma medida que possa ser tomada pelos governos para minimizar o problema de falta de água; a responsabilidade é exclusiva de grupos privados.
e) Apenas a união entre a população, os órgãos públicos e as empresas privadas poderá resolver o problema de escassez de água no planeta.

13- O cartaz reproduzido abaixo fez parte de uma campanha publicitária para a divulgação de uma marca de calçados argentinos.

Considerando-se o contexto do mercado de trabalho global, pode-se dizer que, de forma perspicaz, o cartaz apresenta como estratégia de comunicação

a) a denúncia contra atitudes protecionistas do Vietnã, que diminui o preço de seus calçados para ganhar mercado de forma desleal.
b) o enaltecimento da qualidade dos calçados argentinos, considerados muito melhores que os produzidos no Vietnã.
c) o valor do custo da mão de obra argentina, responsável por preços mais competitivos de seus produtos no mercado mundial.
d) a melhor competitividade da Argentina, já que produz calçados com menor quantidade de mão de obra do que o Vietnã.
e) a denúncia da exploração do trabalho infantil, que, de acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), é expressivo nos países do Sudeste Asiático.

14- Observe as imagens a seguir:

Mais de 400 anos separam a produção das duas obras, realizadas por dois gênios. Assinale a alternativa que propõe uma comparação adequada entre as pinturas:

a) Trata-se de duas obras que se valem de usos realísticos da perspectiva, buscando um convincente efeito de realidade, quase científico.
b) São obras que se valem respectivamente da valorização da natureza e do homem expressa em representações mais realistas; da geometrização das formas.
c) São obras que tendem ao abstrato, buscando representar seus modelos apenas por suas características essenciais.
d) São obras que marcaram suas épocas, dada a genialidade de cada autor, e em nada se aproximam de outros pintores contemporâneos a eles.
e) São obras em que Picasso buscava uma representação perfeita da mulher e Da Vinci buscava criar significados distorcendo as imagens.

15- “A fala é considerada como a materialização ou exteriorização das vibrações das forças... Lá onde não existe a escrita ..., o homem está ligado à palavra que profere. Está comprometido
por ela. Ele é a palavra, e a palavra encerra um testamento daquilo que ele é. A própria coesão da sociedade repousa no valor e no respeito pela palavra.”
Fonte: Hampat é Ba, A. História Geral da África, vol. I, capítulo 8

Em sociedades tradicionais africanas:

a) O ancestral é uma referência grupal isolada e a tradição perde-se no tempo a cada nova geração.
b) A palavra só tem algum significado quando atrelada a relações sociais contratuais.
c) O conhecimento é a própria palavra, é ela que transmite os conhecimentos de uma geração para outra.
d) A palavra atribuída ao ancestral comum, ao mais velho, é sempre desconsiderada e sem valor nas relações sociais.
e) Os mais novos detêm a liderança comunitária, onde as novas tecnologias exercem um papel preponderante.

16- “A ‘democracia corintiana’ reforçou o palanque das diretas, com Sócrates e Vladimir ao microfone, compartilhando a cena com os atores Kito Junqueira e Tânia Alves e o jornalista Juca
Kfouri”.

As informações acima referem-se a um episódio marcante da vida política brasileira. A esse episódio é possível afirmar que:

a) não teve maiores desdobramentos no processo de abertura política, durante a fase final do regime militar.
b) fracassou em seus objetivos imediatos, com a eleição para presidente de João Batista de Figueiredo.
c) mobilizou setores sociais que lideraram o processo de redefinição política e culminou com a Constituição de 1988.
d) contribuiu para reforçar as amarras do regime ditatorial, culminando com a criação do Estado Novo.
e) permitiu a edição do AI-5, levando à cassação dos direitos políticos dos brasileiros e à censura aos meios de comunicação.

17- Observe a imagem:


A noção de desenvolvimento humano está ligada às condições sociais em que as pessoas vivem, ao padrão de consumo da sociedade em que estão inseridas e a muitos outros fatores. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) criado para indicar essas condições baseia-se em três variáveis básicas:

I. Expectativa de vida ao nascer.

II. Escolaridade.

III. Produto Interno Bruto per capita.

IV. Divulgação artística, cultural e religiosa.

V. Postura ética dos governantes.

Está correta a alternativa:

a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas I, II, e V.
d) Apenas II, III e IV.
e) Todas estão corretas.

18- Leia o texto a seguir:

Gripe suína nos EUA e México preocupa OMS; até 60 mortos 24 de abril de 2009 Por Noel Randewich e Armando Tovar CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – Uma forma mortal
de gripe suína nunca vista antes atingiu o México, deixando ao menos 16 mortos e causando temores de uma possível pandemia.
Milhões de crianças mexicanas da região central do país tiveram suas aulas canceladas nesta sexta-feira depois das mortes por gripe nas últimas semanas. A OMS se mostrou preocupada com a confirmação de um surto da gripe suína também nos Estados Unidos e de 800
casos suspeitos no México.
A agência das Nações Unidas disse que ativou seu Centro de Operações de Estratégia de Saúde – que comanda e controla agudos episódios de saúde pública –, mas não disse se considera expedir um alerta de viagem para a região.
"Esse é um vírus que agia nos porcos e que em algum momento foi transmitido a humanos", disse o ministro José Angel Cordova à rede de tevê Televisa.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos disse que o vírus é uma mistura nunca antes vista de uma típica virose entre porcos, aves e humanos. Todos
os sete pacientes norte-americanos se recuperaram.

Fonte: http://veja.abril.com.br/agencias/reuters/reuters-internacional/
detail/2009-04-24-366585.shtml. Acesso em 24 de abril de 2009

O texto acima apresenta características do atual processo de mundialização, exceto:

a) A atuação de agências da ONU, como a OMS, na contenção de pandemias.
b) A atuação de grandes empresas de telecomunicações, como a mexicana Televisa.
c) A existência de viroses que afetam porcos, aves e humanos.
d) O acesso rápido a informações de pontos variados do planeta: México e Estados Unidos.
e) O texto em si, por estar disponível na rede mundial de computador, a internet.

Imagem e Texto para as questões 19 e 20:

“... Frutos da revolução tecnológica e da globalização, eles formam, ainda, a geração do ‘tudo-ao-mesmo-tempo-eagora’.(...) São capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo, porque celular, iPod, computador e videogame praticamente viraram uma extensão do corpo e dos sentidos.
É, enfim, uma juventude que vive em rede, com tudo de bom e ruim que isso significa...”.
Fonte: Revista Veja, 18/2/2009, p. 84, 85, 86. Disponível em http://veja.abril.com.br/
acervodigital/

19- O texto, e principalmente a figura acima, remete também a uma infinidade de redes que atravessam a superfície terrestre, pelas quais circulam pessoas, informações, dinheiro, mercadorias etc. Entretanto, essas redes são mais densas em algumas regiões e em
alguns lugares. Sendo assim, podemos afirmar que os nós dessas redes, ou seja, o cruzamento dos fluxos, concentram-se, sobretudo:

a) Nas regiões metropolitanas dos países desenvolvidos.
b) Nas áreas de transição entre o meio rural e urbano, onde a integração ainda é precária.
c) Nos territórios onde a transmissão de dados ocorre de forma homogênea.
d) Nos países onde a informação está acessível para todas as classes sociais indistintamente.
e) Nos lugares onde as condições naturais ditam o padrão de comportamento.

20- A figura e o texto referem-se ao cotidiano de toda uma geração. Pode-se afirmar também que essa geração habita um espaço geográfico que se tornou mais denso em objetos artificiais. Esse novo meio geográfico é chamado de:

a) Meio biovirtual polar.
b) Meio técnico urbano regional.
c) Meio urbano intrarregional.
d) Meio técnico-científico-informacional.
e) Meio geográfico digital periférico.

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